13 alimentos para manter seu cabelo bonito e sua pele saudável e radiante


Pronta para mudar a alimentação a fim de deixar seu cabelo bonito, e de quebra, ainda cuidar da pele? Ótimo, mas quais são os alimentos que mais contribuem para manter a pele saudável e os cabelos bonitos? Pesquisas vêm mostrando que a escolha de alimentos específicos pode influenciar na sua aparência. O crescimento ou queda dos cabelos, a produção de colágeno, que dá firmeza e elasticidade à pele, o equilíbrio hormonal e outros fatores estão atrelados ao que você escolhe comer. 

Cabelo bonito e pele radiante

Aqui você verá dicas do que comer para ajudar a manter seu brilho.

Cabelo bonito e pele radiantePeixe

Peixes ricos em ômega-3 – ácido graxo – têm benefícios incríveis para a beleza: ajudam a manter a pele saudável e fios de cabelo bonitos. Cerca de 3% do fio capilar é constituído por ácidos graxos. Eles são encontrados nas membranas das células que constituem seu couro cabeludo e nos óleos naturais que mantêm o cabelo hidratado.

Enquanto o salmão é a preferência de muitos, a cavala, a sardinha e a anchova são ainda melhores. Estes peixes são excelentes, porque estão na parte inferior da cadeia alimentar, então não vivem por muito tempo, o que significa que toxinas, como o mercúrio, não se acumulam neles.

Pimentão vermelho

Você sabia que os pimentões vermelhos contêm muito mais vitamina C do que a laranja? A vitamina C é um precursor para a produção de colágeno e também um antioxidante. Quando a luz incide sobre o seu corpo, ela cria os radicais livres. Estes ficam “saltitando” dentro da sua pele, o que leva a danos no DNA e, consequentemente, ao envelhecimento. Os antioxidantes se ligam aos radicais livres neutralizando-os e evitando que causem danos.

Espinafre

O espinafre é rico em betacaroteno, o qual é convertido na poderosa vitamina A. Este nutriente é fundamental para permitir a retenção de umidade adequada à epiderme – camada superficial da pele – ajudando a prevenir rugas e remover pele morta. Para melhor absorção, combine o espinafre com alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou acerola, por exemplo. O espinafre não apenas lhe da força, mas também previne o envelhecimento do seu corpo, incluindo manter o cabelo bonito.

Coco

A água de coco é uma aliada na hidratação natural e contém potássio, um mineral que ajuda a movimentar os nutrientes em nossas células. O óleo de coco, que é rico em gorduras saudáveis, minerais e vitaminas E e K, é um dos melhores nutrientes naturais para um cabelo bonito, impulsionando o crescimento e o brilho ao hidratar o couro cabeludo.

Também é altamente eficaz na redução da perda de proteína, quando utilizado como condicionador o que mantém seu cabelo hidratado, saudável e bonito. O óleo vegetal também pode ser substituído pelo óleo de coco na cozinha.

Óleo de abacate

Que comer abacate nos traz inúmeros benefícios, já sabemos. Mas atualmente é seu óleo que está em alta. Abacate contem boas quantidades de vitaminas A, D e E e ômega-9, portanto é altamente concentrado em um tipo de óleo saudável. Além disso, todos estes nutrientes ajudam a uniformizar o tom da pele ao longo do tempo.

Alho

Este é realmente um dos melhores remédios da natureza, o alho também ajuda a evitar rupturas na pele mantendo-a com aparência mais jovem e uniforme. Para tirar o máximo proveito de sua propriedade antibiótica, o melhor é esmagar ou picar o alho e deixá-lo na tábua de corte por alguns minutos antes de cozinhar.

Nozes

Estes frutos possuem ômega-3 e ômega-6, ácidos graxos que ajudam o corpo a reter a umidade, dando à sua cabeleira um brilho de aparência saudável. O teor de proteína das nozes ajuda a impulsionar os folículos pilosos, tornando o cabelo bonito, cheio e mais forte.

Tomate

Os tomates são super-heróis para a pele, protegendo-a de danos causados pelo sol, graças ao seu alto teor antioxidante. Um estudo recente apresentado no The Royal Society of Medicine, em Londres, revelou que mulheres que receberam cinco colheres de sopa de extrato de tomate, com 10 gramas de azeite por dia durante 12 semanas tiveram uma melhora significativa na capacidade de sua pele em proteger contra danos dos raios UV.

Sementes de abóbora

Estas pequenas maravilhas são ricas em zinco, bem como vitamina A, K e ômega-3, os quais são essenciais para a construção de um fio de cabelo bonito e saudável. Elas também são ricas em ácidos graxos e vitamina C, que são importantes para a produção do óleo natural da pele, protegendo-a e reparando-a.

Couve

Todos as verduras verde-escuras são ótimas para a saúde, mas a couve é uma das mais subestimados. Ela é extremamente rica em vitamina C, um antioxidante importante que combate as toxinas (apenas uma xícara de couve fornece 70% da dose diária recomendada de vitamina C). São nutrientes indispensáveis para uma pele e cabelos saudáveis e bonitos.

Abacaxi

Este mimo doce é rico em vitamina C e uma enzima típica das bromelinas, que é conhecida por ser um amaciante para pele. Beber suco de abacaxi e comer a fruta ajuda o corpo a sintetizar o colágeno, que sustenta a estrutura da pele, enquanto a vitamina C e os aminoácidos ajudam na reparação de células e tecidos, dando-lhe uma aparência jovem. Adicione-o ao seu café da manhã para um deleite refrescante.

Ostras

Estas iguarias de água salgada fazem maravilhas para cabelos, unhas e pele. Elas são uma grande fonte de zinco, o que é importante para o crescimento e função das células da pele.

Aveia

Aveia é um cereal que deve, essencialmente, estar em sua alimentação diária. Ela tem grandes quantidades de zinco, biotina, magnésio e potássio. A deficiência desses nutrientes essenciais pode levar a cabelos mais frágeis quebradiços. Na parte da manhã, você pode adicioná-la às frutas, iogurte, shakes ou fazer o mingau. {Saiba mais sobre os benefícios da aveia e como acrescentá-la ao cardápio}.

Ter um cabelo bonito e uma pele radiante, como você pode ver, está diretamente ligado à sua alimentação. Talvez possa ser difícil comer todos estes alimentos diariamente, mas é possível balancear sua dieta durante a semana, intercalando alguns deles. Consulte seu nutricionista e veja qual a melhor opção para você.

E então, quais destes alimentos já fazem parte de sua alimentação diária? Compartilhe com a gente nos comentários!


Sobre Lilian Silva

Bióloga e apaixonada pela escrita, estou sempre em busca de informações úteis as quais possam ser reunidas em textos que ajudem as pessoas.

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