Emagreça em diferentes ritmos de caminhada

CaminhadaDentre tantas atividades físicas que podem ser escolhidas com o intuito de se perder peso a caminhada passa longe de qualquer unanimidade. Os motivos para deixar a caminhada de lado são variados. Algumas pessoas desprezam o método por acharem muito monótono, razão até válida. No entanto, outras pessoas alimentam o pensamento errôneo de que a caminhada não é suficiente para obtenção de resultados amplamente satisfatórios, mesmo raciocínio que as impulsionam diretamente para a corrida, um método suposta e literalmente mais veloz para se alcançar as medidas desejadas.

Exageros e preferências pessoais à parte, o fato é que existe mais de um tipo de caminhada e que esse exercício não precisa ser solitário e a sua eficácia pode ser elevada se você seguir as dicas a seguir.

Diferentes tipos de caminhada

Passadas intervaladas aprimoram a queima de calorias

Para que uma caminhada auxilie na busca incessante do emagrecimento é preciso que haja uma programação. Uma pesquisa realizada na Universidade Gama Filho conseguiu reunir provas de que quando a caminhada é executada com passadas que se alternam em relação à intensidade aplicada a quantidade de calorias eliminadas é bem satisfatória. Quando a atividade é executada em apenas um único ritmo os resultados tendem a ser inferiores quando comparados com os obtidos no exemplo anterior.
Para corroborar ainda mais a tese, a entidade de ensino superior australiana New South Wales publicou um estudo no qual ficou constatado que a caminhada é melhor para se conseguir um corpo melhor definido.
As duas razões citada acima já são mais do que suficientes para servir de estímulo à prática de caminhadas regulares ao longo da semana. Tudo é uma questão de reorganizar o tempo, pois ele existe. Contudo, falta conhecer como cada caminhada é classificada conforme suas características inerentes, o que a separa em estágios. É importante que todos as etapas sejam seguidas à risca. Confira mais detalhes na sequência.

Em ritmo lento, mas persistente

No início, o ritmo deve ser bem devagar. Esse é o ritmo que permite ao praticante, caso esteja acompanhado, conversar à vontade com seu parceiro enquanto as voltas são concretizadas. É uma espécie de adaptação do corpo, principalmente das pernas, à superfície na qual o exercício está sendo efetuado.
Como o contato com o solo é bem superior ao da corrida, as contrações dos músculos da perna sofrem uma intensidade igualmente maior. Esse detalhe faz com que a concentração de gordura extirpada do organismo durante a caminhada seja superior à da corrida.

Ritmo acelerado, mas ainda moderado

O que não acontecia na primeira etapa se torna mais comum agora, ou seja, os batimentos cardíacos aceleram e a respiração fica um pouco ofegante com o passar do tempo. Não chega a ser uma corrida, mas dialogar se torna um tanto quanto desgastante. Devido às passadas mais largas os braços começam a formar ângulos de 90º. Trata-se de uma caminhada bem exigente do ponto de vista físico. Para que não ocorra nenhum acidente, para praticá-la é aconselhável ter realizado um longo processo de alongamento de todas as partes do corpo.

O trote

Quase uma corrida, o trote se caracteriza como um estágio situado entre a caminhada e a corrida. Embora possua passadas mais curtas, elas são constantes e trabalham muito a região formada pelas articulações dos joelhos e tornozelos. Esse estágio também utiliza bastante as fibras da massa muscular, o que deve gerar cautela entre a passagem do ritmo moderado para início do trote. Apesar de deter outros níveis de velocidade, que podem ser mais ou menos velozes, o interessante para o adepto da caminhada é que ele não ultrapasse seus próprios limites sob o risco de sofrer alguma grave lesão.

3 thoughts on “Emagreça em diferentes ritmos de caminhada

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