Veja alguns alimentos indispensáveis para uma boa nutrição 1


Devido aos avanços nas pesquisas sobre alimentos, descobriu-se uma imensa gama de benefícios que podem ser adquiridos durante a sua ingestão. Mas, para isso, é necessário saber o que, de fato, faz bem à saúde. A seguir, conheça uma lista com alguns dos alimentos indispensáveis a uma alimentação saudável. A lista foi publicada pelo renomado portal estadunidense Huffington Post.

Conheça alguns alimentos indispensáveis a uma alimentação saudável e que propiciam uma boa nutrição.

alimentos indispensáveis

Imagem cortesia de Rawich em FreeDigitalPhotos.net

O cupuaçu
Para começar a lista de sugestões, vá além do tradicional suco dessa exótica fruta e aprenda a utilizá-la em outras receitas.
Vale a pena redescobrir o uso do cupuaçu, pois de acordo com os especialistas, essa fruta detém substâncias antioxidantes com níveis de concentração difíceis de serem encontrados em alimentos do mesmo grupo. A “super fruta” deve a sua reputação a uma forte união entre as vitaminas B1, B2 e B3 e uma extensa lista repleta de ácidos graxos. Isso faz com que a quantidade de antioxidantes atue de modo eficaz durante o combate, por exemplo, dos radicais livres.

O alho negro
Detentor de um aroma doce em comparação com o alho branco, a aparência escura do alho negro é obtida após um lento processo de fermentação que leva, aproximadamente, um mês para ser concluído. Entretanto, a distinção para o alho tradicional ultrapassa a cor. Segundo os nutricionistas, o chamado alho negro se diferencia do comum devido ao número de antioxidantes que carrega consigo e, essencialmente, à intensa presença do elemento S-alilcisteína, importante para a prevenção do surgimento do câncer.

O feijão azuki
Menos gorduroso e mais proteico, o feijão azuki tem conquistado muitos adeptos cotidianos de uma alimentação saudável. Rico em fibras, age como um importante componente durante a digestão dos alimentos. Além disso, como possui elevadas doses de zinco, acaba exercendo um controle maior dos índices de açúcar no sangue e proporciona proteção às articulações. No entanto, a substância mais importante do feijão azuki é o potássio. Devido à sua alta concentração, o alimento reduz, consideravelmente, as probabilidades de uma pessoa vir a ter um derrame e ainda “gerencia” a pressão arterial.

A spirulina – Se desejar pode saber mais ou COMPRAR AQUI
Além de conter altas doses de vitamina B12 e ferro, provavelmente um dos itens menos conhecido nessa lista de alimentos indispensáveis, concentra uma quantidade de vitamina A muito superior em relação à cenoura. Os benefícios oriundos da intensa presença de fitoquímicos em sua estrutura auxiliam na redução dos males ocasionados por doenças como a osteoporose e menopausa. Além disso, essas substâncias são importantes aliados na prevenção do desenvolvimento de determinados cânceres. Essa espécie de alga ainda atua como agente inibidor do apetite, pois no estômago, a spirulina se converte em um tipo de gel, provocando uma sensação de saciedade.

A alcachofra-de-jerusalém
A alcachofra-de-jerusalém mantém o aroma adocicado típico dessa espécie alimentar. Contudo, se diferencia das demais por possuir alta concentração de antioxidantes e ferro. Isso faz com que ela seja mais eficiente na eliminação dos riscos de o organismo apresentar um quadro anêmico ou ligado à fadiga. Rica em inulina, é altamente indicada às pessoas diabéticas, pois essa substância consegue controlar a quantidade de açúcar presente no sangue.

A manteiga clarificada
Provinda da Índia, essa manteiga é uma ótima fonte de fortalecimento do organismo, uma vez que enrijece o seu sistema imunológico. Embora a sua ingestão deva ser conduzida em baixas doses – contém excesso de gordura –, a manteiga clarificada auxilia na manutenção de uma boa memória e na estabilidade estomacal.

O Chá de kukicha
A kukicha é uma erva, tradicionalmente, usada pelos povos orientais há milênios. Com uma preparação feita através dos talos e caules, o chá dessa poderosa planta é capaz de amenizar complicações e dores provocadas por problemas gastrointestinais, como, por exemplo, a gastrite. Devido à sua baixa concentração de cafeína em relação a outros chás, a bebida produzida a partir da kukicha faz parte da lista de alimentos indispensáveis para quem sofre de ansiedade crônica.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Veja alguns alimentos indispensáveis para uma boa nutrição