Qual a função das vitaminas em nosso organismo

As vitaminas são nutrientes importantes no processo de metabolismo dos lipídios, carboidratos e proteínas que ingerimos. Embora sejam essenciais, nós não conseguimos produzi-las adequadamente, ou não produzimos a maior parte delas, o que nos leva a buscar vitaminas através dos alimentos que comemos todos os dias.

Quantidade correta de vitaminas

Vitaminas

Imagem cortesia de holohololand em FreeDigitalPhotos.net

Não existe uma medida exata informando de qual quantia dessa ou daquela vitamina precisamos, isso é muito variável, levando em conta fatores como sexo, idade, condições de saúde ou até mesmo o nível de atividades físicas durante o dia. As doses precisam ser aumentadas em mulheres grávidas e lactantes, nas crianças e adolescentes, que estão em fase de crescimento, e também nas pessoas com problemas de saúde, em reabilitação. Os trabalhadores braçais também precisam de mais vitaminas diariamente do que uma pessoa que trabalha sentada, por exemplo.

As vitaminas precisam vir através dos alimentos e para tanto uma alimentação balanceada é essencial. O organismo pode até exigir um suplemento de uma ou outra vitamina, mas a troca de alimentos por suplementos vitamínicos deve ser receitada e acompanhada por um médico, pois normalmente não resolve o problema, visto muitas delas não são absorvidas pelo organismo.

Os tipos de vitaminas

Existem diversos tipos de vitaminas, e são classificadas de acordo com as substâncias que as dissolvem. Podem ser lipossolúveis, ou seja, solúveis em gorduras, como as vitaminas A, D e K, armazenadas no fígado para o processamento das gorduras, e a vitamina E, distribuída por todos os tecidos de gordura no corpo. Esse tipo de vitamina não pode ser ingerido em excesso, pois não são excretadas facilmente pelo organismo, podendo provocar intoxicações.

As vitaminas hidrossolúveis, ou seja, solúveis em água, como a vitamina C e as vitaminas do Complexo B, permanecem no corpo durante pequeno período de tempo antes de serem eliminadas pelos rins. Por isso, devem ser ingeridas diariamente. A única vitamina hidrossolúvel que permanece no fígado é a vitamina B12.

Como as vitaminas agem no organismo

Embora sejam classificadas pelas suas solubilidades e não pelas funções no organismo, cada vitamina é responsável por uma determinada função, ou mais de uma, dependendo de sua atuação:

  • Vitamina A: é antioxidante, protegendo as células contra os radicais livres. Pode ser encontrada nas frutas e vegetais de cor forte, como abóbora, brócolis, espinafre, cenoura, e em fígados, leite e ovos;
  • Vitamina D: essa vitamina não é facilmente encontrada na natureza, apenas em peixes gordos, como o atum e o salmão. Normalmente, vitamina D é sintetizada com a ajuda dos raios solares e sua presença no organismo é necessária para a produção de insulina e manutenção do sistema imunológico;
  • Vitamina K: necessária para a coagulação sanguínea e a produção e manutenção dos ossos. A vitamina K pode ser encontrada em alimentos verdes (vegetais de folhas) e legumes (couves, brócolis, salsa);
  • Vitamina E: antioxidante, agindo contra radicais livres, também é preventiva contra o câncer e doenças cardiovasculares, protege o sistema reprodutor e previne problemas oculares, como catarata. Também reforça o sistema imunológico e melhora a ação da insulina. A vitamina K é encontrada nos óleos vegetais, como girassol e amendoim, e em amêndoas, além dos vegetais de folhas escuras.

Não deixamos de lado as vitaminas do Complexo B que, pela sua importância, estão tratadas em outro artigo. Nem precisamos reforçar a importância das vitaminas para a saúde, elas são a fonte de nossa vitalidade e longevidade.

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