BOTOX pode ajudar na qualidade de vida 1


A Toxina Botulínica ou como mais comercialmente conhecida, o Botox, utilizado para fins estéticos está cada vez mais sendo introduzido para realização de tratamentos funcionais. Esta nova utilização está trazendo um bom resultado na qualidade de vida e na saúde dos pacientes. Este é o caso quando é utilizado na Odontologia.

[caption id="attachment_10817" align="alignleft" width="250"]Botox Imagem cortesia de Ambro em FreeDigitalPhotos.net[/caption]

O Botox está revolucionando os tratamentos de bruxismo, apertamento dentário, ranger de dentes, enxaquecas, dores articulares e disfunções, que antes de forma convencional eram combatidos com placas ortodônticas, aparelhos, medicamentos entre outros métodos. Porém, após o uso da toxina botulínica (botox) injetada nos músculos da mastigação e outros afins, foram avaliados grandes avanços e benefícios nos pacientes.

A aplicação tem um bom efeito na eliminação da dor (sintoma este considerado pelos pacientes como o mais incapacitante e intolerável) levando muitos a acreditarem em problemas de origem neurológicos e otorrinos. O tratamento começa a apresentar seus primeiros efeitos logo nos dias seguintes, atingindo seu auge no décimo quarto dia e a partir de então é só benefício. Normalmente apenas uma sessão é realizada, pois possui um longo tempo de ação (algo em torno de quatro a seis meses) sendo variável devido a muitos fatores somáticos envolvido nos tratamentos.

Quanto mais sessões são realizadas, maiores são as chances de o paciente dificilmente voltar a experimentar o quadro de dor e disfunções temporo-mandibulares (DTM). O tratamento prolongado com mais de uma aplicação, tem resultados ainda melhores, quando bem associados com algumas mudanças comportamentais e com tratamentos psicológicos. Segundo o cirurgião Buco Maxilo Facial, Victor Hugo Pietnozka Rodrigues, seus pacientes vem apresentando ótimos resultados.
Conforme o cirurgião há casos de pacientes que, após diversos tratamentos, passaram a utilizar essa nova ferramenta e assim deixaram de consumir analgésicos e anti-inflamatórios diários obtendo uma melhora notória na qualidade de vida e até na sua expressão.

Após estudar muito sobre o tema e procurar ter uma visão holística de seus pacientes, o Dr. Victor Hugo levantou algumas das principais etiologias causadoras desses males e como as pessoas podem alterar seu dia-dia para terem uma vida mais saudável.
Existem diversas maneiras de como essas dores se manifestam, sendo algumas de origem como hábitos para funcionais (roer unhas, mascar chicletes e comer balas em excesso, alimentos sólidos de difícil trituração ou que exijam muitas mastigadas até que sejam totalmente triturados), tipos de trabalho que apresentem muitas cobranças e horas trabalhadas (policiais, professores, médicos entre outros), patologias que acometem a região de cabeça e pescoço (tumores, tratamentos quimioterápicos) e sistêmicas (insônia, stress de origem física ou emocional, depressão).

É importante salientar que o tratamento envolve não só apenas a aplicação do produto, mas uma necessidade de mudança em vários aspectos, para poder enfim termos a cessão destes sintomas e sua extinção da vida do paciente.
“A toxina reduz a hiperatividade muscular e a contração, principais causas do processo inflamatório e consequentemente a dor.

O tratamento com botox está mudando a vida das pessoas e oferecendo não apenas um paliativo, mas tratando e eliminando o problema, freando a contração muscular”, finaliza o cirurgião.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “BOTOX pode ajudar na qualidade de vida

  • Pingback: BOTOX pode ajudar na qualidade de vida « Saúde em alta