Veja 5 alimentos amigos do coração


Alimentos amigos do coraçãoConheça 5 alimentos amigos do coração e veja mais detalhes sobre os benefícios que a utilização adequada de alguns deles podem trazer ao organismo.

Para quem pensava que as bebidas alcoólicas apenas atrapalhavam a dieta, os vinhos surgem na lista, provando que tudo é possível, desde que haja uma boa dose de moderação no consumo. O melhor é que, além de ser saboroso e combinar com uma grande quantidade de pratos, algumas pesquisas científicas recentes chegaram à conclusão de que o vinho pode ser mais do que uma mera bebida e pode colaborar e muito para evitar que ocorram complicações cardíacas. Juntam-se a ele outros alimentos que possuem a mesma missão: o azeite extra virgem, as castanhas, os peixes de águas salgadas e a cebola. Confira mais detalhes de todos eles a seguir.

O vinho 
Que o vinho é bom para a saúde você já deve ter lido algo a respeito. Entretanto, é preciso frisar que para extrair os seus efeitos benéficos e proporcioná-los ao organismo basta consumir uma única taça da bebida por dia. Os especialistas afirmam que esse resultado que protege o coração se deve à presença maciça de uma substância denominada resveratrol, uma espécie de antioxidante responsável por impedir que plaquetas se alojem nas artérias. Dessa forma, consegue-se prevenir doenças graves como a trombose e a arteriosclerose.

O Azeite extra virgem
O papel do azeite extra virgem é eliminar a concentração do chamado colesterol ruim e elevar os índices do colesterol bom. Essa ação é efetuada pelo azeite devido à sua alta concentração de ácidos graxos monoinsaturados. Esses elementos têm a função de, assim como o resveratrol, inibir a formação de plaquetas, além de atuarem na prevenção do irrompimento de coágulos no sangue.

As Castanhas
Ao lado de amêndoas e nozes, as castanhas detêm uma alta concentração de ômega-3. Dentre outros benefícios que esta substância agrega ao organismo, ela tem a capacidade de iniciar um processo que evitará a inflamação dos vasos sanguíneos e atenuar a quantidade de triglicérides. Tudo se traduz em um coração mais saudável e menos propenso ao surgimento de problemas cardiovasculares.
Por ser rica em selênio, vitamina B e E, cálcio, fósforo e magnésio, as castanhas também conseguem exercer um rígido controle sobre o desenvolvimento de radicais livres e aprimorar as atividades executadas pela tireoide. De acordo com os especialistas, a proporção de consumo deve ser de uma castanha por dia.

Os peixes de águas geladas
Sardinha, truta, atum e salmão são peixes típicos de águas muito frias e que apresentam altas quantidades de ômega 3. Além do que já foi mencionado sobre esta substância, ela também é responsável por gerenciar a pressão do sangue com o objetivo de evitar o aparecimento da arteriosclerose. Outro bom motivo para o seu consumo é a redução do mau colesterol no sangue. Os nutricionistas afirmam que comer 100 gramas de qualquer um dos peixes citados duas vezes por semana é o suficiente para uma dieta saudável. Outra forma de se obter o ômega 3 é através do óleo de peixe. Neste caso, o consumo deve ser de 1 grama do suplemento durante todos os dias.

A Cebola
Alimento natural contra a ação de bactérias no organismo, a cebola também é considerada um dos elementos que detêm uma grande capacidade de combater o desenvolvimento de processos inflamatórios. Além de ser uma ótima fonte de vitaminas C e do complexo B, a cebola contém flavonoides, um poderoso antioxidante que consegue diminuir a concentração de gordura no sangue ao mesmo tempo em que reduz as possibilidades de o corpo ser acometido por males como a aterosclerose e a trombose.
A fim de que nenhum desses benefícios se perca, os nutricionistas aconselham a comer cerca de 100 gramas de cebola diariamente, pois ela está entre os alimentos amigos do coração.  O consumo pode ser através de sua introdução em pratos quentes ou da adição de sua forma crua em saladas.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário