Uma alimentação saudável consiste em combinar variedade e quantidade


Uma alimentação saudável consiste em combinar variedade e quantidade adequadas de alimentos, deve ter carboidratos e proteínas.

Alimentação Saudável - Variedade e QuantidadeQue uma alimentação balanceada é sinônimo de saúde nós já sabemos, mas que alguns alimentos, além de saborosos e nutritivos, também podem ser usados medicinalmente, isso poucas pessoas sabem. Neste artigo vamos focar quatro hortaliças comuns que podem ser usadas na medicina natural para prevenir e remediar diversos males.

Alimentação saudável é a alimentação na qual deve-se comer bem e de forma equilibrada.

Veja quatro hortaliças usadas na medicina natural

1) Abóbora 
A abóbora, também chamada jerimum no norte e nordeste do Brasil, se destaca por sua riqueza em vitamina A, fósforo, cálcio e ferro, além de ser uma ótima opção para quem procura por uma alimentação saudável.
Folha e flores são usadas contra a erisipela (infecção cutânea causada geralmente pela bactéria Streptcoccus pyogenes). É indicado que se realize fricções para dissipar o inchaço.
As sementes são calmantes e refrescantes. Em emulsões ajudam no combate a inflamações do tubo digestivo, da bexiga e da uretra. Também são usadas para tratar anemia: Modo de uso: tostar as sementes e ingerir de 20 a 40 sementes juntamente com as refeições.
A Polpa é muito utilizada em furúnculos, sendo aplicada localmente crua ou cozida.
Para bronquite são utilizadas 50g de sementes descascadas moídas com 20g de mel acrescentando 80ml de água. É indicado tomar várias colheradas durante o dia.

2) Agrião 
O agrião é uma planta conhecida e apreciada desde a mais remota antiguidade. É um vegetal riquíssimo em vitaminas e sais. Nele se encontra mais ferro que na couve e na alface.
É usado contra anorexia, bronquite, cálculos renais, colecistite e cálculos biliares. É indicado comer em saladas cruas ou tomar de 60g a 150g de suco de agrião ao dia, fracionadamente.
Também é usado contra quedas de cabelo, basta friccionar diariamente o couro cabeludo com suco de agrião.

3) Alface 
A alface é um dos componentes mais comuns nas salada dos brasileiros. Esse vegetal tem muitas funções medicinais. Contém vitamina A, B1, B2, Niacina e Vitamina C, além de potássio, fósforo, cálcio, magnésio e ferro.
Usando alface na salada diariamente é possível tratar a acidose, a anemia, a arteriosclerose, artrite, asma e bronquite.
Para cálculos biliares é indicado tomar um suco forte de alface em jejum, pela manhã.

4) Alho
O uso de alho na medicina natural data de épocas remotas.
É usado como antisséptico utilizado em saladas cruas.
Para pulmões carregados de catarro recomenda-se o suco do alimento com limão e própolis
A “água de alho” é utilizada para a limpeza do sangue, para gases intestinais e hipertensão arterial. É indicado que se tome um copo, de 3 a 4 vezes ao dia.

Água de alho: deixar o alho macerado de molho em água durante 6h e coar.

As informações acima foram retiradas do livro Hortaliças na Medicina Natural de Alfons Balbach e Daniel S. F. Boarim. São inúmeras doenças tratadas através da medicina natural relatadas nesse livro. Vale a pena conhecer melhor essa vertente. Procure ter sempre uma alimentação saudável. Procure um médico especialista!

DESCUBRA COMO SE CURAR NATURALMENTE E EFICAZMENTE


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário