Sementes de chia ajuda no emagrecimento 1


As sementes de chia são apontadas por alguns nutricionistas como “o alimento mais saudável do mundo”. Não é para menos: a semente, cujo nome significa “força”, é rica em nutrientes super importantes, ajuda na eliminação da gordura e no controle do peso, e ainda dá uma energia extra para encarar o dia-a-dia.

Sementes de chiaA chia é uma planta nativa da América Latina, desde o México até a Bolívia, e que já era consumida por civilizações antigas como os Incas e os Astecas muitos séculos antes da chegada dos europeus. As sementes são pequenas e escuras, podendo ser consumidas de várias formas, inclusive batidas em sucos.

As sementes de chia e as fibras

Todos nós sabemos da importância das fibras e dos alimentos ricos em fibras para o emagrecimento, pois levam à saciedade: quando comemos esses alimentos, eles “ocupam” o nosso estômago, fazendo com que nos sintamos saciados mais rápido e por muito mais tempo.
Mas mesmo em relação a outros alimentos riquíssimos em fibras, a chia ainda leva vantagem: isso porque as fibras de sua semente têm grande capacidade de absorver líquidos, e assim ela “incha” — transformando-se numa espécie de gel — e aumenta muito de tamanho dentro do nosso estômago. Dessa forma, mesmo uma pequena quantidade de sementes de chia têm um impacto grande em nossa saciedade, e também passam um longo tempo sendo digeridas.
As fibras presentes na chia ainda são importantes para auxiliar na digestão, ajudando o intestino a funcionar direitinho e combatendo o inchaço.

Efeito desintoxicante e anti-inflamatório

As sementes de chia são ricas em antioxidantes (destaque para o ácido cafeico) que tem várias funções desintoxicastes em nosso organismo: eles combatem os temidos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, e também são essenciais para a desintoxicação do fígado.
Essa não é a única frente em que a chia elimina as toxinas de nosso corpo: sua ação de estimular o intestino ajuda a livrar o organismo de toxinas através das fezes.
Já a ação anti-inflamatória da chia está associada a um importante componente da semente, o ômega 3 (ácido linolênico), que tem forte potencial anti-inflamatório.
Essas duas ações, juntas, ajudam a manter a silhueta em dia e deixar a beleza renovada, uma vez que garantem cabelo e pele mais bonitos, e combate a celulite.

A chia ajuda a combater diabetes e doenças cardiovasculares

Quem quer afastar os riscos de doenças como diabetes e problemas do coração, pode investir no consumo de chia diariamente.
As sementes de chia são importantes para regular os níveis de açúcares no sangue, através da melhora da glicemia após as refeições. Ela torna a absorção de açúcares pelo intestino mais lenta, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis. Dessa forma, as sementes evitariam ou mesmo regulariam a resistência à insulina, podendo prevenir a diabetes ou ajudar no controle à doença nos pacientes já diagnosticados.
Outras vantagens para a saúde viriam do processo de dislipidemia associado ao consumo da semente de chia. Os lipídios presentes na semente têm a capacidade de reduzir os níveis de colesterol LDL (o chamado colesterol “ruim”.) e de triglicerídeos no sangue, e ainda aumentar o colesterol HDL (conhecido como colesterol “bom”). Dessa forma, a chia poderia reduzir os riscos de obesidade e de problemas do sistema cardiovascular.

Agora você já sabe de algumas das vantagens que as sementes de chia pode trazer para seu corpo e sua saúde, que incluem o auxílio ao emagrecimento, mas ainda englobam benefícios para sua saúde. Na hora de consumir, porém, vale a dica: é melhor comer pequenas porções diárias, porque apesar de muito nutritiva e saudável, a chia é bastante calórica.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Sementes de chia ajuda no emagrecimento