O que você acha da ideia de buscar alternativas mais naturais e tomar um chá para depressão e síndrome do pânico?
É claro que é importante conversar com seu médico antes, e se você faz uso de antidepressivos, saiba que não pode interromper o tratamento de uma hora para outra e por conta própria.
Por outro lado, o chá pode servir como um complemento ao seu tratamento, ajudando a aliviar os sintomas da depressão e até evitar crises de pânico.
Normalmente, esses chás são feitos a partir de plantas naturais, com propriedades calmantes e relaxantes, além de reduzir o estresse e o nervosismo.
Preparamos uma lista com chás que funcionam para reduzir os sintomas de depressão e síndrome do pânico, e vale a pena experimentar?
Chá para depressão e síndrome do pânico funciona?
De uns tempos para cá, aumentou muito o interesse por fitoterápicos, seja porque são melhores tolerados e por conta de não causarem efeitos colaterais.
E é exatamente por isso que mais e mais pessoas pesquisam sobre chá para depressão e síndrome do pânico, que funcionam como tratamento complementar.
Vale ressaltar que essas bebidas não substituem seus medicamentos, mas podem ajudar a potencializar seus efeitos e melhor, são naturais.
Um outro ponto que merece destaque é que tratamentos naturais funcionam para quadros de depressão leve, e sempre com a orientação do seu médico.
Chá para depressão e síndrome do pânico: quais os melhores?
Antes de mais nada, saiba que chás à base de plantas não substituem o tratamento médico, e nunca interrompa seus medicamentos sem a autorização do seu médico.
Mas qual o melhor chá para depressão e síndrome do pânico?
Confira, a seguir, uma lista dos mais eficazes:
Chá de Erva de São João
É uma planta que conta com propriedades calmantes, ajudando no tratamento da depressão, assim como o estresse e o nervosismo, característicos da síndrome do pânico.
Além disso, seu princípio ativo inibe a recaptação de neurotransmissores, como a serotonina ou dopamina, da mesma forma que os antidepressivos convencionais.
No entanto, pode interferir com certos medicamentos e provocar efeitos indesejados, como insônia e problemas digestivos.
Mais um motivo para você consultar seu médico antes de tomar esse chá.
Chá de passiflora
Outro chá para depressão e síndrome do pânico é o chá de passiflora, planta conhecida por suas propriedades ansiolíticas.
Pode ser utilizado em sinergia com outras plantas com propriedades sedativas ou calmantes, como a valeriana e a Erva de São João.
Chá de melissa
O chá de melissa pode ser usado como um regulador do humor e das funções cognitivas, com efeitos ansiolíticos, aliviando o nervosismo, a irritação e os transtornos de sono.
Seu efeito sedativo pode ser potencializado se consumido com outras plantas, como a passiflora e a valeriana.
Chá de valeriana
A valeriana é uma planta que ajuda a prevenir problemas de sono, ansiedade e agitação nervosa, e estudos mostram seus efeitos benéficos em pessoas que sofrem de depressão.
Para preparar o chá, basta usar a raiz dessa planta e deixar em infusão em água fervente.
Então, qualquer um do chá para depressão e síndrome do pânico que você escolher, vai ajudar muito a reduzir os sintomas da depressão e relaxar durante as crises de pânico.
E lembre-se mais uma vez: nenhum deles substitui o tratamento prescrito pelo seu médico!
Leia também: Chá de Quixaba para Cisto no Ovário realmente funciona?
Melhor matéria! Precisava muito saber sobre esses chas