Alimentos funcionais, o que são eles e quais benefícios eles proporcionam? 1


Alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos benéficos para a saúde humana, além de suas próprias funções de nutrição. Os alimentos funcionais trazem benefícios como redução de riscos de doenças degenerativas, entre eles o câncer e o diabetes.

Alimentos funcionais

Imagem cortesia de jk1991 em FreeDigitalPhotos.net

Para que os alimentos funcionais tragam ao corpo humano esses benefícios, é preciso que seu consumo seja regular. Assim, os nutricionistas orientam para o maior uso de vegetais, frutas e cereais integrais na alimentação, uma vez que a maior parte dos componentes ativos verificados como funcionais estão nesses alimentos.

Para garantir ainda mais os benefícios dos alimentos funcionais, é necessário ainda substituir em parte o consumo de carnes vermelhas e embutidos, pela soja e seus derivados, que possuem muita proteína, e por alimentos que possuam ômega 3, principalmente peixes.

O consumidor também precisa ficar atento, se pretende usar os alimentos funcionais com algum objetivo, verificando se está comprando produtos que passaram por pesquisas que garantam essa funcionalidade.

No caso de alimentos processados, é preciso ficar atento às instruções do fabricante, utilizando o produto da forma recomendada.

Alimentos funcionais com dieta equilibrada

Os alimentos funcionais possuem maior poder quando aliados a uma dieta equilibrada, ou seja, se a pessoa estiver usando um alimento funcional para baixar o colesterol, por exemplo, esse alimento terá mais efetividade se a dieta for livre de gordura saturada e colesterol.

É preciso, então, entender que a saúde e a boa alimentação devem estar acompanhadas.

Como nasceu o conceito de alimentos funcionais

O conceito de alimentos funcionais apareceu em primeiro lugar na década de 1980, no Japão, baseando-se num cardápio individualizado, que levava em conta a saúde e o estilo de vida de cada pessoa, além do seu sexo e de suas necessidades físicas, apresentando alimentos que pudessem melhorar sua saúde.

O alimento funcional, então, passou a integrar até mesmo a recomendação dos nutricionistas, atraindo a atenção da Anvisa, que define como alimento funcional aquele alimento ou ingrediente que, além de suas funções de nutrição básica, quando consumido habitualmente, também traz benefícios à saúde.

Os alimentos funcionais são, hoje, objeto de estudos, pois, embora não possam substituir os medicamentos, possuem componentes ativos comprovados, prevenindo ou reduzindo o risco de certas doenças.

As porções e os alimentos funcionais devem ser orientados por um nutricionista, que vai tomar como base as necessidades reais de cada pessoa antes de elaborar um cardápio especifico.

Alguns alimentos funcionais e seus benefícios

Veja, a seguir, alguns alimentos funcionais já conhecidos e avalizados por estudiosos e os benefícios que podem trazer à sua saúde:

  • Soja: reduz o colesterol ruim, o LDL, e ajuda a reduzir os sintomas de menopausa. Deve ser consumido entre 25 a 60 g por dia;
  • Aveia integral: reduz os níveis de colesterol ruim. Para fazer efeito, deve haver um consumo entre 40 a 60 g por dia;
  • Peixes: reduz o risco de doenças cardiovasculares, quando consumido pelo menos 3 vezes por semana;
  • Alho: reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue, quando consumido cru, um dente por dia;
  • Chá verde: reduz o risco de câncer de esôfago e gástrico, quando consumido de 4 a 6 xícaras por dia;
  • Tomate e goiaba: produz ação antioxidante e redução do risco de câncer de próstata, quando consumido em 10 porções semanais;
  • Espinafre e couve: reduz o risco de degeneração macular e de catarata, com consumo de 1 colher de sopa por dia;
  • Cenoura, manga e abóbora: melhora a condição do organismo, tendo ação hipotensiva, quando consumidas uma porção diariamente;
  • Vinho tinto: reduz o colesterol e estimula o sistema imunológico, quando consumido uma taça por dia;
  • Óleo de linhaça, nozes, amêndoas, castanhas e azeite de oliva: possuem ação imunológica e anticancerígena, quando consumidos 1 colher de sopa ao dia;
  • Maçã: previne doenças cardiovasculares, trombose e câncer de pulmão, quando consumida 1 unidade por dia.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Alimentos funcionais, o que são eles e quais benefícios eles proporcionam?