Alimentos saudáveis ou nem tanto assim


Na hora de buscar alimentos saudáveis, muitas vezes as pessoas acabam sendo iludidas por determinados alimentos que transmitem um aspecto saudável que nem sempre é real, ou ao menos não tão verdadeiro.

Alimentos saudáveis ou nem tanto assim: conheça alguns alimentos que não são tão saudáveis como se imagina.

[caption id="attachment_10709" align="alignleft" width="250"]Alimentos saudáveis Imagem cortesia de Kibsri em FreeDigitalPhotos.net[/caption]

De acordo com alguns especialistas em nutrição, certos alimentos, supostamente saudáveis, podem até comprometer uma boa dieta devido ao seu caráter nocivo ao organismo. Por conta disso, vale a pena conhecer algumas armadilhas causadas pela aparência ou pela desinformação, que leva muitas pessoas a ingerirem determinados produtos sem uma devida pesquisa. A seguir, confira alguns exemplos do que deve ser eliminado do cardápio ou não dar tanto destaque.

Atenção aos alimentos integrais
Tido como um dos um itens principais no rol dos alimentos saudáveis. Já faz algum tempo, criou-se o hábito de dizer que tudo que é integral é saudável. Mas, não é bem assim. Segundo os nutricionistas, alimentos integrais são aceitáveis e benéficos apenas quando estão em estado orgânico. Os especialistas alertam para a quantidade extrema de agrotóxicos que podem acabar se concentrando em alguns dos alimentos ricos em fibras.

Nem toda salada é recomendada
Associar salada à palavra saúde também é algo bem comum. O problema é quanto folhas e legumes são acompanhados por complementos repletos de gordura, como, por exemplo, a maionese. Isso produz um acúmulo absurdo de calorias, que com certeza, levarão muito tempo para serem “expelidas” do corpo. Pensando nisso, se for comer uma salada “recheada”, não é recomendado abusar dos molhos. Muitas vezes, restaurantes costumam disponibilizar uma quantidade enorme de molhos. E este é o maior problema. O ideal seria não adicionar nenhum deles e se limitar ao azeite e sal, com este em doses mínimas. Entretanto, se algum molho for acrescentado, que seja um com características light.
Outro cuidado que deve ser tomado em relação às saladas é a sua respectiva lavagem, que deve ser priorizada e realizada sem pressa afim de se evitar problemas estomacais.

Sucos e chás
Sucos e chás são ótimos quando são, extremamente, naturais. Desse modo, os famosos sucos “de caixinha” são uma péssima escolha. Além disso, esses produtos detêm uma grande quantidade de conservantes, o que produz aquele sabor forte artificial da maioria deles. Conservantes trazem prejuízos às funções intestinais, também são ricos em açúcar e podem conter altas concentrações de sódio. Por tudo isso, é claro que os sucos naturais devem ser priorizados em detrimento dos demais. Um outro fator que contribui para isso é a manutenção das vitaminas, que no caso dos artificiais se dissipam no meio dos processos. Um detalhe interessante a se salientar sobre os sucos é que o de laranja, mesmo natural, é bem calórico.
Algumas pessoas têm o hábito de consumirem chás em lata, porém, estes são tão prejudiciais quanto os refrigerantes. Os flavonoides, que atuam como antioxidantes são mantidos, mas o problema é em relação às elevadas doses de açúcar que esses chás possuem.
Sopas prontas e que são preparadas após adição de água quente também estão longe de serem saudáveis. Algumas destas sopas apresentam taxas de sódio muito superiores às recomendadas para um único dia.
Leite em caixa também não é o ideal devido à quantidade de agrotóxico. Por isso, prefira o leite orgânico.

Comida Japonesa
Dizer que alimentação japonesa é saudável às vezes é redundante. No entanto, deve-se tomar cuidado, pois o excesso de molho de soja, devido à alta concentração de sódio, pode comprometer a saúde. Dê preferência ao sashimi, que possui pequenas taxas calóricas.

Barras de cereais
Considerado por muitos como um dos alimentos saudáveis, Mas, nem toda barra de cereais é saudável. Na maioria das vezes, elas são consumidas com o intuito de se recuperar parte da energia perdida após realização de atividades físicas. Mas, o grande problema é que muitas barras de cereais exageram na quantidade de açúcar e podem ser muito calóricas. É importante é observar o rótulo antes de consumir.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

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