Vitaminas do complexo B e seus benefícios


O complexo B, que costumamos chamar de vitaminas do complexo B, é um conjunto de nove vitaminas que têm importante atuação no nosso metabolismo celular. São vitaminas hidrossolúveis, isto é dissolvem-se em líquidos, inclusive gorduras, e não são produzidas em quantidade suficiente dentro de nosso organismo e, portanto, precisam ser adquiridas do meio ambiente, através dos alimentos.

Vitaminas do complexo B e seus benefíciosEsse grupo de vitaminas é numerado, de B1 a B12, possuindo funções diferentes em nosso corpo. Por exemplo, as vitaminas de B1 a B6 possuem funções semelhantes e precisam uma da outra para satisfazer nossas necessidades, enquanto as B12 e B9 são totalmente independes entre si e das outras.

São as vitaminas do complexo B as principais responsáveis por nossa saúde física, mental e emocional, ajudando até mesmo em casos de depressão e ansiedade. Elas atuam nos nervos, na pele, nos cabelos, nos olhos, na boca, no fígado, na tonicidade muscular e no aparelho gastrointestinal.

Entre seus benefícios ainda devemos lembrar a facilidade para a digestão e absorção de hidratos de carbono, proteínas e gordura. A liberação e o controle do suco gástrico, para absorver melhor os nutrientes e digerir os alimentos, também é da responsabilidade das vitaminas do complexo B.

Não é de estranhar – aliás, é cientificamente comprovado – que os atletas e os que estão fazendo alguma dieta de emagrecimento, utilizem a suplementação alimentar com vitaminas do complexo B.

Conheça as vitaminas do complexo B

Acompanhe agora a relação das vitaminas do complexo B e seus benefícios para o seu organismo e metabolismo:

  • Vitamina B1: produz ácido clorídrico e ajuda a formar o sangue, além de ter função importante para metabolizar os carboidratos. Sua deficiência é notada principalmente em pacientes alcoólatras, quando apresenta quadro de beribéri, mas também provoca fadiga, depressão e anorexia, podendo propiciar sintomas de insuficiência cardíaca e problemas gastrointestinais;
  • Vitamina B2: fundamental para o processo metabólico das proteínas, carboidratos e gorduras, mantendo também a integridade da pele. Essa vitamina é necessária para formar as hemácias, na produção de anticorpos e para o crescimento. Também é importante para os olhos e para tratamento de catarata;
  • Vitamina B3: necessária para circulação sanguínea adequada e pele saudável. Ajuda no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas;
  • Vitamina B5: conhecida como vitamina anti-estresse, a B5 ajuda a produzir hormônios suprarrenais e na formação de anticorpos, ainda trabalhando na conversão de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia;
  • Vitamina B6: a maior parte das reações do metabolismo é dependente da vitamina B6, que atua na produção de hormônios e é estimulante das funções de defesa das células. Também é importante para o crescimento;
  • Vitamina B7: ajuda no crescimento celular, na produção de ácidos graxos, no metabolismo de lipídeos, proteínas e carboidratos, também auxiliando na saúde da pele e dos cabelos;
  • Vitamina B9: é um alimento para o cérebro, necessária para a produção de energia e das hemácias;
  • Vitamina B11: esta é necessária para o crescimento e desenvolvimento, principalmente em crianças e adolescentes;
  • Vitamina B12: necessária para a prevenção de anemia, ajuda na formação e longevidade das células, sendo também necessária para a digestão e absorção dos alimentos, síntese das proteínas e prevenção de danos ao sistema nervoso.

Há muito a falar ainda sobre as vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12, a mais importante entre elas, mas isso é assunto para outro artigo.

Veja também:
Veja alguns dos principais benefícios da vitamina C
Conheça as consequências provocadas pela deficiência de vitamina D
Nutrientes indispensáveis ao seu organismo
Quais nutrientes são importantes para a saúde?


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário