Evite estes 10 hábitos que te deixam com a imunidade baixa e fortaleça seu sistema imunológico


O sistema imunológico é o principal sistema de defesa do corpo e é uma parte vital na luta contra organismos externos que podem causar doenças e infecções. Com a imunidade baixa a pessoa pode sofrer graves problemas de saúde, como infecção por bactérias, gripes, resfriados e outras doenças.  Com o sistema imunológico debilitado o corpo é incapaz de combater os germes com os quais entra em contato todos os dias.

É importante manter um forte sistema imunológico e uma das maneira de fazer isso é evitar estes os maus hábitos que podem enfraquecê-lo:
Leia também:
Alimentos que ajudam a melhorar o sistema imunológico
Veja 7 alimentos que ajudam a reduzir os sintomas de doenças causadas por vírus
Alimentos funcionais, o que são eles e quais benefícios eles proporcionam?
Vitamina C 1000 + Acai berry

10 hábitos que te deixam com a imunidade baixa

imunidade baixa1 – Tabagismo

O tabagismo não apenas aumenta suas chances de câncer de pulmão, mas também deixa a imunidade baixa. Existem milhares de toxinas presentes no fumo do cigarro que podem afetar as células do sistema imunológico do corpo, tanto por prejudicar a sua função adequada, quanto por alterar a contagem de células imunológicas. Isso explica por que os fumantes são mais suscetíveis a doenças respiratórias graves, como asma, bronquite e até pneumonia. Se você fuma e está procurando uma maneira de fortalecer seu sistema imunológico para evitar esses problemas, o mais adequado é deixar de fumar imediatamente.

2 – Alcoolismo

Se você sofre de alcoolismo está favorecendo para que tenha a imunidade baixa. Estudos têm demonstrado os efeitos do consumo excessivo de álcool e como ele pode destruir as células de anticorpos que são necessárias para lutar contra as células infectadas por vírus. Como os fumantes, aqueles que sofrem de alcoolismo são mais propensos a sofrer de infecções graves e doenças como a tuberculose.

3 – Não dormir o suficiente

É importante descansar o suficiente através de uma boa noite de sono para permitir que seu sistema imunológico funcione corretamente. Quando você dorme, seu corpo é capaz de restaurar e reabastecer suas funções naturais, incluindo o sistema imunológico. Se você está constantemente limitando a quantidade de horas que você tem para o sono, você está colocando-se em maior risco de infecção e outros problemas de saúde graves, como:

  • Doença cardíaca
  • Acidente vascular encefálico
  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Obesidade

4 – Falta de atividade física

Se você estiver fora de forma porque lhe falta exercício suficiente, então está deixando sua imunidade baixa e aumentando o risco de doenças ou infecções. Estudos têm demonstrado que permanecer ativo através de exercícios regulares, pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico, aumentando a quantidade de glóbulos brancos em seu corpo para ajudar a combater todas as formas de doença. Quanto mais forte o seu corpo, mais forte é o seu sistema imunológico. Apenas não exagere nos exercícios e dê a seu corpo tempo suficiente para descansar.

5 – Excesso de exercício

Enquanto uma quantidade moderada de exercício físico pode evitar a imunidade baixa, estudos têm mostrado que o excesso de exercício pode causar esgotamento físico em seu corpo, o que pode afetar negativamente seu sistema imunológico. Exagerar quando você se exercita pode causar problemas no seu sistema cardiovascular, o que pode sobrecarregar o sistema imunitário. Lembre-se, descansar o suficiente para a recuperação e a quantidade de exercícios adequada são igualmente importantes para evitar imunidade baixa.

6 – Estresse

Se você já se perguntou como o estresse pode levar a outros graves problemas de saúde, aqui está uma explicação: O stress enfraquece o sistema imunológico. Altos níveis de estresse podem criar um desequilíbrio hormonal em seu corpo, prejudicando a função do sistema imunológico que pode afetar a maneira como seu corpo se recupera de uma ferida e até mesmo levar a condições mais graves de saúde.

7 – Não beber água

A água é simplesmente um fluido incrível que ajuda no funcionamento geral de seu corpo, incluindo o seu sistema imunitário. Ela tem a capacidade de expulsar as toxinas prejudiciais ao corpo, com as quais o sistema imunológico tem de lidar. Dê ao seu organismo uma pausa e ajude-o a fazer seu trabalho bebendo mais água e menos refrigerante e outras bebidas cheias de açúcar, que podem prejudicar seu corpo.

8 – Falta de higiene

Embora uma higiene adequada não afete seu sistema imunológico diretamente, ele previne infecções e doenças, eliminando germes e bactérias. Se você não tiver bons hábitos de higiene, está favorecendo para que tenha uma imunidade baixa, pois você está convidando microrganismos nocivos para seu corpo. Em algum momento, esses organismos podem sobrecarregar seu sistema imunológico, levando a doenças e infecções.

9 – Estar acima do peso

Cientistas constataram que a obesidade pode enfraquecer o sistema imunológico de uma pessoa. Embora mais estudos sejam necessários para encontrar a ligação direta entre a obesidade e o risco aumentado de infecções devido à imunidade baixa. Além disso, é importante ter uma alimentação saudável e fazer mais exercícios se você está acima do peso, para reduzir o risco de complicações de saúde.

10 – Muita exposição ao sol

Pegar um bronze de vez em quando, usando protetor solar corretamente não é ruim, mas se expor tempo suficiente para obter uma queimadura solar é. Estudos têm mostrado uma correlação entre a radiação UV e a lesão do sistema imunológico. Além disso, a exposição excessiva à luz solar pode aumentar o risco de câncer de pele.

Existem outros hábitos ruins que podem também prejudicar sua saúde. Mas esses que foram reunidos aqui são os principais. E evitá-los, já é uma boa maneira de prevenir a imunidade baixa e ter a chance de viver mais tempo e com mais saúde.


Sobre Lilian Silva

Bióloga e apaixonada pela escrita, estou sempre em busca de informações úteis as quais possam ser reunidas em textos que ajudem as pessoas.

Deixe seu comentário