Conheça a auriculoterapia e se beneficie dos poderes da acupuntura auricular


A auriculoterapia, também conhecida como acupuntura auricular, é uma terapia alternativa que se baseia em pontos de acupuntura existentes na orelha, cujo estímulo resulta no tratamento de problemas como a ansiedade e o excesso de peso. Ao contrário do que se imagina, tais pontos podem ser explorados não apenas com agulhas, mas também com cristais, sementes etc.

Neste artigo, traremos mais detalhes a respeito da auriculoterapia e seus benefícios à saúde. Para começar, vamos conhecer um pouco da história dessa terapia.

História da auriculoterapia

A história da auriculoterapia remonta à Antiguidade, tendo sido conhecida e utilizada primeiramente no Oriente, por chineses e indianos. No Egito Antigo, descobriu-se que a técnica podia funcionar como um método contraceptivo. Ela bloqueava a ovulação nas mulheres, evitando a gravidez indesejada.

A auriculoterapia também foi conhecida do “pai da medicina”, Hipócrates. Ele estudou e registrou alguns tratamentos que se baseavam no estímulo de pontos auriculares. Em obras antigas de Medicina, a auriculoterapia é mencionada e a possibilidade de tratamento de enfermidades através dela é abordada. Isso se deve à relação estabelecida entre pontos da orelha e órgãos internos.

O médico italiano Antonio Maria Valsalva, nos séculos XVII e XVIII, dedicou boa parte de seus estudos ao ouvido humano. Ele ficou famoso pela descrição da trompa de Eustáquio, também conhecida como tuba auditiva. Para a auriculoterapia, ele teve a importância de descobrir um tratamento para dor de dente através do estímulo de um ponto da orelha.

Mas foi somente na década de 1950 que o médico francês Paul Nogier fez um estudo mais apurado da auriculoterapia. Ele desenvolveu um mapa dos pontos auriculares e também escreveu diversos livros sobre o assunto. Um deles, que foi traduzido para o português, intitulado Noções Práticas de Auriculoterapia, pode ser encontrado para venda online.

Mapa dos pontos auriculares

Auriculoterapia: terapia através das orelhasO mapa dos pontos auriculares foi desenvolvido pelo Dr. Paul Nogier. Ele consiste numa série de pontos na orelha que estão relacionados a determinada região do corpo ou órgão. Quando do tratamento de enfermidades, esses pontos são estimulados de acordo com a parte do corpo à qual o male está associado. Segundo a tradição, para encontrar os pontos auriculares, deve-se imaginar sobre a orelha um feto humano de ponta-cabeça. A posição dos órgãos no feto representará mais ou menos a posição de cada ponto auricular.

São 30 os pontos de Nogier: do olho, olfativo, dos maxilares, dos pulmões, auditivo, do estômago, da garganta, das gônadas, do pâncreas, do coração, biliar, retal, do nervo ciático, do joelho, do rim, do trigêmeo, da agressividade, do trago, da pele, do ombro, zero, do membro inferior, do membro superior, da alergia, de Darwin, de síntese, cerebral, occipital, genital e medular.

Benefícios da auriculoterapia

Os benefícios da auriculoterapia se dão através da relação que há entre pequenos pontos na orelha e o restante do organismo. Graças a isso, a terapia pode ser especialmente eficaz no tratamento das seguintes condições:

  1. Ansiedade e depressão: 

    O combate à ansiedade e depressão através da auriculoterapia se dá por meio de uma harmonização do sistema energético. Isso promove maior tranquilidade e equilíbrio do Qi.

  2. Excesso de peso e compulsão por comida: 

    A auriculoterapia não emagrece, mas auxilia na perda de peso graças ao combate à ansiedade, principal causa da compulsão por comida.

  3. Dor ciática: 

    O Dr. Paul Nogier foi introduzido à auriculoterapia através de uma curandeira francesa que, por meio do estímulo de pontos auriculares, realizou o tratamento de um cliente com dor ciática. Esse tratamento já era conhecido no século XVII por um médico português chamado Zacutus Lusitanus.

  4. Vícios: 

    Vícios como o tabagismo podem ser combatidos através da auriculoterapia uma vez que o estímulo de pontos específicos gera determinação no indivíduo. Como a terapia é eficaz contra a ansiedade, principal causa do tabagismo, o paciente acaba eliminando o problema pela raiz.

Como funciona?

Inicialmente, o médico terapeuta faz o correto diagnóstico do problema a ser tratado e uma avaliação geral do estado físico e emocional do indivíduo. Em seguida, são inseridas agulhas, sementes ou algum outro material nos pontos auriculares específicos para tratamento daquela condição. As agulhas ou sementes são então fixadas com esparadrapo e é feito o estímulo dos pontos.

Após, o paciente permanece com as agulhas ou sementes implantadas em sua orelha por de 3 a 7 dias, realizando o estímulo em si mesmo algumas vezes por dia. Findados o período de tratamento, o indivíduo pode remover as agulhas ou sementes de sua orelha sem quaisquer riscos.

O estímulo dos pontos auriculares restaura o equilíbrio do Qi. Este nada mais é do que uma metáfora chinesa para as reações químicas que se produzem em nosso organismo. Segundo a medicina tradicional chinesa, o Qi flui pelo corpo através de meridianos, assim como o sangue flui através dos vasos sanguíneos.

Recomendações e contraindicações

A auriculoterapia é contraindicada para gestantes e pessoas com inflamações nas orelhas. Pessoas que utilizem agulhas permanentes devem ter especial cuidado e evitar banhos de mar, pois as agulhas podem vir a enferrujar. Pessoas alérgicas às agulhas comumente usadas na terapia devem procurar outros materiais para estímulo dos pontos auriculares.

Por fim, deve-se lembrar que a auriculoterapia não é necessariamente feita através da perfuração dos pontos, e pessoas com hipersensibilidade à dor podem optar por outras formas de estímulo.

Vimos, portanto, que a auriculoterapia é eficaz no tratamento de diversas condições, proporcionando equilíbrio e saúde ao organismo. A auriculoterapia é especialmente indicada para aqueles que sofrem de ansiedade, auxiliando na perda de peso e no combate à insônia. Também é recomendada para os que sofrem com vícios, como o tabagismo.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e familiares e deixe seu comentário!

Deixe seu comentário