5 coisas que você precisa saber sobre câncer de esôfago


Nesta semana foi divulgado pela Organização Mundial de Saúde o resultado de um estudo onde os cientistas descobriram que ingerir bebidas muito quentes pode levar a câncer de esôfago. Diante desta notícia, achamos necessário escrever um artigo informativo sobre o câncer de esôfago para os seguidores do blog Saúde em Alta (e também para quem só está de passagem).

5 coisas sobre o câncer de esôfago.

Câncer de esôfagoPrimeiramente, antes de falar, especificamente, sobre o câncer de esôfago e para entender o motivo das bebidas quentes levarem ao aparecimento de câncer nessa região do corpo, você precisa saber que órgão é esse e onde ele está localizado.

1. O que é esôfago?

O esôfago é um tubo muscular situado na altura do tórax que mede cerca 25 centímetros de comprimento. É um dos órgãos que compõem o trato digestivo e é responsável por levar os alimentares da boca até o estômago. Sua parede possui várias camadas:

  • Camada interna ou revestimento: é uma mucosa, portanto está sempre úmida, o que ajuda os alimentos a deslizarem por ele.

  • Submucosa: possui glândulas que produzem muco, o que ajuda a manter o revestimento do esófago úmido.

  • Camada muscular: os músculos dessa camada empurram o alimento para baixo, em direção ao estômago.

  • Camada exterior: camada externa que cobre o esôfago.

Por ser o primeiro a receber os alimentos, ao ingerir uma bebida, quente ou fria, a temperatura dessas bebidas será sentida no tecido celular que reveste seu interior.

2. Como surge o câncer de esôfago?

Qualquer câncer começa nas células, os blocos de construção que compõem todos os tecidos e órgãos do corpo, incluindo o esôfago. As células normais no esôfago e outras partes do corpo crescem e se dividem para formar novas células, à medida que é necessário. Quando as células normais envelhecem ou são danificadas, elas morrem e novas células tomam o seu lugar.

Às vezes, esse processo dá errado, sendo que novas células se formam quando o corpo não precisa delas e as velhas ou danificadas não morrem como deveriam. A acumulação de células extra, muitas vezes, forma uma massa de tecido chamada de crescimento celular ou tumor.

3. Quantos tipos de câncer surgem no esôfago?

Existem dois tipos mais comuns de câncer de esôfago e são nomeados pela forma das células cancerosas ao serem visualizadas pelo microscópio:

  • AC (adenocarcinoma): Normalmente, os tumores AC são encontrados na parte inferior do esófago ou entre ele e o estômago. Este tipo de câncer pode estar relacionado ao refluxo ácido (o retorno do suco ácido do estômago) para o esôfago.

  • SCC (carcinoma de células escamosas): o SCC é o tipo mais comum de câncer de esôfago pelo mundo. Normalmente, os tumores SCC são encontrados na parte superior do esôfago e estar relacionado ao alto consumo de álcool ou tabaco.

Além disso, os médicos classificam o câncer de esôfago em estágios, utilizando os numerais romanos I, II, III, e IV. Sendo que, o estágio I é o câncer em estágio inicial e o IV é o câncer em estágio avançado, que se espalhou para outras partes do corpo, como o fígado por exemplo.

4. Qual o tratamento?

O tratamento certo para cada pessoa depende principalmente do tipo e estágio do câncer, mas dentre as formas de tratamento estão:

  • Cirurgia

  • Radioterapia

  • Quimioterapia

  • Terapia direcionada

O doente provavelmente receberá mais de um tipo de tratamento. Por exemplo, radioterapia ou quimioterapia podem ser administradas antes ou depois de cirurgia.

5. A importância de uma segunda opinião

Quando alguém é diagnosticado por câncer de esôfago, sempre é bom procurar pela opinião de mais um médico antes de começar a se tratar. Preferencialmente, deve tentar falar com vários médicos diferentes sobre todas as opções, efeitos colaterais, e os resultados em outras pessoas. Alguns pacientes temem que o médico possa ficar ofendido por causa disso, mas normalmente, a maioria dos deles considera bem-vinda uma segunda opinião e é a saúde da própria pessoa que está em jogo.

Se gostou do texto, deixe seu comentário e compartilhe em sua página do Facebook!


Sobre Lilian Silva

Bióloga e apaixonada pela escrita, estou sempre em busca de informações úteis as quais possam ser reunidas em textos que ajudem as pessoas.

Deixe seu comentário