9 remédios caseiros para evitar a gripe suína


A Influenza H1N1, também chamada de gripe suína, não é uma novidade. Mas, a doença voltou a se tornar uma preocupação no país, uma vez que, vem causando novas mortes no interior de São Paulo nesses últimos dias.

gripe suína - Influenza H1N1Por isso, para que você se previna contra essa temida doença, reuni neste artigo algumas receitas caseiras para fortalecer seu organismo e evitá-la.

Gripe suína : PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é?

A Influenza H1N1, vulgarmente conhecida como “gripe suína”, é uma doença respiratória extremamente contagiosa e causada por vírus. O vírus da gripe ataca o corpo por difusão através do trato respiratório superior e / ou inferior.

A doença inicialmente foi apelidada de gripe suína, pois o vírus causador foi transmitido aos seres humanos por suínos vivos, nos quais ela evoluiu. O vírus H1N1 é formado por uma mistura de genes da gripe dos suínos, das aves e  vírus da gripe humana. Cientistas ainda discutem sobre como o vírus deve ser chamado, mas a maioria das pessoas o conhece como o vírus da gripe suína.

O vírus da gripe dos suínos, que geralmente se espalha entre os porcos não é o mesmo que os vírus H1N1 da gripe humana. O atual surto de “gripe suína” é diferente. É causado por um novo vírus que foi alterado de forma a permitir a sua propagação entre as pessoas, mesmo que estas não tinham tido qualquer contato com suínos.

Quando apareceu?

Em 2009, o H1N1 foi se espalhando rapidamente em todo o mundo, de modo que a Organização Mundial da Saúde chamou de uma pandemia. Porém, na história da humanidade e da doença, essa epidemia foi a segunda envolvendo o vírus H1N1. A primeira epidemia ocorreu em 1918, no entanto, era uma outra versão do vírus.

Desde abril de 2009, o vírus parece ser uma nova cepa do H1N1, resultante de um rearranjo triplo do vírus de aves, vírus da gripe humana e ainda combinados com um vírus da gripe de suínos da Eurásia. De lá para cá, as pessoas vêm pegando a doença, porém em número menor. A não ser por esses novos casos que vêm aparecendo neste ano.

Como se espalha?

Da mesma forma que a gripe comum.

Quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, ela libera gotas de saliva com o vírus no ar. Se você entrar em contato com estas gotas, tocar em uma superfície (como uma maçaneta ou pia) onde as gotas caíram, ou tocar algo que uma pessoa infectada tenha tocado recentemente, você pode pegar a gripe suína H1N1.

Pessoas infectadas podem espalhar o vírus antes mesmo de apresentarem quaisquer sintomas e, como muitos, ficarem doentes uma semana depois.

Apesar do nome, não é possível pegar gripe suína ao comer bacon, presunto, ou qualquer outro produto de carne de porco.

9 remédios caseiros para evitar a gripe suína, ou, Influenza H1N1

  • Chá de alfavaca (Ocimum sp.) – (Caso tenha interesse, PODE COMPRR AQUI)
    Um chazinho com cinco folhas de alfavaca todos os dias pela manhã é um santo remédio. Essa planta é parente do manjericão e tem um grande número de propriedades terapêuticas: mantém garganta e pulmões limpos e ajuda a combater infecções através do fortalecimento de sua imunidade.
  • Guduchi (Tinospora cordifolia)
    Essa é uma planta terapêutica importada da índia. Ela pode ser encontrada no Brasil em alguns lugares que trabalham com produtos indianos, na forma de pó.
    Faça um chá com uma colher de sopa do pó de Guduchi, acrescente pimenta preta e adoce com mel. Essa mistura irá fazer maravilhas em seu sistema imunológico, ajudando a prevenir a gripe suína.
  • Suco de laranja
    A laranja contém vitamina C, que é fundamental para fortalecer nossa imunidade. Assim como outras gripes, a gripe suína pode ser mais devastadora caso nosso organismo esteja fraco.
    Por isso, é fundamental sempre beber bastante suco de laranja para evitar qualquer gripe.
  • Suco de acerola
    Provavelmente você já deve ter ouvido falar que uma acerola vale por 20 laranjas. Isso é porque, além de vários outros nutrientes, essa frutinha possui até 80 vezes mais vitamina C do que a laranja.
    Por isso, assim como o suco de laranja, o suco de acerola também é um eficaz remédio natural para ajudar a prevenir a gripe suína.
  • Aloe vera ou babosa – (Caso tenha interesse, PODE COMPRR AQUI)
    É uma planta comumente disponível. Suas folhas grossas e compridas, são parecidas com cactos e possuem um gel inodoro. Uma colher de chá desse gel, ingerida diariamente com água, pode fazer maravilhas não só para sua pele e dores nas articulações, mas também aumentar a imunidade.
  • Erva Cidreira: conhecida também como melissa
    A erva á altamente recomendada para quem deseja se manter longe da gripe. As capacidades terapêuticas da erva cidreira atuam no tratamento das infecções virais. Faça um chá da erva e tome todo os dias no período da noite.
  • Eucalipto
    Muitos dos compostos presentes no eucalipto, como o ácido tânico, a hyperoside e a quercitrina possuem propriedades antivirais, o que faz com que ele se torne uma poderosa arma contra a H1N1.
  • Shiitake
    Este cogumelo asiático contém um composto denominado lentinan, com poderosas capacidades antivirais e imuno-estimulantes. A ação anti-viral desse cogumelo foi comprovada em experiências feitas com animais em laboratório.
    O produto pode ser consumido em cápsulas ou em sua forma natural, que é a mais indicada.
  • Gengibre
    O gengibre possui diversas propriedades benéficas para o nosso organismo e é altamente indicado para tratar e prevenir inúmeras doenças. Tomar um chá de gengibre pode curar e te manter afastado de doenças virais. Além do chá, você pode escolher também incluir o gengibre nas suas refeições e na confecção dos seus melhores pratos. Muitas das propriedades benéficas do gengibre estão presentes também no açafrão.

Que tal começar a se cuidar também e fazer o uso destes remédios caseiros em seu dia a dia? Como se diz um velho e bom ditado “prevenir nunca é demais”, principalmente quando o assunto é a perigosa gripe suína.

Lave bem as mãos

lavar mãos para evitar o Influenza H1N - a gripe suínaO hábito de lavar bem as mãos, com frequência, pode evitar a propagação de muitas doenças, dentre elas a influenza H1N1. Para ter mais eficácia, lave as mãos durante 20 a 30 segundos, utilizando água e sabão, ou álcool gel.

Utilizando simplesmente água e sabão é possível eliminar até 90% dos vírus e bactérias presentes em suas mãos.

Como evitar a gripe suína?

Como a prevenção continua sendo o melhor remédio, aqui vão mais algumas recomendações do Ministério da Saúde para que você se mantenha bem longe da doença:

  • – Evite locais com aglomerações de pessoas. Shows, festivais e casas noturnas devem ser evitados nessa época para diminuir o risco de contrair a doença.
  • – Lave bem as mãos utilizando o álcool em gel e retire todos os acessórios como anéis e pulseiras.
  • – Utilize um lenço descartável para a higiene nasal
  • – Cubra o nariz e a boca ao tossir, espirrar ou bocejar
  • – Não divida objetos de uso pessoal, tais como: toalhas, talheres e copos
  • – Evite tocar objetos e superfícies como maçanetas, interruptores de luz, corrimão, canetas, chaves e torneiras, principalmente se estes forem de utilidade pública.
  • – Sempre que possível, evite o uso de bebedouros públicos.

Como já foi dito, lavar bem as mãos é uma das principais formas de evitar o contágio pela gripe suína.  Mas além de todos os cuidados citados acima, para prevenir a gripe suína e a melhor forma de não se tornar uma vítima da doença é se vacinando.

A vacina está disponível gratuitamente no SUS – Sistema Único de Saúde – para as pessoas que se encontram nos chamados grupos de risco, sendo eles:

  • Mulheres grávidas
  • Crianças menores de dois anos
  • Idosos
  • Pessoas com doenças crônicas ou que afete o sistema imunológico

Além disso, é possível encontrar a vacina em laboratórios particulares. Apesar de que, com o aparecimento de novos casos, muitas pessoas estão tendo dificuldade em encontrar a vacina no sistema particular, devido a alta procura. Mas este ano, a campanha de vacinação contra H1N1 da rede publica de saúde será antecipada para o início do mês de abril.

Portanto, cuide de você e de seus entes querido! Tente vacinar pelo menos seus filhos pequenos, seus idosos, suas grávidas e seus doentes contra a gripe suína.

No próximo sábado falaremos sobre: vacina contra a raiva canina

Veja também:
7 alimentos para combater doenças causadas por vírus
Alimentos que ajudam a melhorar o sistema imunológico
5 Alimentos que combatem os sintomas da gripe
Resfriado ou gripe! O que está acontecendo comigo?


Sobre Lilian Silva

Bióloga e apaixonada pela escrita, estou sempre em busca de informações úteis as quais possam ser reunidas em textos que ajudem as pessoas.

Deixe seu comentário