Saiba por que o chá preto emagrece e ajuda a proteger seu coração. 2


Chá preto emagrece e protege o coraçãoAlém do chá branco e do chá verde, existe uma terceira versão desse líquido igualmente benéfico ao organismo: o chá preto. A origem deste é a mesma dos outros dois, ou seja, todos são extraídos a partir da erva Camellia sinesis.

Além da diferença de processos, o chá preto se destaca em relação aos benefícios proporcionados para aquelas pessoas que estão em busca do emagrecimento corporal. A sua contribuição para a perda de peso se deve às suas elevadas concentrações de cafeína, elemento que, comprovadamente, auxilia na aceleração das etapas que levam à redução do teor calórico.
Outra grande vantagem de se consumir o chá preto reside na sua poderosa ação antioxidante, na sua ajuda durante o combate do mau humor, na forte prevenção ao surgimento de doenças vinculadas à degeneração dos neurônios e no fortalecimento do coração.

Os nutrientes que enriquecem o chá preto

Como mencionado acima, para quem quer emagrecer, a principal substância presente no chá preto é a cafeína, que é muito mais do que uma importante arma contra o sono e o cansaço mental. Esse elemento também proporciona ao organismo ácidos que auxiliam nos processos digestivos. Finalmente, a cafeína é um dos alimentos que fazem parte do grupo dos termogênicos. Estes, quando consumidos de maneira equilibrada, são favoráveis ao aumento da queima de gorduras porque aceleram o metabolismo.
Além disso, o chá preto contém flavonoides, que atuam nos processos antioxidantes e anti-inflamatórios que envolvem as células. É dessa forma que a bebida também colabora para que o organismo não seja acometido por alguma doença ligada ao sistema cardiovascular.

Outra substância presente na composição desse chá é o aminoácido L-teanina, responsável por elevar a síntese de alguns elementos chave para que o corpo alcance um nível de equilíbrio e bem estar: a serotonina, o ácido gama aminobutírico e a dopamina. Com isso, o chá preto consegue deixar o corpo mais relaxado.
Por fim, cabe frisar que a bebida contém baixos níveis de tanino, substância responsável por dificultar a absorção de determinados nutrientes vitais para o organismo.

Benefícios do chá preto

Alguns benefícios corroborados cientificamente

Perda de peso

Além da cafeína, existe um segundo elemento relevante para a perda de peso: as catequinas. As duas substâncias desempenham seus papéis em conjunto. Enquanto a cafeína torna os processos metabólicos mais céleres e eficazes, as catequinas, espécies de polifenóis atuam na diminuição do apetite, além de também concederem uma ajuda extra durante a eliminação de lipídios. O resultado é um corpo livre de gordura extra, uma vez que a aceleração do metabolismo evita que haja energia acumulada, que posteriormente seria convertida em gordura. E mesmo quando houver depósitos de gordura, ela acaba sofrendo oxidação.

Os nutricionistas lembram que, o chá preto não traz resultados significativos em relação ao emagrecimento quando o indivíduo possui uma alimentação desregrada e não pratica atividades físicas regulares.

Doenças cardiovasculares sob controle

Esses males graves são evitados porque os polifenóis combatem a ação do LDL (o colesterol “ruim”), evitando o irrompimento de doenças como a arteriosclerose, ocasionada após o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias. Um detalhe interessante é que a cafeína também auxilia na dilatação dos vasos coronários, melhorando, assim, o fluxo de oxigênio para o miocárdio.

Cérebro mais protegido

Os polifenóis presentes no chá preto são algumas das melhores alternativas para inibir a ação dos radicais livres, os grandes causadores de problemas degenerativos ocasionados no cérebro. Dessa forma, o chá preto é considerado um importante aliado no duelo contra o desenvolvimento de doenças graves como o “Mal de Parkinson” e o “Mal de Alzheimer”. Mesmo assim, deve-se salientar que o chá branco ainda é a melhor opção para estes casos devido à sua concentração superior de polifenóis em comparação com o preto.
Por fim, a neutralização dos efeitos nocivos provocados pelos radicais livres também ajuda a prevenir o aparecimento do câncer.

Quem não deve consumir chá preto

As pessoas que sofrem com insônia crônica, arritmia cardíaca, pressão alta e úlceras devem consumir o chá em doses moderadas e, preferencialmente, após realizar uma consulta médica. Essa análise de um especialista se faz necessária porque a cafeína pode intensificar um problema já existente ou estimular o surgimento de outros como a ansiedade e dores de cabeça constantes. Os médicos orientam que gestantes lactantes devem evitar ao máximo a ingestão do chá preto devido à cafeína, que pode interferir na qualidade do leite materno.

Outros artigos sobre isso:
Veja 8 motivos para consumir o chá verde regularmente
Veja o poderoso efeito dos chás na redução de medidas
Veja alguns benefícios do Chá-mate
Será que o chá verde ajuda no emagrecimento?


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

2 pensamentos em “Saiba por que o chá preto emagrece e ajuda a proteger seu coração.