A importância da água tratada nos alimentos   Atualizado recentemente!


A importância da água tratada nos alimentosA água é uma substância indispensável para a sobrevivência de qualquer ser vivo, sendo, até mesmo, uma necessidade mais urgente que a alimentação. Sem a quantidade necessária de água, o corpo automaticamente começa a reagir de forma descontrolada, levando a alterações na frequência cardíaca, ressecamento da pele, debilitação dos ossos, alteração dos sentidos e uma série de outros efeitos.

Porém, não é qualquer água que se deve ser recomendada para o consumo humano, apenas a chamada água potável e, nos centros urbanos, a água tratada. Água potável é aquela que é apta para o consumo, não possuindo cheiro, cor ou gosto; sendo também rica em oxigênio e minerais essenciais.

O que é água tratada?

Mesmo sem estado potável, a água pode trazer consigo uma série de micro-organismos causadores de doenças graves, como infecções intestinais, leptospirose e febres. Por uma questão de saúde pública, evitando que, no abastecimento de água potável em grandes concentrações urbanas hajam epidemias, a água coletada de rios e reservas é tratada com substâncias capazes de matar esses organismos e prevenir novas infecções.

Na água de abastecimento são também inseridos nutrientes que possam faltar às características da água daquela região e outras substâncias, como é o caso do flúor, adotado em muitas cidades, como medida de atenção à saúde bucal. A limpeza da água contra micro-organismos nocivos à saúde e o seu enriquecimento nutricional são chamados de tratamento de água.

Qual é a importância da água tratada para os alimentos?

Além de promover uma grande importância à nossa saúde, através da proteção contra infecções, cuidados com a saúde bucal e enriquecimento nutricional, o tratamento de água também é importante para os alimentos e deve ser pensado em todas as suas etapas, desde o cultivo até o tratamento na gastronomia.

Assim como os seres humanos, os alimentos necessitam ser supridos por minerais encontrados no solo para garantir o seu desenvolvimento e a água tratada pode ser uma das principais fontes de enriquecimento do solo e, consequentemente, dos alimentos a serem cultivados neles.

Durante o cultivo, a água tratada pode também oferecer proteção aos alimentos contra bactérias, diminuindo, assim, a necessidade de agrotóxicos.

Na culinária, durante o preparo dos alimentos, a água tratada auxilia a manter uma boa higiene dos mesmos, mantendo-os livres de bactérias e outros micro-organismos que possam fazer mal à saúde dos consumidores, sendo, de forma indireta, também uma questão de saúde pública.

Deixe seu comentário