Alimentos ideais para os dias mais quentes 1


O verão é uma estação propícia para estabelecer boas dietas devido aos alimentos desintoxicantes que podem passar a compor o cardápio, alimentos ideais para serem consumidos durante os dias mais quentes do ano. Por isso, aproveite intensidade do sol para realizar a prática de exercícios e os alie a uma alimentação típica da estação.

Veja alguns alimentos ideais para os dias mais quentes.

[caption id="attachment_10721" align="alignleft" width="376"]Alimentos ideais Imagem cortesia de nuchylee em FreeDigitalPhotos.net[/caption]

Não se assuste com a inclusão da sopa dentre as dicas relacionadas abaixo, pois se tratam de versões frias e muito saborosas.

 

A importância da salada
Importantes em qualquer época do ano, as saladas recebem ainda mais destaque durante as estações mais quentes. Aproveite o verão para recompor tudo o que foi desprezado no inverno, época na qual a maioria das pessoas tem uma profunda aversão ao consumo de saladas cruas. Na hora do preparo, conceda uma atenção especial às cascas, pois estas costumam concentrar grande parte das fibras e nutrientes. Contudo, antes do consumo, efetua uma lavagem minuciosa de todas as partes de cada alimento.
Dentre os vegetais que não podem faltar em sua salada, os nutricionistas aconselham a não desprezar aqueles pertencentes ao grupo das brássicas, tais como o nabo, o agrião, o brócolis, o repolho, o rabanete, a couve de Bruxelas e a couve-flor. Esse conjunto é imprescindível devido ao caráter purificador ostentado por cada um deles. Essa característica é perfeita para expurgar do organismo as toxinas – presentes em conservantes, acidulantes e corantes – que são ingeridas, indiretamente, através do consumo de produtos industrializados.

Prove sopas diferentes
Para quem não conhece, as sopas frias são sempre uma ótima pedida durante o verão. Para extrair o máximo de benefícios desses pratos peculiares, vale a pena acrescentar porções generosas de beterraba. Por outro lado, caso queira adicionar queijos, evite os que possuam coloração amarelada, pois além de deterem um sabor denso acabam trazendo consigo uma quantidade desnecessária de calorias.
A beterraba é essencial às sopas por ser rica em óxido nítrico. Esta substância tem a função de facilitar a absorção de nutrientes, oxigênio e sangue por parte dos músculos. Portanto, o consumo de beterraba pode auxiliar e muito a prática de exercícios físicos.

Saiba utilizar os temperos
O efeito destoxificante da sua dieta de verão ganhará mais intensidade se você souber usar condimentos à base de alimentos funcionais. Dessa maneira, na hora de preparar o arroz – preferencialmente integral –, experimente colocar um pouco de cúrcuma, curry ou açafrão da terra. Assim, você estará revigorando o organismo ao mesmo tempo em que aperfeiçoa determinadas funções vitais.
Além dos tradicionais cebola e alho – que reúnem um grande poder destoxificante e anti-inflamatório –, que sempre devem estar presentes na preparação dos pratos, para os peixes é aconselhável incrementar o tempero com alecrim, uma vez que este atua como um grande fator antioxidante devido à quantidade de flavonoides existentes em sua composição.

Para quem não come salada crua (Veja aqui uma dieta alternativa para quem não gosta de salada)
O seu sabor pode não ser muito agradável, mas o suco verde é uma alternativa às pessoas que não consomem saladas em sua forma crua. Para fazer a bebida utilize uma fruta, água de coco, chá verde, limão, aipo, gengibre e couve. Consumindo tudo isso, você estará presenteando o seu corpo com uma boa dose de substâncias ricas em propriedades hepáticas, diuréticas e termogênicas.

O chá gelado
Com uma “pitada” de folhas, o chá verde pode contribuir bastante para o chamado efeito detox. Conseguir isto é fácil. Depois de preparar a bebida, basta aguardar o tempo necessário para que ela esfrie totalmente e adicionar cubos de gelo. Após misturar um pouco o gelo, acrescente folhas, que podem ser de hibiscos, oliveira ou chá verde. Estas colaboram para a aceleração dos processos metabólicos e, assim, ajudam o corpo a se livrar de várias toxinas, além, é claro, das indesejáveis calorias extras, o chá gelado está entre os alimentos ideais para os dias quentes.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Alimentos ideais para os dias mais quentes

  • Pingback: Alimentos ideais para os dias mais quentes | Saúde em alta