Veja alguns dos maravilhosos benefícios do gengibre para a saúde 5


Proveniente do continente asiático, há tempos que o gengibre foi adotado como um dos principais ingredientes de diversos pratos ao redor do mundo, independentemente da gastronomia praticada. O poder desse alimento é tão incrível que ele também é alvo de frequentes pesquisas da área medicinal.
Raiz de gengibreA razão de todo esse interesse da comunidade científica se deve aos inúmeros benefícios proporcionados pela raiz, tais como sua ação eliminadora de bactérias, sua função desintoxicante e a melhora que ele gera nos sistemas circulatório, respiratório e digestivo. Some-se a isso o fato de o gengibre ser um dos principais alimentos termogênicos de que se tem notícia, sendo também um ótimo aliado daqueles que batalham para perder peso e, desse modo, ter um corpo mais saudável.

A seguir, saiba um pouco mais sobre o gengibre e o que ele pode propiciar ao seu organismo.

Características do gengibre

Como era de se esperar, a composição do gengibre engloba diversos nutrientes e substâncias com papéis fundamentais para a manutenção das atividades internas do corpo humano. Uma dessas substâncias é o gingerol, que além de ser o elemento do qual se exala a picância dessa raiz, é constituída por propriedades que evitam os processos inflamatórios e oxidantes das células, o que cria uma proteção contra fungos e bactérias nocivos.
No que tange aos efeitos terapêuticos proporcionados pelo alimento, isso é resultado da conjunção de diversas substâncias altamente concentradas no óleo do gengibre, que por sua vez apresenta elevada concentração de zingerona, felandreno, cafeno e zingibereno.
Embora a raiz do alimento detenha boas doses de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio, as quantidades não são significativas devido ao baixo consumo da planta. No entanto, ainda é possível encontrar essas substâncias no restante da planta, além de outros nutrientes, como fibras, zinco, carboidrato, sódio, selênio, tiamina, niacina, riboflavina, cálcio, fósforo, ferro, magnésio e vitamina C.

Os benefícios proporcionados pelo gengibre

Quem sofre problemas estomacais pode recorrer a esta raiz, pois já é comprovado, cientificamente, a sua ação contra desconfortos como náuseas, gases, perda de apetite e indigestão. Além disso, esse alimento também presta enorme contribuição no processo digestivo de alimentos ricos em gorduras. Por essas e outras razões, não é de estranhar que um dos componentes de remédios que proporcionam ação antiácida, antigases e laxante esteja presente na raiz do gengibre.
A raiz surge novamente em cena por ajudar a eliminar o mau hálito e a minimizar os efeitos lancinantes das cólicas menstruais e o mal estar provocado pela ressaca.
Agindo como um potente anti-inflamatório, a planta também é constantemente empregada para amenizar os efeitos da bronquite, tosse, infecções do sistema respiratório, além de aplacar dores dos músculos e oriundas da artrite.
O gengibre estimula o desenvolvimento e o consequente amadurecimento do paladar, característica que colabora para a substituição gradual do sal por outros tipos de condimentos, o que gera um equilíbrio de aromas.
Some-se a isso a valorosa colaboração do gengibre para quem deseja emagrecer. Isso se deve ao fato de ele ser um excelente alimento termogênico, aspecto que o torna ideal para acelerar o metabolismo do organismo e, por conseguinte, ampliar a quantidade de calorias que é eliminada diariamente.
Por fim, vale destacar que o óleo do gengibre presta um importante auxílio no tratamento de queimaduras.

Dicas de consumo do gengibre

Apesar de sua versão em chá ser a mais conhecida, também pode ser ingerido através de outras formas, seja como óleo (citado anteriormente) ou até mesmo cru. Dentro da grande gama de possibilidades da gastronomia, essa raiz rouba a cena tanto em pratos salgados quanto doces. A diversificação de uso também se deve aos diferentes resultados obtidos na cozinha, uma vez que o gengibre fresco não produz o mesmo efeito daquele cristalizado ou seco, por exemplo.
Além de ser protagonista na culinária, saboroso em infusões, a raiz ainda ainda pode ser mascada, hábito muito comum para aliviar uma irritação na garganta, por exemplo.

Contraindicações do gengibre

Por se tratar de um forte alimento termogênico, o gengibre deve ser evitado pelas pessoas que possuam hipertireoidismo. Também é importante ressaltar que mulheres grávidas, crianças e pessoas que apresentem complicações, como úlcera e enxaqueca devem consumir gengibre em doses moderadas.

Veja as reações adversas do Chá de Gengibre


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

5 pensamentos em “Veja alguns dos maravilhosos benefícios do gengibre para a saúde