Corpo magro não é sinônimo de saúde


Corpo magro não é sinônimo de alimentação saudável.

Corpo magroTudo bem que ter um corpo magro é a meta da maioria dos adeptos de uma alimentação equilibrada e saudável. Mas, toda a saúde pode ter se esvaído de um corpo esbelto devido a péssimos hábitos. Vale lembrar que o nível de gordura presente no organismo sofre interferência de diversos fatores, inclusive genéticos. Logo, um indivíduo pode manter seu corpo magro devido ao seu metabolismo acelerado. Por outro lado, os excessos de uma alimentação irregular podem levar à ausência de uma série de nutrientes indispensáveis ao organismo.

Hábitos que comprometem a saúde do organismo
Ingerir muito café corriqueiramente, não praticar exercícios físicos e fumar constantemente são vícios que consomem grandes quantidades de energia do corpo. Pessoas assim acabam prejudicando, sobremaneira, o funcionamento de órgãos vitais como o coração, os rins e o fígado. Os primeiros sinais desse desleixo para com o organismo surgem nas unhas, pele e cabelo, que começam a sofrer com o intenso processo de desidratação.

Alerta com o transtorno alimentar
A presença de aminoácidos deve ser priorizada em casos extremos de desnutrição. Alguns alimentos detêm elevadas concentrações do aminoácido denominado triptofano. Essa substância é responsável por contribuir para a síntese do neurotransmissor chamado serotonina, elemento essencial para produzir uma sensação de relaxamento no corpo.
Dentre os alimentos de destaque em relação à quantidade de aminoácidos que possuem estão os cereais em sua forma integral como torradas, pães, arroz ou qualquer outra receita que os agreguem. Outros que merecem atenção são os grãos, tais como feijão, ervilha e grão-de-bico, além de frutas como o abacate e a banana, que podem ser consumidos em sua forma pura ou batidos com leite. De uma forma geral, os nutricionistas aconselham a substituição de carboidratos refinados por suas porções integrais.

A importância das fibras para a manutenção do intestino regulado
Sejam insolúveis ou solúveis, as fibras realizam a importante função de evitar que o corpo sofra devido à constipação intestinal. O primeiro grupo é constituído por frutas, legumes e hortaliças. Já o segundo é composto pelos cereais integrais e pelos grãos. O consumo de líquido no decorrer do dia também contribui para melhorar a flora intestinal. Por isso, recomenda-se a ingestão diária de 2 litros de água em sua forma pura. Os chás também auxiliam no processo, mas não devem de maneira nenhuma substituir a água.

Evite o surgimento de câimbras (O que fazer para eliminar as câimbras)
Geralmente, câimbras estão associadas à insuficiência dos minerais potássio e magnésio. Ambos abrangem o processo que leva à contração dos músculos. Como eles estão presentes em legumes e frutas, a dor ocasionada pelo transtorno pode ser evitada mediante o consumo de água de coco, sementes, cereais e, substancialmente, banana.

Evite ou interrompa a queda de cabelo em abundância
Assim como a queda de cabelo em demasia, o enfraquecimento das unhas pode estar relacionado à falta de zinco em proporções adequadas ao organismo. Esta substância pode ser encontrada tanto no frango quanto no peixe. Outros elementos importantes para fortalecimento de unhas e cabelos são os aminoácidos prolina, lisina, biotina e cisteína. Todos podem ser ingeridos através do consumo de frango e ovos.
Já o beta-caroteno, que também possui papel importante, pode ser consumido por meio de vegetais de cor laranja (cenoura, por exemplo) e verde-escura. Enquanto isso, a produção de queratina e colágeno pode ser intensificada devido às vitaminas do complexo B, que podem ser encontradas nos cereais integrais, nos grãos, nos legumes e nas nozes. Frutas cítricas também auxiliam na produção de colágeno devido à presença da vitamina C.

Conclusão
Assim como uma pessoa que não tem um corpo magro pode iniciar uma reeducação alimentar visando atingir um melhor condicionamento físico, outra que seja excessivamente magra também é capaz de reverter complicações do organismo através de uma alimentação saudável, exercícios físicos e combate aos vícios.

Emagreça certo 


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

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