O que são os anabolizantes e quais são os riscos que eles representam?


O que são os anabolizantes?

Os anabolizantes são substâncias produzidas em laboratório (DROGAS) à partir do famoso hormônio masculino chamado testosterona. Eles são um medicamento. Seu uso é indicado para a reposição hormonal de pacientes que apresentem déficits hormonais, que sejam acometidos por desgaste muscular ou até mesmo pacientes com AIDS. Apesar de sua criação ter função clínica, logo os esteroides anabolizantes ficaram conhecidos no mundo da musculação e famosos na busca pelo corpo perfeito, por conta dos resultados musculares que eles proporcionam aos seus usuários.

[caption id="attachment_11109" align="alignleft" width="250"]Anabolizantes Imagem retirada do GOOGLE[/caption]

Os esteroides anabolizantes existem na forma de injeções, capsulas e comprimidos. Uma de suas ações no corpo humano é aumentar a concentração de água nas células, e isso faz com que os músculos cresçam mais rápido, uma vez que a água está presente em nossos tecidos musculares. Não só neles, mas no corpo todo de forma geral. Só para ter uma ideia: existem mais de vinte tipos de anabolizantes!

Uma vez no corpo, eles agem em certas células, tais como a dos tecidos musculares e do fígado, provocando alterações biológicas e químicas no organismo. Para explicar de uma maneira simples, você deve compreender que anabolismo é a fase em que o corpo reabastece sua energia e reconstrói as células destruídas.

E os anabolizantes fazem exatamente isso e com uma velocidade incrível. Um praticante de musculação que faz o uso de anabolizantes pode obter resultados até oito vezes mais rápidos do que um atleta comum. Mas como nem tudo são flores…

Riscos do uso de anabolizante?

Existe um grande detalhe nisso tudo: Fazer uso de anabolizante custa caro para o corpo e sua saúde! Os efeitos colaterais são extremamente maléficos e podem levar à morte.

Como dito, anabolizantes são um medicamento e só apresentam reais benefícios quando há a verdadeira necessidade e sob prescrição médica.

Efeitos comuns dos anabolizantes:

  • Por causa da dose extra de testosterona no corpo o metabolismo aumenta seu ritmo e as células ficam com suas funções aceleradas,
  • Quando são ingeridos, eles circulam por todo o corpo e entram nas células que formam vários dos nossos órgãos.
  • Por causa do aumento da concentração de água no interior das células, elas incham. Ou seja, os seus músculos incham também.
  • As células do corpo possuem capacidade elástica. E os anabolizantes incentivam essa elasticidade, aumentando o tamanho delas. Mas vale lembrar que existe um limite para tal
  • O aumento rápido da massa muscular pode sobrecarregar os tendões, que poderão romper-se. Na pior das hipóteses eles se desprendem dos ossos… E o resultado é desastroso.
  • O excesso do hormônio no corpo diminui a absorção de cálcio, o que enfraquece os ossos.
  • O uso de anabolizantes melhora a performance muscular. Muitos atletas se utilizam deles em competições. Não é raro notícias de atletas pegos em exames antidoping.

Efeitos colaterais derivados do uso indiscriminado de anabolizantes:

Câncer no fígado
O fígado processa tudo o que ingerimos. O uso exagerado de esteroides anabolizantes tende a sobrecarregar o fígado, fazendo com que ele não consiga executar suas funções corretamente. Se isso acontecer as células podem começar a ter nódulos, o que dá início ao câncer.

Problemas cardíacos e colesterol
A retenção dos líquidos tende a provocar o aumento da pressão arterial. Isso pode combinar com o aumento do tamanho do órgão. A ação da droga no corpo gera o aumento do LDL, considerado o colesterol nocivo ao corpo. A gordura pode se acumular nas paredes das artérias.  Isso combinado com o aumento do coração e da pressão arterial pode causar o entupimento das artérias levando a um derrame.

Impotência sexual e ginecomastia
Nos homens o aumento de testosterona no corpo tende a cessar a produção dos testículos, que irão atrofiar e reduzir seu tamanho. O homem pode ficar não somente temporariamente impotente como também estéril. Na ginecomastia os homens desenvolvem mamas.

Também vale dizer que com o uso de anabolizantes há o aparecimento ou aumento da acne. E nas mulheres há crescimento dos pelos, engrossamento da voz, aumento do clitóris e os ciclos menstruais diminuem temporariamente.

Podemos concluir que os esteroides anabolizantes somente trazem benefícios quando há necessidade e acompanhamento médico. O uso indiscriminado possui efeitos colaterais indesejáveis e perigosos.

Veja também:
Dieta ortomolecular – o que é, como fazer
Proteínas: essenciais para os músculos e para a saúde
Dicas para ganhar ou reforçar seus músculos
Saiba quais são os riscos e as consequências do uso de esteroides


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário