Gorduras saudáveis fazem bem ao organismo 2


Gorduras saudáveisÉ importante considerar que a gordura é muito importante para o organismo, para muitas funções biológicas, e por esse fato, devemos ingerir diariamente uma quantidade adequada de gordura. É portanto necessário saber quais são as gorduras saudáveis que podem e devem ser consumidas, e as que são prejudiciais à saúde.

Ao longo das últimas décadas a taxa de obesidade em todo o mundo tem aumentado consideravelmente, sendo hoje considerada um problema de saúde pública. E, devido a esse fato é importante reeducar a nossa alimentação e aumentar a prática de exercício físico. Nos últimos tempos tem se notado um aumento na preocupação das pessoas em relação ao corpo, uma vez que nos dias de hoje a aparência tornou-se num aspeto fundamental, não só para uma vida ativa e saudável, mas também para o convívio social e laboral.

Gerou-se entretanto um certo medo da gordura que criamos no nosso corpo, o que leva muitas pessoas a cometer verdadeiras loucuras em busca de dietas que só fazem mal ao organismo. Devido a esse receio das gorduras indesejadas o mercado comercial criou inúmeros produtos “light” e sem gordura, mas que contêm açúcar ou frutose em grande quantidade e que geram uma alimentação pouco saudável, levando ao aumento do apetite, e consequentemente, criando um ciclo vicioso de desejos para consumir mais alimentos doces e gordurosos.

A importância da gordura

Devem ser evitadas as gorduras hidrogenadas, que estão presentes nas bolachas, batatas fritas, biscoitos de água e sal, barras de cereais e especialmente em produtos light e diet. Deve-se então evitar estes alimentos priorizando a comida fresca como frutas e vegetais.

Alimentos cozidos

Para cozinhar os alimentos, utilize apenas gorduras de origem biológicas e vegetal, como azeite extra virgem, óleo de coco e manteiga. É recomendável também ingerir produtos ricos em ômega-3, tais como, o óleo de peixe, sementes de linho, abacate, frutos secos, e nozes. Os alimentos ricos em ômega-3 fornecem as gorduras mais saudáveis para o organismo, dando ainda a sensação de saciedade por muito mais tempo. No entanto, se for muito difícil comer esse tipo de alimento, pode-se optar por um suplemento diário desta vitamina.

Cozinhar ou tostar frutos secos não é saudável, e por isso deve ser evitado, uma vez que, as suas gorduras tornam-se rançosas e contribuem para o aumento dos danos dos radicais livres no organismo.

Não é necessário fazer uma dieta rigorosa para emagrecer, basta trocar alguns alimentos por outros mais saudáveis e menos gordurosos, tais como substituir as carnes vermelhas e/ou processadas pelas carnes brancas, como o frango e o peru, igualmente saborosos. Pode também incluir no seu cardápio o consumo de peixe pelo menos duas vezes por semana, como a sardinha, o salmão ou a cavala.

Como se pode constatar, existe uma grande variedade de produtos com gorduras saudáveis que poderão ser  ingeridos no seu dia-a-dia sem correr o risco de perder a saúde ou aumentar de peso.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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