Conheça alguns benefícios que o açúcar pode proporcionar


Ao contrário do que é propagado, o açúcar só é considerado vilão do organismo nos casos em que ocorra excesso de consumo. Como sempre, é aquela constante dose extra que fará com que um item apreciado por muitos se torne causa do surgimento de transtornos de saúde. Por outro lado, se consumido moderadamente, é extremamente benéfico. Afinal, assim como o sal, a sacarose existe por algum bom motivo. Basta saber absorvê-la com equilíbrio.

AçúcarAçúcar, vilão ou mocinho?

Conheça os benefícios que o consumo regulado desse alimento pode proporcionar.

Fonte de energia na medida certa
O açúcar é notoriamente conhecido por ser uma valorosa fonte de energia. É tão essencial ao corpo humano que, mal é reconhecido pelo organismo, já tem suas moléculas decompostas para que sejam reutilizadas durante a geração de energia. Essa incorporação instantânea explica-se pelo fato de a sacarose ser um carboidrato de composição simples. Além disso, as propriedades da sacarose atuam como agentes conservantes em alimentos que passem por processos de industrialização.

O consumo ideal (Veja também: como diminuir o consumo de açúcar)
Segundo os especialistas, a ingestão de açúcar não deve ultrapassar o índice de 10% de todo o acúmulo de energia do organismo. Isso equivale, em termos, à ingestão de cerca de 6 colheres de chá durante todas as horas do dia. Contudo, essa é uma média, já que o consumo depende do grau de dissipação de energia inerente a cada indivíduo.
Portanto, não se trata de eliminar, definitivamente, refrigerantes, chocolates, doces, balas, etc. Embora uma pessoa consiga viver bem abolindo grande parte desses itens, não é um sacrifício verdadeiramente necessário. Por outro lado, também não é uma questão de escolha. O recomendável é que todos conheçam qual é, atualmente, o seu grau de concentração de açúcar no sangue a fim de ter certeza se pode ou consumir mais ou se deve reduzir a ingestão dessa substância.
Infelizmente, para aqueles que possuem histórico familiar de diabetes, o consumo deve ser totalmente controlado.

Quanto mais atividades físicas, melhor 
Para aqueles que não querem nem pensar na possibilidade de rever seu nível de consumo de açúcar, o interessante é perguntar a si mesmo se não anda levando uma vida muito sedentária. Afinal, são os que conseguem manter exercícios físicos regulares os mais propensos a ingerir alimentos doces, repletos de açúcar e com maior frequência, uma vez que essas pessoas sempre precisam repor suas energias.
No entanto, vale ressaltar que aliada às atividades físicas, uma boa dieta alimentar é imprescindível para o bom funcionamento do organismo. E, além disso, o consumo exagerado de açúcar deve ser evitado até mesmo por quem consegue levar uma vida digna de atleta. Os nutricionistas aconselham a equilibrar essa ingestão com outros alimentos carboidratos que também possuem função energética.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

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