Aprenda mais sobre as fantásticas propriedades curativas e benefícios do limão 2


Entre as fantásticas propriedades curativas e benefícios do limão, destacamos: fortalece o sistema imunológico, purifica e desintoxica o organismo. Com a sua casca brilhante, o limão é uma fruta cítrica, aroma fresco e cor pálida, o limão pode ser adicionado às refeições, sucos e até mesmo a água pura. E, embora o limão possua muitos benefícios para a saúde, ele também é associado à alguns efeitos colaterais leves que fazem com que o seu consumo deva ser moderado.

Uma característica quase que exclusiva do limão é que ele tem a capacidade de florescer o tempo todo, é possível ver em um limoeiro, frutos verdes e maduros ao mesmo tempo. Devido a este fato a produção dessa fruta está presente durante todo o ano, com uma desaceleração durante os meses mais frios. Ao contrário de outras frutas cítricas, esta pode atingir a maturidade, mesmo depois de colhido.

Propriedades curativas e benefícios do limão

Limão, suas propriedades e seus benefíciosO limão possui óleos essenciais de composição complexa: limoneno, pineno, citral, citronelal, terpineol, canfeno, felandreno, cumarinas, flavonoides, vitamina C, carotenoides, mucilagens, oxalato de cálcio. Abundante pectina, sacarose, glicose, frutose, ácido cítrico, ácido málico, minerais, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobre e outras importantes vitaminas, B e A.

Faz a purificação e desintoxicação do organismo com o seu consumo regular, de preferência pela manhã com o estômago vazio, ajuda a regular o intestino e a combater a celulite.
De acordo com estudos recentes nos EUA, a utilização regular de uma substância contida no limão, chamada limoneno, que é usada com sucesso para a destruição de pedras na vesícula biliar, pode também prevenir alguns tipos de câncer, especialmente relacionados ao pâncreas, estômago e intestinos.

O limão é altamente recomendado contra náuseas, diarreia e especialmente para fortalecer o sistema imunológico; seu suco fresco tem a capacidade de prevenir a aterosclerose, tem benefícios sobre o fígado, pâncreas e no sangue, facilitando o fluxo deste. O limão, quando recém-colhido, é anti-anêmico, bom ativador de defesas e um excelente desinfectante. O limão também é anti-hipertensivo, anti-espasmódico e diurético, aplicado à pele e membranas mucosas é antibacteriano e antifúngico.
Este fruto é também um inseticida natural eficaz: pendurar nos armários uma bolsa de lona contendo casca seca de limão é suficiente para para matar as traças.

Utilidades do limão 

O suco fresco pode ser usado em aplicação tópica para feridas, herpes e outras doenças da pele.
A limonada fervida é usada contra resfriados.
A compressa de suco aplicada na parte superior do estômago interrompe o vômito. É também usado contra obstruções crônicas do fígado e baço.
O limão ajuda em problemas de digestão, quando misturado com água quente e também é eficaz na cura da azia, náuseas e obstinação intestinal.
Beber água de limão de forma consistente todas as manhãs funciona como um tônico, estimula o fígado a produzir bile e estar pronto para digerir os alimentos que você ingere durante o dia.
Água de limão também pode ajudar no alívio dos sintomas de amigdalite, asma e dor de garganta.
Sementes de limão cozidas no leite de vaca tem efeito vermífugo.
Para a estabilização da pressão sanguínea deve ser tomado o suco de 2 limões num copo de água, 2 ou 3 vezes ao dia.

Vitaminas do limão

Os limões fornecem muitas vitaminas, veja como estas são importantes para o organismo.

Vitamina C: Ajuda a prevenir e tratar infecções, acabar com febres altas e acelerar a cicatrização de feridas.Ajuda o sistema imunológico a combater doenças e infecções. Ela é essencial para a síntese de colágeno e é um componente estrutural e essencial dos vasos sanguíneos, ossos, ligamentos e tendões.

Vitamina A: É necessária para o funcionamento normal do sistema imunitário, para a vista, suporta o crescimento dos ossos e desenvolvimento dos dentes e ajuda a manter os cabelo, mucosas e pele saudáveis.

Vitamina B5: É essencial para o processo metabólico dos alimentos e apóia a formação dos hormônios e do colesterol bom.

Outros fatos interessantes sobre essa fruta

Segundo uma pesquisa feita pelos japoneses, as pessoas que trabalham em computadores cometem 54% menos erros se o ambiente em que trabalham possuir cheiro de limão. O óleo essencial do limão facilita a concentração e a memória.
Esfregar o couro cabeludo com uma loção feita com 2 colheres de chá de azeite de oliva, suco de limão e 1 colher de chá ajuda a combater a fraqueza e perda excessiva de cabelos.
Beber água com limão é uma abordagem comum durante dietas de desintoxicação ou como parte de planos de perda de peso. Limão com água contém nutrientes que seu corpo precisa, tais como a vitamina C, potássio e fibras. No entanto, esta fruta também pode causar efeitos colaterais se for ingerida em grandes quantidades.

Malefícios do limão

Erosão Dentária:

Consumir muitos alimentos ou bebidas ácidas, como o limão, provoca um extenso contato do ácido com os dentes. Isso vai corroer o esmalte do dente e fazer com que os dentes fiquem sensíveis, especialmente para alimentos quentes ou frios. Para proteger os dentes é aconselhável beber bebidas ácidas através de um canudo.

Azia:

Consumir muito limão pode provocar azia ou fazer piorar os sintomas de quem já sofre com o problema. A azia ocorre quando o esfíncter esofágico entre o esôfago e o estômago não funciona adequadamente e o ácido do estômago se move de volta para o esôfago, um processo conhecido como refluxo; a azia também é conhecida como refluxo ácido. Cortar alimentos e bebidas ácidas ajuda a prevenir e/ou aliviar os sintomas de azia.

DRGE e Úlceras:

DRGE é também conhecida como doença de refluxo gastroesofágico, cujos sintomas são azia, náuseas e vômitos. Sintomas de DRGE são desencadeados por alimentos gordurosos, picantes ou ácidos, e o suco de limão é um deles. O suco de limão pode agravar os sintomas da DRGE pois o teor de ácido pode irritar a mucosa esofágica.

Queimaduras:

O contato com o sumo da casca de limão e exposição ao sol faz com que apareçam queimaduras e manchas na pele. A pele sofre um processo chamado de fito fotodermatose que é uma reação alérgica aos compostos químicos encontrados nas frutas cítricas.

Como podemos observar que o limão possui mais benefícios do que malefícios, é uma fruta muito nutritiva e essencial para a saúde. O limão deve ser consumido regularmente, porém como todo alimento ingerido de forma exagerada, causa efeitos desagradáveis, então, consuma sempre com moderação.

Veja também:
LIMÃO: UM MINI GUIA PARA CONHECÊ-LO
O LIVRO: O PODER DA CURA DO LIMÃO


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

2 pensamentos em “Aprenda mais sobre as fantásticas propriedades curativas e benefícios do limão