Chocolate pode comprometer a dieta?

Quando consumido sem exagero, o chocolate é extremamente benéfico para o organismo. Essa informação é embasada, repetida e ratificada por dezenas de estudos sobre os reais efeitos do chocolate no corpo. Assim, dentre algumas das diversas melhorias que o seu consumo pode proporcionar se destacam a fluidez propiciada à circulação do sangue e o gerenciamento mais preciso dos níveis de insulina, fator preponderante para que o corpo não venha a sofrer complicações inerentes a doenças cardiovasculares e pressão arterial.

Chocolate

Imagem cortesia doMister GC em FreeDigitalPhotos.net

Entretanto, os cientistas alertam para o fato de que quaisquer resultados positivos das pesquisas que estejam atrelados à ingestão da guloseima se referem, única e exclusivamente, ao pó de cacau sem adição de açúcar e aos chocolates que apresentam concentração de cacau em torno de 70%. A seguir, conheça algumas opções de que, mesmo se inseridos em uma dieta equilibrada podem ocasionar grandes transtornos.

Saiba quais tipos de chocolate não comprometem a sua dieta.

AMARGO
Esta, é de longe a melhor escolha e indicação número um dos nutricionistas para quem não consegue viver sem chocolate, mas, em contrapartida precisa dispensar o máximo de atenção em relação aos produtos, excessivamente, doces. Os nutricionistas ressaltam que os chocolates comuns, vendidos em padarias e supermercados diversos são, na verdade – ao menos a ampla maioria –, composta pela mistura indigesta de muito açúcar e gordura.
Já o chocolate amargo é constituído por, aproximadamente, 60% de cacau e, portanto, se enquadra dentro dos chocolates que produzem resultados benéficos. Além disso, esse tipo de chocolate detém quantidades ínfimas da manteiga de cacau. Por tudo isso, nele, as chamadas propriedades funcionais do chocolate possuem elevadas taxas de concentração, gerando um aprimoramento do sistema imunológico e aumentando a resistência do organismo contra o surgimento de cânceres.
À exceção do chocolate  autenticamente amargo, os demais abaixo devem ser ingeridos com muita cautela. Conheça os motivos.

DIET
O problema reside na quantidade de lipídeos que esse tipo de doce concentra, já que essas taxas de gordura são superiores em comparação com a versão tradicional. Para que você tenha uma ideia de como esse chocolate pode ser perigoso, uma porção de 100 gramas guarda consigo cerca de 440 calorias a mais em relação ao tipo básico “comum”.

AERADO
O favorito de muitas pessoas devido à sua textura macia e que faz com que ele se derreta na boca. Entretanto, também se trata de um portador de altas doses de calorias. Ainda pior em relação ao chocolate diet, uma idêntica porção de 100 gramas de um chocolate aerado chega a ter 550 calorias. Portanto, o seu consumo exagerado produz um ganho de peso quase que instantâneo.

BRANCO
Dentre os chocolates mais calóricos existentes, a versão branca é, de longe, a mais prejudicial à saúde. Os nutricionistas explicam que, enquanto o chocolate ao leite detém boas doses de substâncias antioxidantes, o chocolate branco é formado, basicamente, por manteiga de cacau, que em sentido inverso apresenta alta concentração de gordura saturada. Os antioxidantes presentes no chocolate escuro se devem à massa de cacau, que é obtida das sementes do fruto, que por sua vez é rica em flavonoides.

COM AMÊNDOAS, NOZES OU CASTANHAS
Já os chocolates que recebem a adição de castanhas, nozes ou amêndoas, embora sejam altamente calóricos – uma porção de 100 gramas corresponde a 520 calorias –, são considerados benéficos devido ao seu saldo positivo. Este se deve à quantidade de elementos antioxidantes presentes nas mesmas nozes, amêndoas e castanhas. Mesmo assim, os nutricionistas orientam a manter o consumo desse chocolate próximo dos 30 gramas por dia.

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