Celulite: O inimigo número um das mulheres


CeluliteNos dias de hoje existe uma maior preocupação com a imagem e com o corpo, e a presença da celulite provoca uma sensação de desagrado, abalando a nossa auto-estima. E devido a esse fato, têm surgido nas últimas décadas inúmeros tratamentos estéticos no sentido de combater a celulite, aliado sempre à prática de exercícios físicos e a uma alimentação regrada, com redução do consumo de açúcares e de gordura.

Inimigo número um da maioria das mulheres, atualmente, a celulite afeta cerca de 70% a 80% do público feminino, de maior ou menor peso, independentemente da idade. São vários os fatores que causam o aparecimento do nome vulgarmente conhecido como “pele casca de laranja”, desde a infeliz influência genética, da qual não podemos escapar, a má alimentação ao longo da vida, até o sedentarismo e falta da prática de exercício físico.

Para uma melhor compreensão da celulite, estas denominam-se de inflamações da pele onde se depositam pequenas porções de gordura e tecido fibroso causando irregularidades tradicionalmente chamados de furinhos na pele. A celulite está dividida em três graus, que dependem da profundidade dos buraquinhos e da consistência da pele, sendo do grau 3 o mais complicado de tratamento chegando ao ponto de causar dor.

Métodos de tratamento
Um dos tratamentos mais conhecidos e de bastante eficácia é a drenagem linfática, destinada a todos os tipos de celulite, trata-se de uma massagem para a eliminação de líquidos acumulados nos tecidos. Esta é uma técnica eficaz uma vez que ajuda a eliminar pequenos nódulos de gordura ajudando a atenuar a pele “casca de laranja”. Outra técnica muito utilizada é a massagem modeladora, que atua sobre o sistema linfático e as placas de gordura, sendo realizada através de movimentos rápidos e repetitivos na zona a tratar. No sentido de ajudar a combater a celulite, uma vez que ainda não existe uma fórmula mágica que a faça desaparecer de vez, conjugada com estas técnicas, torna-se necessário a utilização de cremes anti-celulites, que servem para melhorar a microcirculação e consequentemente, produzir mais colagênio.

Cada vez mais pessoas recorrem aos tratamentos estéticos não invasivos, e os resultados têm sido surpreendentes. Um dos métodos que tem-se tornado bastante atraentes é a Endemiologia, que consiste em utilizar um aparelho que estimula a circulação e promove a drenagem linfática, além de fazer uma esfoliação na zona a aplicar, eliminando assim as células mortas. O resultado é de uma pele com irregularidades reduzidas e mais lisa. Outra opção bastante em voga nos últimos tempos é a radiofrequência, que segundo alguns especialistas é o método mais eficaz, na medida em que utiliza uma radiação electromagnética de alta frequência, fazendo com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura. Em outras palavras, esta técnica aumenta a produção de colagênio, combatendo assim a celulite.

Outro método de combate á pele “casca de laranja” é o gesso liporredutor, que não é mais do que uma mistura de substâncias que endurecem quando são aplicadas na zona a tratar. Estas substâncias provocam um aquecimento, vasodilatação, e uma melhor penetração da cafeína, eliminando assim a gordura. A desvantagem deste tratamento é que são necessárias várias sessões.

Existem outras técnicas diversas que têm contribuído para eliminar a celulite, apesar de ainda não se ter comprovado a sua real eficácia. Entre as diversas destacam-se, o ultrassom com lipolíticos, a carboxiterapia, que consiste na injeção de dióxido de carbono na pele, o laser, que estimula o colagênio, e a mesoterapia, uma técnica que utiliza vários medicamentos para diminuir a gordura no local pretendido.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário