Por que as Nozes da Índia são tão consumidas? 23


 O hábito de consumo das nozes da Índia – sementes – têm se intensificado nos últimos anos. Entenda os motivos pelos quais as nozes da Índia são tão consumidas.

(Veja também – Noz da Índia ajuda no emagrecimento) 

Nozes da IndiaO principal motivo da grande procura é que, essas sementes contribuem bastante para a redução de gordura saturada no organismo. Entretanto, esse auxílio na perda de peso através da eliminação de gordura não é o único benefício proporcionado pelas nozes da Índia. Ainda quanto ao auxílio no processo de emagrecimento, essas sementes atuam como agentes inibidores de apetite. E, além disso, seu uso adequado resulta em uma revitalização das unhas, cabelos, pele, músculos, diminuição do colesterol e considerável melhora no funcionamento do intestino, tornando-o mais equilibrado.

Recomendações para o uso das Nozes da Índia

Pode ser que durante a utilização das “nozes”, a pessoa perceba que houve um excesso de relaxamento do intestino, o que é natural, tendo em vista que o produto detém características diuréticas e laxativas. Então, nos casos em que o intestino ficar muito “aberto”, os especialistas orientam a baixar o consumo das sementes para a proporção 1/8 durante um intervalo de 24 horas ou para a proporção de 1/4 em dias alternados. Quando o usuário das sementes sentir qualquer sintoma de anormalidade, deve interromper o processo rapidamente. As “nozes” não devem, impreterivelmente, serem consumidas nas ocasiões em que se consumir bebida alcoólica.
Quem está focado na perda de peso, deve aliar a utilização das sementes com uma alimentação saudável, evitando assim, o consumo exagerado de carnes fritas e o excesso de sobremesas. Ao invés desse menu “pesado”, prefira uma alimentação composta por itens mais suaves, com predominância de vegetais e frutas. Outra dica relevante e primordial para que todo o processo funcione é a aquisição do hábito de beber água – ao menos, 2 litros por dia.

Use as Nozes da Índia corretamente

Logo no início, é preciso bastante cautela. As pessoas que iniciarão o processo precisam subdividir cada semente em 8 pedaços. Cada um destes deve ser ingerido em intervalos regulares – ou à noite, por volta das 22 horas, ou após o desjejum com o auxílio de um copo d’água. Quando colocadas na boca, as “nozes da índia” devem ser engolidas inteiras . Quem optar pela deglutição notará o quão amargo pode ser o sabor da semente. Para evitar esse travo, a sugestão é que as sementes sejam engolidas.
Após a primeira semana de uso, a semente deve ser subdividida em 4 partes. Apenas uma dessas partes deve ser consumida por vez..

Contra indicações ao uso das Nozes da Índia

A ingestão das sementes é, terminantemente, proibida para mulheres gestantes ou que estejam em período de amamentação, pessoas que possuam idade superior a 65 anos ou que tenham idade inferior a 15 anos, indivíduos que apresentem alergia a antibióticos, quem esteja em processo de convalescença, pessoas que já participem de outras dietas, quem possua histórico de complicações cardiovasculares ou os que tenham problemas de hipertensão.

Mais informações sobre as Nozes da Índia

Noz da Índia A Nogueira-da-Índia (ou Nogueira-de-Iguape), de nome botânico Aleurites moleccana L. Willd. da família Euphorbiaceae é uma árvore originária da Índia bastante conhecida pelos seus usos  na medicina tradicional, na agroindústria e na indústria cosmética. No Havaí, onde é conhecida como “Kukui” ou outros nomes locais que significam “luz”, as sementes e o óleo eram queimados para iluminação; o tronco era usado para construir canoas; e as tinturas, extraídas de várias partes da planta, eram usadas para tingir roupas ou para fazer tatuagens.

No Brazil, a Nogueira-da-Índia pode ser encontrada na região de Santa Catarina. Esta espécie pode atingir uma altura de 20 metros e é identificável pelas flores pequenas e brancas, de cinco pétalas, pelos frutos de casca verde e pelas sementes que parecem uma pequena castanha achatada.

Tradicionalmente, as suas folhas e a casca do caule são utilizadas para tratar tumores, úlceras, febres, diarreias, disenteria, asma e no alívio da dor. No entanto, todas as partes da planta são tóxicas e, por isso, o seu uso medicinal deve ser feito com muito cuidado e sempre acompanhado por um profissional com experiência, tendo em consideração que a Anvisa não autoriza a sua venda.

Usos da Noz-da-Índia

A Noz-da-Índia é a semente do fruto da Nogueira-da-Índia e tem diversos usos:

  • Culinário Consumida como um alimento, desde que devidamente confeccionada (a noz crua é tóxica e tem um efeito purgativo muito forte). No Havaí, a semente é assada e amassada juntamente com sal e algas ou pimenta chilli para fazer um condimento chamado “inamona”.
  • Medicinal O óleo da semente é um laxativo forte e é usado para tratar constipação intestinal. Externamente, é usado no alívio das dores associadas ao reumatismo, para tratar úlceras e como tônico capilar.
  • Cosmético O óleo da semente pode ser transformado em sabão.
  • Industrial O óleo da semente é usado na fabricação de vernizes e velas e pode, também, ser usado como combustível e lubrificante. Após a extração do óleo, o que remanesce das sementes é usado como comida para gado ou como fertilizante.

Benefícios do uso da Noz da Índia

A Noz-da-Índia é essencialmente rica em carboidratos e gorduras (64,5% de gordura, 48% de carboidrato e 3,33% de proteína), com alta concentração de fibras e contém, também, ácidos graxos Ômega-3 e Ômega-6. Não há estudos que comprovem a eficácia da semente na perda de peso mas a Noz-da-Índia pode ter utilidade clínica nas seguintes indicações:

  • adjuvante na perda de peso, associada a uma dieta adequada e estilo de vida saudável
  • melhora do trânsito intestinal na prisão de ventre, devido ao seu efeito laxativo
  • redução do apetite quando consumida juntamente com água, devido ao teor de fibras
  • redução dos níveis de colesterol devido ao teor de Ômega-3

Noz-da-Índia ajuda a emagrecer?

De fato, a Noz-da-Índia é mais conhecida nos sites de venda online pelo seu efeito milagroso de ajudar no emagrecimento. Alguns estudos parecem indicar que o extrato da folha da Nogueira-da-Índia tem a capacidade de absorção de gorduras no intestino e consegue baixar os níveis de colesterol do sangue, prometendo ser um remédio útil no combate à obesidade.

No entanto, é de salientar que os estudos feitos utilizaram as folhas da planta e não a semente. Ainda não existem estudos que comprovem o efeito da Noz-da-Índia na perda de peso.

 Contra-indicações, cuidados e efeitos adversos do uso da Noz-da-Índia

Apesar de ser um produto considerado natural, é aconselhável ter cuidado no uso dessa semente  procurando sempre a orientação de um nutricionista ou de um médico. De acordo com o Dr. Lucas Penchel, Médico Generalista (Unifenas-BH) e Graduado em Nutrologia pelo Hospital das Clínicas, “algumas pessoas podem apresentar sintomas desconfortáveis, dentre eles dor de cabeça, diarreia e cólica, por conta dos efeitos laxativo e diurético da semente. Se isso ocorrer, é de fundamental importância redobrar as atenções aumentando-se a ingestão de líquido e de frutas.”  E suspender imediatamente o uso da semente.

Efeitos adversos da Noz-da-Índia

A Nogueira-da-Índia é uma planta tóxica, sendo que várias partes da planta contêm os componentes químicos toxialbumina e saponina, que podem causar sintomas como:

  • useas
  • mitos
  • cólicas abdominais
  • diarreia, seguida de sede e secura de mucosas e falta de energia

Contra-indicações da Noz-da-Índia

A Noz-da-Índia é contra-indicada para crianças até 15 anos, grávidas, lactantes, maiores de 65 anos, alérgicos, pessoas com problemas de úlcera, pressão alta ou problemas de coração.

Cuidados com a Noz da Índia

Existe uma outra planta no mercado senda vendida como se fosse Noz-da-Índia e que se chama Chapéu de Napoleão (Thevetia peruviana Schum). Esta é uma planta tóxica que pode causar problemas cardíacos, como arritmias e hipotensão, dentre outros sintomas graves. No caso de ambas as plantas, a venda no Brasil não é autorizada pela Anvisa, órgão que reconhece e assegura a segurança e eficácia dos medicamentos em uso no país.

“A velocidade com que aparecem novos produtos para emagrecimento tem sido muito grande.”, diz o Dr. Lucas Penchel. “Diante disso, precisamos sempre agir com a razão, e não com a empolgação, afinal, existem fórmulas ou terapias que não podem ser utilizadas de maneira generalizada e irracional.”


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

23 pensamentos em “Por que as Nozes da Índia são tão consumidas?

  • Nathalia

    Eu já tomei essa semente, e apesar de nos primeiros dias sentir leves dores de cabeça, eu consegui eliminar alguns kilos e ficar com o músculos aparentemente fortes. Como se tivesse feito academia. Deixei de tomar pois pra quem trabalha, as idas ao banheiro pode nao ser agradável..

    • Galdino Autor do post

      Olá, Vanessa.
      Obrigado pela visita e pelo comentário!
      Se consumidos moderadamente, acredito que não haverá problemas, no entanto, por se tratar de dois elementos considerados “fortes”, seria melhor consumi-los separadamente, digamos, intercalar os dias de consumo de cada um e observar atentamente qualquer mudança que por ventura venha acontecer no organismo.

      Espero ter ajudado.

  • Naira Souza

    Olá estou em um nível elevado de obesidade comprovado pelos médicos tanto que recrutaram o Biomag que contém a substância subtramina, ganhei de uma amiga a semente e estou tomando e lê que não pode tomar a semente com outro método de emagrecimento ou produto de dieta gostaria de saber o porque disso e se faz mal. Obrigado

    • Galdino Autor do post

      Olá Naira Souza, tudo bem?
      Pelo fato de ainda não existirem estudos conclusivos a respeito das Noz da Índia não se aconselha o uso dessa semente juntamente com outros emagrecedores, ainda não se sabe ao certo que males podem ser causados pelo uso simultâneo com outro medicamento.

      Espero sinceramente que você consiga resolver definitivamente esse problema de excesso peso e que tenha uma vida com saúde e alegria.

      Obrigado pela visita, volte sempre.

    • Galdino Autor do post

      Boa noite, Rebeca.
      Não é aconselhável associar a noz da índia com outros medicamentos.

      Obrigado e volte sempre.

    • Galdino Pinto Autor do post

      Olá, Janaina.
      Os riscos nesse caso são difíceis de prever, no entanto, quem tem algum tipo de alergia deve tomar alguns cuidados antes de ingerir determinados alimentos.
      A principal maneira de identificar o problema é através do exame clínico, mas existem outros que também podem ajudar no diagnóstico, como os de sangue, testes cutâneos e também algumas provocações, que são feitas com cápsulas de placebo e com alimentos que podem ser a causa da alergia.
      Porém, é importante que esse último exame seja feito em um hospital com médicos especializados já que a pessoa pode ter uma reação anafilática.
      Além da alergia alimentar, o paciente pode ter também intolerância ou intoxicação – todos têm sintomas semelhantes, mas os mecanismos e tratamentos são diferentes.

      Obrigado pela visita, volte sempre.

  • Paloma gregorio

    Oi tudo bem ? Entao eu tenho um filho de 1 ano e 8 meses so que ele ainda mama no peito queria saber porque quem amamenta nao pode tomar o que acontece?

    • Galdino Pinto Autor do post

      Bom dia, Paloma!

      Olha, as nozes da índia são contra-indicadas para alguns grupos de pessoas, inclusive lactantes, isso ocorre principalmente pelo fato de as crianças ainda não estarem com organismo e sistema de defesas totalmente desenvolvidos, e neste caso, usando esse produto podem ocorrer diversas reações, entre elas estão: Diarreia; náuseas; gases; problemas gástricos e digestivos; desidratação e hipotensão. Espero te ajudado.

      Obrigado pela visita, volte sempre.

    • Galdino Pinto Autor do post

      Olá, Sheila.
      Pelo que entendi, você é hipertensa, embora esteja mantendo a pressão arterial sob controle com o uso de medicamento, estou certo? Nesse caso é desaconselhável o uso da Noz da Índia.

      Obrigado pela visita, volte sempre.

  • olga cunha de lima arruda

    estou tomando a nozes mais to com medo to com o corpo todo dolorido e ja tomo outros medicamento diureteco remdio para circulaçao sou ipertença

    • galdinopinto Autor do post

      Olá Renata! Obrigado pela visita, volte sempre!
      O melhor horário para ingestão da semente é à noite, após as 22 horas, ou pela manhã, logo após o desjejum.

    • Galdino Autor do post

      Olá, Raquel!
      Obrigado pela visita, volte sempre!

      Quanto à sua pergunta, não é aconselhável tomar bebida alcoólica junto com a noz da ìndia, pois mesmo que não faça mal, pode anular ou diminuir os efeitos da semente.

        • Galdino Autor do post

          Olá, Rosilene.

          O ideal é consumir uma substância termogênica de cada vez, logo, se está ingerindo um, evite ingerir outro logo na sequência.

          Obrigado pela visita e pelo comentário, volte sempre.