Uma boa alimentação ajuda a combater a celulite


Combater a celuliteFalar dessa indesejável “companhia” pode ser muito delicado para várias pessoas, principalmente para quem já tentou de tudo para combater a celulite. Mas será que o segredo não está em combater o problema de dentro para fora?

O que é?
Primeiramente, antes de combater a celulite devemos entender do que se trata essas inimigas fervorosas de quem luta para ter um corpo bonito. O verdadeiro nome da celulite é lipodistrofia ginóide, é uma disfunção do tecido gorduroso, é mais comum nas mulheres. Alguns homens podem apresentar em pequenas quantidades quando também apresentam problemas hormonais, produz hormônio feminino, e consequentemente, podem surgir a  lipodistrofia ginóide, mas é raro acontecer.
A celulite é uma doença, pois é um quadro inflamatório. Outros motivos que pode resultar no seu surgimento, é a retenção de líquidos na camada de gordura, pois quando isso acontece não ocorre troca de oxigênio a nível celular, e consequentemente não haverá liberação das toxinas. Assim, essa célula vai crescendo, vai se tornando mais intumescidas, elas ficam maiores e vão se grudando nas células adjacentes, ou seja, existe uma célula com um volume plasmático maior, e cria-se um nódulo, e logo a depressão, no qual fibra puxa a pele, e da-se o efeito de tração.

Como ela se forma?
Temos uma camada de tecido de gordura, que é chamada de camada de lipídios, que são as células gordurosas, e logo depois dessa camada, alguns septos, que são um tecido conjuntivo que liga a camada interna a camada externa. Quando temos um aumento de gordura localizada, vai ocorrer uma protuberância, e o tecido conjuntivo não tem flexibilidade para o aumento da gordura, no qual vai resultar a aparência de ‘furinho’.

E como tratar?
A principal forma de combater a celulite é diminuir a gordura localizada. Existem outros procedimentos a níveis dermatológicos, e cirurgia plástica, que rompe com essas fibras.
Destacando que a pele branca, normalmente é mais receptível a celulite, porque é uma pele que tem uma camada dérmica mais fina, e consequentemente tem menos colágeno, bem como, está mais suscetível ao envelhecimento precoce, já a pele oriental e negra, é uma pele mais densa, que é mais resistente ao envelhecimento e à celulite, porém está mais sujeito as queloides.

Entre diversos tratamentos sugeridos temos estes: Diminuir a gordura corporal, melhorar o trânsito intestinal e diminuir a retenção liquida.
A diminuição de gordura corporal e combater a celulite, não quer dizer necessariamente emagrecimento, pois existem mulheres magras que tem celulite, deve se diminuir a gordura corporal e aumentar a massa muscular. Esse objetivo pode ser atingido com boa alimentação e prática regular de exercícios, as refeições devem ser fracionadas, de 3 em 3 horas. Tem que sair do sistema armazenador, colocar sempre frutas nos lanches e hortaliças e vegetais nas refeições principais, bem como, diminuir as massas refinadas, pão branco, arroz, trocando-os por alimentos integrais, evitar alimentos processados, evitar os excessos e substituir leites integrais por leites desnatados, iogurtes.

O que pode agravar a situação
A constipação intestinal está relacionada ao agravamento, pois ela causa uma tensão na região abdominal, e consequentemente a circulação nos membros inferiores fica prejudicada, lógico que este não é um fator determinante mas se existe uma predisposição ao quadro da celulite ele tende a se agravar. Para melhorar essa situação deve-se inserir fibras na dieta, estas são encontradas nas frutas, legumes, grão de bico, lentilha, arroz integral, pão integral, e ingerir de dois a três litros de água por dia.
Outra dica interessante para se combater a celulite é evitar alimentos ricos em sódio e produtos industrializados, como enlatados, embutidos, refrigerantes, sal e açúcar, pois eles são os colaboradores da retenção de liquido. É interessante incluir na dieta alimentos ricos em potássio, pois o potássio controla a quantidade de água nas células, o potássio pode ser encontrado em muitas frutas, como o abacate, ameixa, castanha de caju, amendoim, lentilha, soja, feijão.
Outros alimentos que se deve incorporar na dieta para diminuir os efeitos da celulite são os alimentos com efeito anti-inflamatórios, ricos em ômega 3, que são os peixes, semente de linhaça, chia, alimentos fontes de selênio, como a castanha do Pará e alimentos fonte de vitamina E, que são gema de ovo, óleos vegetais, gérmen de trigo, cereais integrais.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário