Como manter a saúde na terceira idade?

Fátima Watanabe

Atualizado

como-manter-saude-terceira-idade

A longevidade só pode ser uma benção se houver um fator adicional chamado saúde. Como a vida apresenta mudanças progressivas de acordo com o tempo, modificações no estilo de vida são necessárias para levar uma vida mais saudável e feliz.

As pessoas que seguem bons hábitos de saúde em sua idade mais jovem tendem a permanecer relativamente mais robustas, independentemente da idade. Mas nunca é tarde para um estilo de vida saudável .

Seguir bons hábitos de saúde pode ajudar os idosos a encontrar facilidade no estilo de vida. Pode até evitar problemas de saúde graves.

Em uma pesquisa, foi analisado que alguém poderia adicionar cinco a oito anos extras à sua vida útil, seguindo um estilo de vida saudável. Aceitar as mudanças é a primeira parte para adquirir uma saúde estável.

Com o envelhecimento, haverá variações na pressão arterial, problemas cardíacos e menor imunidade a doenças. Essas mudanças podem afetar tanto fisicamente quanto emocionalmente.

Levar uma vida mais saudável pode melhorar o estado físico e mental. Uma alimentação saudável e atividades físicas regulares são as principais soluções para uma boa saúde em qualquer idade.

produtos de saúde

A saúde mental também é um fator para ser levado em consideração. É muito importante mante-se ativo, lendo bons livros, acompanhando as ultimas noticias benefícios do inss, sempre cuidando da cabeça assim como cuida da saúde do corpo.

Mas com dicas mais refinadas e um pouco mais de cuidado, os idosos podem melhorar sua vida, levando um estilo de vida mais saudável.

Através deste artigo, vamos discutir algumas dicas valiosas que podem ajudar os idosos a alcançar uma vida mais saudável e viver mais sem lutas.

Exames de saúde regulares

Os exames de saúde desempenham um papel essencial quando se trata da velhice. A triagem deve ser feita para um amplo espectro de doenças e condições de saúde, como colesterol, pressão arterial, diabetes, câncer de mama, câncer de próstata, doenças cardíacas, etc. dieta.

Exames de visão, audição e odontológicos regulares

Os adultos mais velhos devem fazer um exame oftalmológico e revisar sua prescrição todos os anos, além de fazer exames de vista para problemas de saúde, como glaucoma.

Ter o par de óculos certo pode diminuir significativamente a perspectiva de quedas. A perda auditiva ocorre comumente com o envelhecimento, muitas vezes devido à exposição a ruídos altos.

Portanto, os exames auditivos devem ser feitos em intervalos regulares de tempo. Visitar o dentista uma vez a cada seis meses pode excluir o risco de cáries.

Mantendo o peso saudável

A obesidade e o sobrepeso podem aumentar o risco de doenças cardíacas, colesterol, diabetes e pressão arterial. Portanto, é imperativo gerenciar um peso saudável, e isso deve estar de acordo com o índice de massa corporal (IMC).

Dieta e exercício têm um papel vital em ter um peso saudável. Medicamentos individuais também devem ser considerados para equilibrar o estilo de vida.

Mantenha-se fisicamente ativo

Mesmo com medicamentos convencionais e uma saúde melhor, algumas pessoas na velhice não se movimentam muito. É sempre necessário ser ativo, e ser ativo engloba tanto a atividade mental quanto a atividade física.

Caminhadas matinais/vespertinas e aulas de ginástica podem auxiliar na atividade física. As atividades mentais podem ser aceleradas com sessões de conversa com outras pessoas, incluindo familiares, pessoas mais jovens e pessoas da mesma idade.

Sono profundo

A insônia e o despertar frequente à noite são típicos entre os idosos. Não há nada de errado em tirar uma soneca ao meio-dia para tirar uma soneca, mas é vital garantir que o quarto seja um lugar calmo, tranquilo e confortável para eles dormirem o quanto precisam.

Cochilos à tarde podem ajudar os idosos a serem ativos, mas cochilos frequentes podem resultar em cansaço.

Parar de fumar

Fumar é prejudicial e, para os idosos, a consequência é maior. Sendo velho, é problemático regular o desempenho dos pulmões e, com uma constante obsessão pelo fumo, o risco é duplo. É sempre necessário manter os pulmões protegidos e, portanto, fumar deve ser evitado.

Agora uma super dica. O Cirurgião Dentista Dr. Fabio Barros é Top 7 no Brasil em Harmonização Facial. Dr. Fabio Barros foi eleito pelas Mídias especializadas, por dois anos seguidos, um dos 7 maiores Harmonizadores Faciais do País. Dr. Fabio Barros, além de possuir uma vasta formação em Cirurgia bucomaxilofacial e Odontologia, possui extensões em Fios Faciais – Dr.Kwon – Korea do Sul e Estética Facial pelo Instituto Marc – Miami-EUA. Outro diferencial, o Dr. Fabio Barros é um dos primeiros profissionais a adotar e realizar a Harmonização Orofacial com o auxílio do Ultrassom no Brasil – o que lhe dá total capacidade e controle para evitar quaisquer dificuldades, e também solucionar intercorrências quando o paciente chega em seu consultório oriundo de um atendimento desastroso realizado por outro profissional.

produtos de saúde
Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude e Malta.