Como prevenir a Incontinência urinária 1


Incontinência urinária, ou, não ter o controle da urina, tendo a sua perda involuntária traz muito constrangimento, insegurança e até depressão ao paciente portador dessa deficiência. Neste aspecto, a mulher está em desvantagem em relação ao homem, pois com uretra mais curta, transtornos obstétricos e alterações na menopausa são algumas causas desse problema.

Incontinência urináriaUma mulher, que preferiu não revelar a sua identidade, relatou que já não aguenta mais o problema, que seu carro, onde passa algumas horas devido ao transito de sua cidade, está com cheiro ruim devido as freqüentes vezes que urina no banco. “Mesmo mandando lavar, meu marido e filhas reclamam do cheiro desagradável que parece grudar no carro. Gasto dinheiro mandando lavar e ainda enfrento as críticas não compreensivas da família”.

Dez milhões de brasileiros, ou 5% da população, sofrem de incontinência urinária. Esse mal atinge crianças, adultos e principalmente mulheres. Sendo mais freqüentes em mulheres idosas, mas também atingindo algumas com idade entre 35 – 40 anos, um esforço pode provocar tal incontinência, como por exemplo, um ataque de tosse, ou uma simples corrida para não perder o ônibus.

A Incontinência urinária ocorre devido ao aumento da pressão dentro da bexiga, sendo assim a força de expulsão, resultante do impulso abdominal, maior do que a força de retenção exercida pela uretra. Conforme o médico Dr. Werther de Araújo, se a perda for pequena (algumas gotas) ou média, basta evitar esforços e usar um protetor absorvente além de cremes vaginais com estrógenos. Já se a perda for maior, o ideal é a intervenção cirúrgica para corrigir o problema.

De acordo com o livro “Sinta-se Bem! Guia Médico para a Mulher”, de Lídia La Marca, realizar exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, estimular os músculos afetados com aparelhos elétricos e utilizar pessário vaginal (um dispositivo que é introduzido na vagina para suster o útero ou o reto para recolocar o ângulo uretrovesical na posição ideal) são os passos mais eficientes para frear o progressivo relaxamento dos tecidos e diminuir ou evitar a incontinência urinária..

A incontinência urinária pode ser prevenida com exercícios.

Antes de partir para as fraldas, saiba que essa disfunção do aparelho genital pode ser prevenida ou até remediada com exercícios físicos. Alguns descritos pelo livro acima citado podem ajudar, assim como a fisioterapia pode ser uma grande aliada. Os exercícios recomendados são contrações simples que podem ser feitas deitadas no chão da sala, agachamento com cabo de vassoura e também sentado e assim usar uma bola, travesseiro ou almofada para apertar com as pernas. Tais movimentos podem ser realizados por grávidas, ou por quem está se preparando para engravidar, afinal neste período, a atividade física é importante e o ganho de peso sempre, inclusive na gestação deve ser motivo de preocupação. Nos últimos meses da gravidez a mulher produz mais urina, a bexiga enche mais rápido e a pressão abdominal é maior por conta do bebê, por isso a vontade freqüente de fazer xixi.

BEXIGA – Quando dá vontade de urinar, significa que a bexiga deve estar com uma média de 150 ml de urina para expelir. Quando essa sensação aperta, essa quantidade pode chegar à 250 à 300ml, o que pode agravar o problema da incontinência urinária. O máximo suportável é de 400 ml de xixi. Idosos e adultos não têm diferença na capacidade de armazenamento, o que muda é a força para segurar a vontade.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Como prevenir a Incontinência urinária

  • Pingback: Incontinencia Urinaria pode ser prevenida com exercícios « Saúde em alta