Colchões, travesseiros e hábitos que contribuem para o bem estar 3


Coisa boa é acordar com aquela sensação de noite bem dormida não é? A gente acorda com aquela maravilhosa sensação de bem estar, mas se a noite foi mal dormida, vamos combinar: acabou com o nosso dia! Dá um mau humor danado, desconforto geral, fora as dores no corpo. Se você está entre as pessoas que tem problemas na hora de dormir, veja algumas dicas.

bem estarQuer descansar tranquilamente? Deixe o quarto o mais calmo e silencioso possível. O local onde o nosso corpo repousa é um dos maiores responsáveis pela saúde da coluna, que se reflete no bem estar físico, psíquico e na nossa qualidade de vida.

A luz
Apague a luz, pois a luz é responsável por bloquear o hormônio que regula o sono, chamado melatonina, e, por isso, faz com que o
organismo não consiga dar início ao ciclo noturno.

O som
Nada de aparelhos eletrônicos ligados, ok? As informações auditivas transmitidas também prendem a atenção e assim contribuem para os sinais de insônia. Assim como a ausência de luz, o silêncio é também um detalhe de extrema importância para o sono tranqüilo. Isso porque a audição é o único sentido que não relaxa totalmente quando dormimos, mantendo-se sempre alerta. Por isso, qualquer barulho, até mesmo músicas instrumentais ou sons de água, podem causar desconfortos e atrapalhar a qualidade do sono.

Comer antes de dormir
Segundo alguns nutricionistas o ideal é preferir alimentos ricos em triptofano, como banana, grão-de-bico, amendoim e leite desnatado, quente. Apesar de leves, algumas bebidas também devem ser evitadas: café, mate, chá verde ou preto, por serem estimulantes, devem estar fora do cardápio noturno. Assim como o álcool, porque resultará em um sono fragmentado e de má qualidade.

Qual a importância do travesseiro e do colchão  para o bem estar?

Travesseiro
Bem, o travesseiro precisa estar ajustado na curvatura da coluna cervical, impedindo que o pescoço incline para frente ou caia
para trás. Deite-se sempre de lado, use travesseiro médio, preenchendo o espaço entre a cama e a orelha, de modo que o
pescoço fique alinhado com o tronco.

Colchão
Colchões de má qualidade e desconfortáveis ocasionam dores nas costas, que acabam afetando o desempenho das atividades cotidianas em casa e no trabalho. Não é verdade que passamos um terço da nossa vida dormindo? Isso significa que o modo de dormir, onde dormir e a forma do sono têm importância fundamental. Então dando prioridade a isso é que precisamos tomar certos cuidados com a saúde quando estamos acordados, mas também tomar cuidado com o ato de dormir.

Qual o colchão ideal? (Ecolchão – A loja especialista em colchão)
Aquele modelo bem duro, que não se adapta às curvas da coluna, deve ser evitado, pois cria pontos incômodos de pressão em seus ombros e quadris. Podendo causar problemas graves no corpo. Já um colchão muito macio pode ocasionar curvas ou distorções na superfície, promovendo um desalinho da coluna vertebral. A tensão viciosa que o músculo da área cervical, dorsal, lombar e glútea faz para restaurar a posição natural da coluna durante o período do sono deixa a musculatura tensa, produz o desconforto e a dor pela manhã, agravando problemas de postura.
O colchão ideal é aquele no qual a coluna se molda na posição correta, e sustenta corretamente o peso do seu corpo, proporcionando descanso e sensação de bem estar.
Melhore sua qualidade de vida, deite-se sempre de decúbito dorsal horizontal (de barriga para cima) ou em decúbito lateral (de lado).


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

3 pensamentos em “Colchões, travesseiros e hábitos que contribuem para o bem estar