Veja as características das cores nas frutas e vegetais: 1


Saiba como ingerir frutas e vegetais ao longo do dia, a importância de cada cor.
Frutas e vegetais - Características das cores

Existe uma regra básica defendida por todos os nutricionistas: consumir, ao menos, cinco porções de frutas e vegetais no decorrer do dia. O problema é saber quando e o que, exatamente, se deve comer. Mas, após realizar uma programação e remanejando alguns itens do cardápio a missão se torna bem menos complicada. Assim, ao término do dia o organismo estará mais bem alimentado. Uma das consequências imediatas dessa mudança é, por exemplo, acordar com mais disposição no dia seguinte. Isso significa que se criará um ciclo de renovação de nutrientes extremamente fortificantes para o corpo.

O café da manhã
O que comer no café da manhã sempre divide opiniões. Entretanto, no que tange às frutas, elas podem compor essa importante refeição de diferentes formas. Não é preciso abrir mão da aveia, cereal ou granola. Ao invés disso, por exemplo, os especialistas aconselham a incrementar essas três bases com frutas picadas. Para não ficar tão pesado no estômago, dê preferência por frutas mais leves e com baixo índice glicêmico como a maçã e a pera. Com isso, as moléculas de açúcar irão demorar mais tempo para serem absorvidas pelo organismo. Quanto às bebidas, além do café preto, é interessante acrescentar sucos preparados à base de polpas de fruta.
Geleias também podem compor o café da manhã. Mas, o ideal é preparar uma sem adição de açúcar. A fim de extrair todo o aroma da fruta, cozinhe-a juntamente com canela ou anis estrelado. O período de cozimento deve ser feito em ritmo bem lento. A lista de frutas que podem ser utilizadas é extensa e estão inclusas nela a pera, a amora, a manga e o pêssego.

Lanche natural
Monte um sanduíche bem saudável através da adição de vegetais previamente cozidos. Outra alternativa é recheá-lo com castanhas, nozes ou figos secos. Para que o sabor seja mais intenso, o recomendável é que o pão seja sírio. Quando se tratar de uma refeição maior, o sanduíche pode receber uma dose generosa de folhas verdes. Uma boa sugestão é carregar no agrião ou no espinafre.

Experimente fazer uma sopa encorpada
Devido ao clima predominante no Brasil, consumir sopa é uma tarefa para poucos dias do ano. Contudo, sempre que surgir uma frente fria é aconselhável fazer belas e nutritivas refeições através dela. Sopas fortes devem conter feijão e agrião – alimento com elevada concentração de magnésio e ferro. Complete a sopa adicionando muita cenoura e aipo.

Conheça os nutrientes presentes nas cores dos alimentos que consome
Mais importante do que comer cinco porções de frutas e vegetais diariamente é conseguir variar as suas respectivas cores, uma vez que cada uma delas possui características específicas.
Desse modo, legumes e frutas vermelhas (tomate, beterraba, goiaba, melancia, caqui, framboesa, morango, cereja, pitanga, etc), por exemplo, são ótimas fontes de licopeno. Em conjunto com a vitamina C, essa substância é capaz de reduzir as chances de desenvolvimento de tumores, além de ser bem útil para o controle do estresse.
Já a cor verde, presente em alimentos como a acelga, o abacate, o repolho, o kiwi, o limão e o pepino é conhecida por conter altas doses de energia.
Enquanto isso, a cor amarela e a cor laranja são ricas em betacaroteno, elemento indispensável para manutenção dos fios capilares e tecidos. Além disso, essa substância contribui para que os olhos tenham uma melhor visão em ambientes escuros e ainda exerce uma importante função durante os processos metabólicos que ocorrem nas moléculas de gordura. Os principais alimentos com essa coloração são: abacaxi, damasco, pimentão amarelo, cenoura, ameixa e mamão.
E quando o assunto é aprimorar o sistema imunológico, a cor branca é a protagonista. Isso se deve à forte presença de flavina, também responsável por renovar os conjuntos de células. A cor branca pode ser encontrada em várias frutas e vegetais, como por exemplo no cogumelo, a couve-flor, o alho, a cebola, a maçã, dentre outros.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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