Alimentos gordurosos saudáveis e não saudáveis 1


Quando falamos em alimentação saudável, logo nos vem na cabeça “xô gordura”! Porém alguns alimentos gordurosos acabam se transformando em ferramentas de emagrecimento. Como isso é possível? É o que o post de hoje vai mostrar.

Alimentos gordurosos que ajudam a emagrecerNem toda gordura é nociva para nosso organismo e isso depende de duas coisas: a quantidade ingerida e o tipo de gordura. A gordura que não faz mal para nossa saúde é a gordura insaturada presente em alguns alimentos e que ajudam nosso organismo até mesmo na transição das vitaminas como a A, D e K. Ao contrário da gordura insaturada, que faz bem para nosso organismo, a gordura saturada e a gordura trans são super maléficas para o corpo.

Alimentos gordurosos saudáveis e não saudáveis, veja as diferenças.

Para entender melhor a diferença entre alimentos gordurosos saudáveis e não saudáveis, anote aí essa tabelinha que vai te ajudar muito no funcionamento geral do seu corpo e na dieta para emagrecer.

  • Gordura saturada: é a gordura produzida por animais. Está presente em carnes, derivados do leite integral, manteiga, pele de frango, maionese, gordura hidrogenada, iogurte, pão, chocolate, bacon, toucinho, nata e etc.
  • Gordura Trans: é uma gordura vegetal, porém é processada industrialmente se transformando em uma gordura ruim. Está presente em bolo, bolacha, margarina, sorvete, óleo, batata frita, hambúrguer pipoca de microondas, macarrão instantâneo, alimentos congelados, doces com muitos recheios, etc.
  • Gordura insaturada: é a gordura produzida por vegetais e não processada. Nessa lista entra: castanha do pará, castanha de caju, coquinho, nozes, avelã, abacate, azeite de oliva, amêndoa, linhaça, pistache, amendoim, semente de gergelim, semente de girassol e muitos outros alimentos.

Estudos comprovam que cerca de 20 a 30% do que nós comemos deve ser gordura, então, já que temos que consumi-las porque não ingerir as gorduras que faz bem ao nosso organismo e diminuir o máximo possível a ingestão de gorduras que fazem mal? Porque não substituir as gorduras Saturadas e Trans, pela gordura Insaturada? Com essa substituição fica muito mais fácil ter uma melhor qualidade de vida, além de ajudar no emagrecimento. Ao invés do lanchinho da tarde com pão, manteiga e queijo, substitua por 3 castanhas do pará, uma fruta e um suco de abacate, super reforçado. Os dois tipos de lanche são exemplos de alimentos gordurosos, os dois têm o mesmo valor calórico, porém, a segunda opção é muito mais saudável além de saciar por muito mais tempo, diminuindo a fome até a próxima refeição.

Além das castanhas e dos alimentos que mostramos ser do grupo produtor das gorduras insaturadas alguns tipos de peixe também fazem parte dessa lista. É o caso do atum, sardinha, salmão e truta. São ricos em Omega 3, fósforo e vitaminas além é claro de serem bem mais leves do que carne vermelha e o frango. Insira alguns desses peixes pelo menos 2 vezes por semana, no lugar da carne vermelha ou frango, as mudanças serão notórias e o organismo agradece.

Para quem não gosta dos grãozinho e sementes, uma boa opção é bater no liquidificador e fazer uma espécie de farinha e misturar no leite, iogurte ou nas frutas. E ainda, para aqueles que acha intragável até mesmo em forma de farinha, bate no suco de frutas ou vitamina. Basta duas colheres por dia!

Com essas mudanças todo o organismo agradece, mesmo ingerindo alguns alguns alimentos gordurosos a digestão fica mais rápida e mais fácil, os nutrientes e vitaminas são mais facilmente absorvidos pelo organismo e cabelo e pele agradecem!


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Alimentos gordurosos saudáveis e não saudáveis