Veja os vilões da alimentação que nais causam problemas digestivos


Alguns alimentos têm boa fama e outros má fama, provocam intensos problemas digestivos. Quando se trata do sistema digestivo, alguns alimentos fazem bem, proporcionam uma digestão rápida e tranquila, enquanto outros parecem querer ficar no estômago e estragar o dia de quem o comeu.
Na verdade, não existem alimentos indigestos para todo mundo. Cada um tem uma sensibilidade a um ou a outro alimento, mas a culpa disso pode também ser dos hábitos alimentares de cada pessoa.
Segundo os especialistas, a má digestão de alguns alimentos pode ser causada pela maneira como comemos, a mistura desses alimentos, a quantidade de líquido ingerido durante a refeição e até possíveis doenças do aparelho digestivo. Vamos conhecer alguns vilões da alimentação e os motivos dos problemas digestivos.

Alimentos que agravam os problemas digestivos

Problemas digestivos: Veja os vilões da alimentaçãoAlimentos gordurosos
As gorduras realmente são difíceis de digerir, retardando o processo digestivo. Quando comemos ovos, carnes vermelhas, frituras e derivados do leite, a digestão demora um pouco mais, podendo provocar azia e dor de estômago.

Cafeína
A cafeína não está presente só no cafezinho que tanto apreciamos. Ela também é encontrada na maior parte dos chás e nos refrigerantes de cola. Muita cafeína provoca acidez no estômago e, mesmo nas pessoas saudáveis, podem incomodar com azia, vômitos e dores estomacais.

Frutas cítricas
Para quem tem algum problema estomacal, como gastrite ou úlcera, as frutas cítricas são um grande problema, provocando dores e azia. Quem sofre com algum problema estomacal deve dar preferências às frutas alcalinas, como mamão, melão, banana, deixando de lado laranja, tangerina, abacaxi e outras cítricas.

Tomates
Embora o tomate seja uma grande auxiliar da saúde, ajudado a evitar até mesmo o câncer, em algumas pessoas ele pode provocar azia e má digestão. O ideal, para consumir o tomate, é fazê-lo em molho, com azeite virgem, retirando um pouco de sua acidez, e evitar o consumo mais de 3 vezes por semana.

Pepino
Muita gente reclama dos problemas digestivos causados pelo pepino, dizendo até que faz bem para a memória: a gente não se esquece facilmente que o comeu. O segredo para o pepino é não descascá-lo nas saladas. Assim ele consegue neutralizar a acidez estomacal.

Pimentão
Outro vilão da digestão, o pimentão, ao contrário possui muito fósforo, ferro, sódio e cálcio e é excelente para a saúde. Com ele, o tratamento deve ser o inverso do pepino: se você retirar a casta antes de sua preparação, não vai causar nenhum mal.

Melancia
Não é a melancia que pode provocar má digestão, são suas fibras insolúveis, tão necessárias ao sistema digestivo que, em movimento, causam essa impressão. A melancia é composta por 95% de água e nada tão digestivo quanto a água.

Veja também:
Veja aqui como se livrar da má digestão – AQUI
Digestive enzymes – enzimas digestivas – AQUI
6 problemas digestivos e como se livrar deles – AQUI


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário