Veja os principais benefícios de suco de couve

Suco de couve

Imagem cortesia de phasinphoto em FreeDigitalPhotos.net

Longe de ser uma unanimidade, a couve detém um sabor bem característico, além de ser um parente não muito distante da couve de Bruxelas e do repolho. Embora apresente um sabor amargo, as folhas desse vegetal proporcionam uma refeição que fortalece o organismo e também produz um suco repleto de nutrientes. Basta uma pequena quantidade dessa preciosa bebida para que o organismo receba uma elevada parcela das vitaminas e minerais contida no vegetal. Some-se a isso a possibilidade de obter um razoável mix de bebidas cremosas. Na sequência, saiba um pouco mais sobre os benefícios que a couve propicia à sua saúde.

Benefícios do suco de couve.

Proporciona mais energia

O suco de couve é altamente concentrado nos nutrientes que seu corpo precisa para gerar energia. O grande volume de vitaminas do complexo B presente nessa bebida, por exemplo, atua em conjunto para ajudar o corpo a produzir energia a partir dos nutrientes.
Excelente fonte de ferro e o cobre, o suco de couve catalisa as enzimas usadas pelas células para suprir o combustível necessário ao organismo. Além disso, o ferro também colabora para fornecer o oxigênio usado durante o metabolismo celular. Uma porção de 1/4 de xícara de suco de couve garante cerca de 1 mg de ferro, equivalente a cerca de 10% das porções diárias recomendadas para os adultos.

Fortalecimento de ossos e dentes

Outra vantagem do suco de couve é que se trata de uma bebida dotada de elevados teores de cálcio e vitamina C, dois nutrientes básicos para manter a saúde dos ossos em bom estado, já que para a manutenção da densidade óssea é fundamental a ingestão constante de cálcio em sua dieta visando ostentar a densidade óssea. O caminho reverso, o baixo consumo de cálcio, acelera a perda óssea conforme nos tornamos mais velhos.
A vitamina C enrijece os ossos e estimula a síntese de colágeno – fundamental para protegê-los de possíveis desgastes – e, consequentemente, evita dores nas articulações vinculadas à deficiência do referido nutriente.

Melhora da saúde visual

Incorporar o suco de couve na dieta contribui para desenvolver uma visão mais precisa. Como esse vegetal é rico em vitamina A, ele melhora sensivelmente o nível de visão noturna, desempenhando um papel preponderante na detecção da luz.
Além disso, o suco de couve também contém zeaxantina e luteína, duas substâncias que promovem a saúde ocular a longo prazo e ajudam os olhos a filtrar os raios de luz nocivos ao órgão, impedindo que seus tecidos sensíveis interiores sofram deterioração.

Células do sangue mais saudáveis

As vitaminas A e K, encontradas em generosas concentrações no suco de couve, estimulam as funções executadas pelas células presentes na corrente sanguínea.
A vitamina A é quem orienta o desenvolvimento das hemácias e dos leucócitos, transformando as células-tronco sanguíneas imaturas contidas na medula óssea em células do sangue funcionais e maduras. Isso cria o aumento da produção de glóbulos vermelhos, responsáveis por manter a circulação do oxigênio em um patamar saudável, além de fomentar o desenvolvimento dos leucócitos, necessários para que o organismo tenha um sistema imunológico robusto.
Já a vitamina K controla a função das plaquetas, assegurando que elas consigam formar coágulos sanguíneos. Como referência, um copo de suco de couve, aproximadamente, oferece cerca de 496 microgramas de vitamina K, número bem próximo da exigência cotidiana desse nutriente. Leia também: Dietas de limpeza, desintoxicação e depuração

Como melhorar o aroma

Embora extremamente benéfica ao organismo, o aroma peculiar da couve não produz o suco mais saboroso do mundo. Felizmente, existem maneiras de tornar a bebida mais palatável. Experimente, por exemplo, tomar o suco de couve com frutas congeladas, farelo de semente de linhaça, leite desnatado e iogurte grego para conseguir uma textura bem cremosa e altamente nutritiva. Alternativamente, o suco também pode aparecer em outras refeições, dando um toque especial às sopas, por exemplo.

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