Veja os incríveis benefícios proporcionados pelo abacate


Você pode não saber, mas a quantidade de variedades de abacate ultrapassa a margem de 500. Isso faz com que essa fruta apresente uma enorme diversidade de tons e sabores.

abacateAnalisando de uma maneira ampla, a casca dos abacates tende a ser áspera e as cores oscilam entre o verde e o roxo, assumindo diversas tonalidades a partir dessas duas cores, e todos contêm uma polpa mole e um grande caroço. A seguir, conheça um pouco mais sobre essa importante e saborosa fruta.

Características gerais
Considerando as espécies de frutas, sem dúvida o abacate é a que detém maior concentração de gordura. Mas, não há problema nisso, já que se trata de gordura monoinsaturada, extremamente benéfica para o organismo humano. Basicamente essa gordura é subdividida em 4 ácidos graxos: o ômega 6 (ácido linoleico), ácido palmítico (gordura saturada), ômega 7 (ácido palmitoleico) e ômega 9 (ácido oleico). Desse total, a maior parcela corresponde ao ômega 9, equivalente a 63%.
De acordo com vários estudos científicos, a gordura monoinsaturada é importante porque ajuda a diminuir a ocorrência de doenças graves vinculadas ao sistema cardiovascular.

Conheça alguns dos incríveis benefícios proporcionados pelo abacate:

O ômega 9
Esse tipo de gordura monoinsaturada não é imprescindível ao organismo. Mesmo assim, a sua presença é muito bem vinda. Afinal, além de prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, o ácido oleico aprimora as funções cerebrais e aperfeiçoa o desenvolvimento e crescimento das células. Pesquisas demonstram que o ômega 9 ajuda a ampliar os índices de colesterol bom (HDL) e reduzir o ruim (LDL).

O ômega 6
Já o ômega 6 é substancial para o corpo. Porém, como o organismo não o produz, é preciso consumi-lo. Ele colabora para a saúde dos ossos, ajuda a regular o metabolismo, além de ter participação ativa no processo de crescimento da pele e dos cabelos. Todavia, cabe ressaltar que o consumo do ômega 6 deve ser equilibrado com o do ômega 3, outro importante ácido graxo.

As vitaminas
Evidentemente, nem só de ácidos graxos é feito o abacate. Essa fruta também é rica em vitamina B9 (folato), substância imprescindível para as mulheres grávidas, já que evita a má formação fetal durante o primeiro trimestre de gestação.
Outra vitamina que reforça a lista é a vitamina E. Presente em alta densidade no abacate, esse elemento atua como um agente antioxidante poderoso, gerando assim uma grande proteção para as membranas celulares contra a destruição provocada pela existência dos radicais livres. Além disso, a vitamina E evita que o colesterol LDL sofra processos de oxidação, evento que costuma conduzi-lo aos vasos sanguíneos. A vitamina C também auxilia na autoxidação das células, contribuindo para evitar o envelhecimento precoce.

A esperança do beta-sitosterol
O abacate também é constituído por uma substância chamada beta-sitosterol. Trata-se de uma variedade de fitosterol, que por sua vez é um composto proveniente de algumas plantas. O interessante é que quando esse elemento se deposita no intestino humano ele ajuda a reduzir a absorção do colesterol. Isso faz com que o índice dessa gordura no sangue seja significativamente amenizado.
Mas, o que mais tem chamado a atenção de alguns pesquisadores são os resultados obtidos após testes efetuados em animais. De acordo com os dados levantados até o momento, o fitosterol inibe a ação de uma enzima chamada 5-alfa-redutase, responsável por transformar a testosterona em metabólito andrógeno e por estar diretamente ligada ao desenvolvimento do temido câncer de próstata. Embora ainda não tenham ocorrido testes em humanos, a comunidade científica acredita que esse efeito possa acontecer com as mesmas características.

Consumo moderado
Como citado acima, essa fruta é repleta de ácidos graxos. Apesar de serem benéficas à saúde, essas gorduras devem ser ingeridas com cautela. Os nutricionistas recomendam o consumo de meio abacate por dia. Esse cuidado é vital para que a sua dieta não seja prejudicada.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário