Veja os principais benefícios do consumo de amora


A amora é uma fruta popular no Brasil, segundo registros históricos credita-se sua origem na Índia ou na China, sendo trazida pelos navegantes europeus para as terras americanas. Hoje em dia ela é muito cultivada na América do Norte, América do Sul, Ásia Norte Ocidental e Europa. Essa fruta pertence ao gênero Morus e é da família das Moráceas, mesma família dos figos e jacas. Veja abaixo as principais características e os benefícios da amora:

Os tipos mais comuns de amora:

Veja os principais benefícios do consumo de amoraExistem diversas variedades da fruta, seguem abaixo as três mais conhecidas, inclusive no Brasil:

  • Preta: Seu nome científico é Morus Nigra, suas principais características é o sabor acentuado e muito doce, propiciando seu consumo in natura;
  • Vermelha: É conhecida cientificamente por Morus Rubra, diferentemente da amora preta, que nasce em arvores médias e grandes, a amora vermelha cresce em pequenas arvores mais parecida com arbustos que medem de um a um metro e meio de altura.
  • Branca: Seu nome científico é Morus Alba, no Brasil a variedade mais conhecida é a Miura. São espécies resistentes que se adaptam bem em diversos tipos de solo. Suas folhas possuem diversos nutrientes e vitaminas e são muito utilizadas para fazer chás e infusões. Uma curiosidade é que as folhas da amoreira branca servem de alimento para criação dos bichos da seda (produtores de seda).

Os principais benefícios da amora:

A amora é uma fruta de baixo custo e relativamente fácil de ser encontrada, por isso, vale a pena ficar atento às dicas que daremos em seguida para que você possa aproveitar todos os benefícios de seu consumo:

  • Combate ao câncer: Essa fruta possui componentes, como: antioxidantes e fito nutrientes que auxiliam no combate das células cancerígenas e protegem o organismo retardando consideravelmente o crescimento de tumores;
  • Contra a anemia: Sua composição é rica em ferro se tornando uma aliada no tratamento de anemias, principalmente para as crianças, pois seu sabor doce a faz mais atraente do que verduras, frutos e feijão;
  • Retardo do envelhecimento: Seus antioxidantes, fito químicos, caroteno e fito nutrientes reduzem a ação dos radicais livres no corpo humano, reduzindo a oxidação que normalmente afeta as células do organismo.
  • Auxilio no tratamento de diabetes: Possui flavonoides que auxilia no combate das diabetes, principalmente da diabete tipo ll.
  • Prevenção de problemas cardíacos: Seus componentes antioxidantes ajudam a combater o mau colesterol e ajudam na manutenção do coração.
  • Previne gripes e resfriados: É rica em vitamina C, auxilia no reforço do sistema imunológico, reforçando as defesas do seu organismo.
  • Regula o intestino: Por ter um alto teor de fibras em sua composição a fruta auxilia no combate à constipação intestinal auxiliando na regularização do sistema digestivo, prevenindo assim a prisão de ventre.
  • Manutenção dos olhos: Seus componentes antioxidantes auxiliam na manutenção dos olhos, combatendo os radicais livres e auxiliando na regeneração das células da retina.
  • Combate à osteoporose: Possui um grande nível de cálcio que auxilia na manutenção dos ossos, principalmente para mulheres na menopausa.
  • Tratamento de diarreias: As folhas, principalmente da amoreira branca possuem grande valor medicinal e serve para combater diversos males, entre eles a diarreia. Seu consumo é feito por meio de chás.
  • Baixo teor de calorias: Além de ser muito nutritiva, possui cerca de 85% de água e um baixíssimo teor de calorias. É ideal para ser consumida em sucos, doces e geleias.
  • Combate aftas e inflamações: Um gargarejo com a infusão das folhas da amoreira serve para combater inflamações na gengiva, aftas e dores de dente.

Contra indicações da amora:

A amora possui diversos benefícios, mas é necessário saber quais são as restrições para o seu consumo.

  • Risco de diarreia: Pode causar diarreia quando consumida em excesso.
  • Mulheres no período de gravidez: Seu uso não é recomendado para mulheres no período de gravidez, pois seus componentes podem agir como abortivos naturais.

Enfim, a amora provou ser um alimento muito importante para a manutenção da saúde, além de muito nutritivo e gostoso. Desfrute desse alimento delicioso!

Veja também:
Conheça os benefícios trazidos pela farinha de amora – aqui
Amora é usada no combate ao herpes – aqui
COMPRAR POLPA DE AMORA DESIDRATADA – aqui


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário