Vida saudável começa por uma boa alimentação 1


[caption id="attachment_10374" align="alignleft" width="376"]Vida saudável começa por uma boa alimentação Imagem cortesia de Serge Bertasius Fotografia em FreeDigitalPhotos.net[/caption]
Vida saudável, dietas e emagrecimento… Parece uma fórmula mágica: fez dieta, emagreceu! Porém todos sabem que a realidade prática não é bem assim. Atualmente muitas dietas e fórmulas mágicas estão disponíveis em todos os meios de comunicação. Informações sem fim em livros, programas de televisão, redes sociais, cardápios recomendados pelas vizinhas e amigas, dicas de pessoas que perderam bastante peso para o verão: dieta Dukan, dieta do tipo sanguíneo, dieta dos carboidratos, dieta da USP… Enfim, receitas milagrosas que vão de A a Z.

Porém, quem é adepto de dietas milagrosas sabe que está condenado a engordar tudo o que emagreceu assim que terminar o período de dieta e voltar à alimentação desregulada. O segredo para que isso não aconteça é a dedicação para uma vida saudável.
O emagrecimento será conseqüência e não um milagre para um curto período de uma estação do ano.

É preciso consciência de que é necessário aliar reeducação alimentar, atividade física diária e muita dedicação para obter resultados para a vida toda. É preciso consciência de que o emagrecimento deve ser o resultado de um esforço cotidiano para obter uma VIDA SAUDÁVEL e não para “emagrecer”. Para quem está começando, o segredo é focar em mudanças gradativas de comportamento que levem à manutenção de hábitos saudáveis e, aos poucos, a um novo estilo de vida, muito mais equilibrado. A mudança drástica nunca é saudável e sempre é passageira.

Quem está insatisfeito com os hábitos alimentares, incomodado com o peso e sem praticar atividade física e entender que para se ter uma vida saudável, as mudanças são necessárias e devem ser gradativas e para sempre, está no caminho certo. Para iniciar uma reeducação alimentar é preciso observar a própria alimentação e conhecer as escolhas saudáveis. O grande segredo de uma boa alimentação é comer em pequenas quantidades, tudo o que o nosso organismo precisa.

Um grande engano das pessoas que começam uma dieta é achar que os carboidratos não são necessários. Eles são necessários quando bem escolhidos e ingeridos em pequenas quantidades. Aquela ideia de cortar arroz, massas e pães para perder peso rapidamente deve ser descartada. A grande sacada do carboidrato é escolher aquele que nos faz bem. Arroz integral, pão integral de aveia, centeio ou fibras são as melhores opções do mercado e oferecem alto valor nutricional. Se a vontade de comer macarrão for grande, novamente opte pelos integrais.
A grande diferença entre os tradicionais carboidratos (simples e refinado) e os integrais é que os primeiros fazem com que o organismo libere grandes doses de insulina para controlar o índice de glicose no sangue.

Outro grande vilão para quem está acima do peso tentando emagrecer é o açúcar. Para quem está começando a mudar a dieta, o segredo é cortar em mais da metade a quantia de doces. Inicialmente não é necessário cortar totalmente a ingestão de açúcar. Ao cortar aos poucos, o organismo vai sentindo que não é tão necessário ter uma grande quantidade açúcar presente. Para obter sucesso nesse processo, é preciso fazer escolhas conscientes e mais saudáveis, como optar por um bolo simples de laranja ou uma torta de maçã, que levam frutas, ao invés de uma barra de chocolate. Dessa forma, calorias são bem menores e o teor de gorduras ingeridas é bastante reduzido.

Para escapar dos vilões, o ideal é encontrar o prazer de comer, em alimentos nutritivos e saborosos como frutas, verduras e legumes. Preparar uma salada bem colorida e, nos intervalos das refeições, ingerir frutas, aumenta o prazer de comer e promove a sensação de saciedade, que doma a fome.
Outra grande dica é a ingestão de água. Os benefícios são incontáveis: regula a temperatura do corpo, ajuda a transportar nutrientes e oxigênio para as células, melhora o oxigênio para a respiração, ajuda a converter alimento em energia, protege os órgãos vitais, ajuda na absorção dos nutrientes, remove toxinas, entre outros.
Estas são apenas algumas orientações para quem quer começar a emagrecer e ter uma vida saudável. A orientação máster é sempre optar por alimentos nutritivos e comer em pequenas quantidades. Atentar-se à alimentação e praticar exercícios físicos é o melhor presente que a saúde pode ter.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Vida saudável começa por uma boa alimentação

  • Pingback: Spirulina: veja o poder desse superalimento – Saúde em Alta | Como Melhorar a Saúde