Veja como emagrecer e fortalecer os músculos com a ginástica funcional 5


Conheça algumas vantagens da ginástica funcional para alcançar o emagrecimento desejado e fortalecer a musculatura corporal.

Características básicas da ginástica funcionalA ginástica funcional tem se tornado uma forte tendência em diversas academias brasileiras. Geralmente praticada por mulheres, o treinamento consegue aliar um excelente condicionamento físico a um corpo mais escultural e formoso. Em outras palavras, a mulher adquire massa muscular na medida certa, sem os exageros vinculada à hipertrofia dos músculos, e ainda “ganha” novas curvas. Com esse tipo de exercícios a mulher desenvolverá um corpo mais harmônico e menos propício a sofrer distensões musculares. Com a ajuda de uma bateria específica de atividades os movimentos corporais serão executados de modo mais contínuo e flexível. Tudo isso porque a ginástica funcional trabalha a coordenação motora como poucas.

Características básicas da ginástica funcional
Caminhando contra a corrente da musculação pura e simples, o treinamento funcional, como o próprio nome já informa, tem o intuito de exercitar os músculos de maneira uníssona através da representação de movimentos comuns ao cotidiano, aprimorando diversas funções motoras do corpo humano. Por essa razão, os exercícios se concentram em atividades que, realmente, são exigidas ao longo de um dia, como, por exemplo, agachar para pegar um objeto ou se esticar para buscar outro. Isso faz com que o corpo seja trabalhado em conjunto. O resultado é que, ao ter de realizar movimentos bruscos, que exijam um bom alongamento ou potência muscular, a mulher se sente apta para realizar a tarefa sem passar por constrangimentos ou ficar com o corpo todo dolorido. Vale enfatizar, com todas as letras, que a ginástica funcional não desenvolve músculos intensos e chamativos. Por outro lado, concede um corpo mais forte em todos os sentidos.

Tronco enrijecido
Um dos maiores benefícios ginástica funcional – se não o maior – é o fortalecimento da parte correspondente ao tronco corporal. Isso significa que toda a região compreendida pelo abdômen, parte lombar e quadril receberá uma dose extra de densidade. Os movimentos trabalham todo esse complexo forçando-os conforme os passos desenvolvidos pelo programa.

Músculos rejuvenescidos e queima de gordura
Exercícios funcionais priorizam o uso de aparelhos de peso. Dentre eles, é possível usar kettlelbells, halteres, barras e bolas. Unidos às atividades puramente corporais como os tradicionais agachamentos, levantamento e flexão dos braços, o objetivo é conferir um desenvolvimento pleno dos músculos. Esses exercícios exigem dedicação, principalmente no início. Por mais singelos que pareçam, costumam trazer muitas dificuldades às mulheres iniciantes. Além disso, a ginástica em questão também utiliza treinos semelhantes aos já amplamente difundidos em academias de musculação, tais como a “remada”.

Simular um arremesso, suspender o corpo ou flexionar as pernas em direção ao chão são atividades simples da ginástica funcional, mas que já colaboram para a queima de calorias. A quantidade de volume calórico que será expelida do corpo depende do programa desenvolvido pelo personal trainer. Com uma série de exercícios específicos, o corpo pode perder cerca de 1.000 calorias a cada sessão de treinamento. Assim, o treinamento pode ser embasado na mescla de exercícios de resistência com outros aeróbicos. Também é interessante intercalar atividades mais intensas e de curta duração com outras mais leves, uma vez que já está comprovado a eficiência dos exercícios intervalados para a eliminação de calorias.

Corpo enxuto e resistente
Outro fator que convence as mulheres a adotarem a ginástica funcional é o equilíbrio físico obtido conforme o andamento das sessões. O constante aperfeiçoamento dos músculos diminui bastante as chances de que elas sejam acometidas por alguma lesão. No entanto, para se atingir esse nível é necessário um treinamento vigoroso. Quanto maior a veemência dos treinamentos, maior deve ser a atenção a cada parte do corpo. Afinal, nada pior do que se machucar quando a intenção é exatamente o oposto. Em virtude disso, jamais se deve praticar a ginástica funcional por conta própria.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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