Resfriado ou gripe! O que está acontecendo comigo?


Você é daquelas pessoas que sempre pega um resfriado? Que pelo menos uma vez por mês pega um resfriado daqueles de deixar o nariz escorrendo, o rosto vermelho e o corpo inteiro indisposto? Então veja algumas possíveis causas para essas gripes recorrentes. E veja como curar cada uma delas.

Resfriado ou gripe?

Mulher com resfriadoRinite
A rinite é uma irritação da mucosa interna do nariz, e que provoca escorrimento nasal. Ela pode ser causada por bactérias ou vírus, e, quando constante, precisa ser tratada com acompanhamento de um otorrinolaringologista.
O tratamento pode se basear no uso de antibióticos e corticoides, sempre seguindo a prescrição do médico. Mas existem receitas naturais que podem aliviar ou melhorar a rinite, como cúrcuma, chá verde e mel com própolis.

Imunidade baixa
O exame de hemograma completo identifica com anda nosso leucograma, que se refere à quantidade total de células de defesa. Quando ele se encontra abaixo do nível inferior, normalmente gera um estado de baixa imunidade que precisa ser contornado.
As pessoas com baixa imunidade são mais propensas a adoecer, pelo fato dos microrganismos invasores não encontrarem muita resistência. Os resfriados recorrentes podem indicar uma debilidade imunológica.
Nesses casos, o ideal é consumir alimentos que reconhecidamente melhoram nosso sistema de defesa, como frutas cítricas, vegetais de cor verde escura e alho. Nos casos mais sérios, a indicação contínua de suplementação de vitamina C pode ser indicada.

Alergias ambientais
Não fomos feitos para habitar ou trabalhar em locais com muita poeira, ácaros e pouca circulação de ar. Essas são as condições que provocam uma reatividade de nossas células das vias aéreas, com consequente irritação e inflamação. A consequência natural é a propensão para essas células serem invadidas por microrganismos causadores do desagradável resfriado.
Avalie os ambientes onde você passa mais tempo, e veja como está a qualidade do ar desses locais.

Estresse
Muitas vezes a doença é vista como algo ruim. Mas nunca podemos esquecer que às vezes ela pode nos auxiliar a identificar situações ainda mais nocivas para o nosso corpo e para a nossa mente.
Comprovadamente, pessoas estressadas têm mais chances de adquirir doenças de muitas espécies, dentre as quais se destacam as doenças das vias aéreas superiores. Se a gripe ou o resfriado faz parte da rotina de alguém, pode ser um indicativo de que essa pessoa tenha que repensar sua rotina, seus objetivos, suas atividades.

Em resumo
Ficar resfriado com frequência não é normal. Caso você fique gripado mais de duas vezes por ano, está na hora de procurar quais dessas causas estão presentes, para que o problema seja resolvido na sua origem.

E chega de guardar aquele paninho úmido no bolso!

Veja também:
Alimentos que ajudam a melhorar o sistema imunológico
Veja alguns dos principais benefícios da vitamina C
Adquira novos hábitos e aprenda a reduzir o estresse
VITAMINA C 1000 + ACEROLA E BIOFLAVONÓIDES


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário