Açaí combate o câncer e ajuda a reduzir o colesterol 1   Atualizado recentemente!


Pote de AçaíAdorado pelos brasileiros, principalmente durante os dias mais quentes do ano, o açaí é um alimento muito recomendado pelos nutricionistas.

Benefícios do açaí

A lista de benefícios proporcionada por ele é bem extensa, com destaque para o poder que a fruta tem em retardar o envelhecimento das células. Esse efeito se deve à elevada concentração de compostos polifenólicos, responsáveis por preservar a integridade dos vasos sanguíneos e inibir a ação devastadora dos radicais livres.
Dentre os vastos componentes presentes nessa fruta, vale a pena mencionar os minerais: potássio, cálcio, ferro, e magnésio, os elementos antioxidantes, os aminoácidos, os óleos essenciais, e as vitaminas A, C, D, E, e K, além das outras que compõem o chamado complexo B, como tiamina (B1), e riboflavina (B2).

Rico em substâncias antioxidantes

Dentre os principais compostos polifenólicos do açaí estão o ácido ferúlico, petunidina, antocianidina, delfinidina, e o resveratrol. Além disso, a fruta também é rica em taninos, como o ácido elágico, e a epicatequina. Juntas, todas essas substâncias formam um grupo de ataque poderoso contra os radicais livres, substâncias nocivas e causadoras de variados tipos de câncer, além de acelerarem o envelhecimento das células e contribuir para o desenvolvimento de doenças degenerativas.
Existe um índice chamado ORAC (capacidade de absorção de radicais livres, em português) que mede a potência antioxidante de diversos alimentos. Comparado a outras frutas, o açaí é imbatível nesse quesito, pois nenhuma delas consegue obter uma taxa de antioxidação superior a proporcionada por ele.

Melhora do sistema imunológico

Os mesmos compostos antioxidantes citados anteriormente também tem um papel importante na diminuição do efeito oxidativo causado por toxinas que penetram o organismo. Como as substâncias antioxidantes atuam como estimulantes do sistema imunológico, o organismo passa a ficar mais preparado para aplacar infecções fúngicas, virais, e bacterianas.
De acordo com uma pesquisa científica divulgada pelo Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade de Montana, Estados Unidos, o açaí também é um boa fonte de arabinogalactana, um polissacarídeo capaz de impulsionar a fagocitose realizada pelos glóbulos brancos.  (Sistema imunológico: Melhores alimentos)

Açaí contra a ação cancerígena

O açaí ajuda a evitar o desenvolvimento do câncer devido à elevada quantidade de antocianinas presentes na fruta, essencialmente a C3G. Esse tipo de antocianina colabora para o controle dos genes e gera uma barreira protetora contra os radicais livres.
Segundo uma pesquisa conduzida pela Universidade estadunidense da Flórida, os testes realizados com uma amostra de açaí demonstraram que a fruta conseguiu eliminar mais de 80% do volume de células de leucemia.

Demais benefícios propiciados pelo açaí

O açaí igualmente importante para proteger as funções desempenhadas pelo coração, diminui o índice de colesterol na corrente sanguínea, aprimora o funcionamento do sistema circulatório, aperfeiçoa as condições do sistema digestivo, exerce atividades que combatem os processos inflamatórios, favorece a boa saúde do intestino, melhora a saúde ocular, atua como uma espécie de protetor solar natural para a epiderme, amplia a expectativa de vida, e ainda diminui os riscos do aparecimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer.
Some-se a tudo isso a grande dose de energia que é gerada pelo açaí. Por essa razão, a fruta é excelente para ser consumida durante os treinamentos físicos que consumam elevadas doses de calorias, como a prática de artes marciais, musculação, surf, vôlei, basquete, futebol, etc.

Consumo moderado

Os benefícios produzidos pelo açaí são inegáveis, mas também é importante ressaltar que se trata de um alimento rico em calorias e gorduras. Contudo, 100 g de açaí agrega taxas de 70 cal, e 5 g de gordura, substancialmente o ômega-9, que também é abundante no abacate, e azeite de oliva.
O problema acontece quando a fruta é complementada por banana, granola, e mel. Nestes casos, uma tigela de açaí pode ser considerada como um prato exageradamente calórico, capaz de comprometer qualquer dieta.

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Sobre Galdino

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