Chá para Depressão e Síndrome do Pânico: saiba qual tomar

O que você acha da ideia de buscar alternativas mais naturais e tomar um chá para depressão e síndrome do pânico?

É claro que é importante conversar com seu médico antes, e se você faz uso de antidepressivos, saiba que não pode interromper o tratamento de uma hora para outra e por conta própria.

Por outro lado, o chá pode servir como um complemento ao seu tratamento, ajudando a aliviar os sintomas da depressão e até evitar crises de pânico.

Normalmente, esses chás são feitos a partir de plantas naturais, com propriedades calmantes e relaxantes, além de reduzir o estresse e o nervosismo.

Preparamos uma lista com chás que funcionam para reduzir os sintomas de depressão e síndrome do pânico, e vale a pena experimentar?

Chá para depressão e síndrome do pânico funciona?

De uns tempos para cá, aumentou muito o interesse por fitoterápicos, seja porque são melhores tolerados e por conta de não causarem efeitos colaterais.

E é exatamente por isso que mais e mais pessoas pesquisam sobre chá para depressão e síndrome do pânico, que funcionam como tratamento complementar.

Vale ressaltar que essas bebidas não substituem seus medicamentos, mas podem ajudar a potencializar seus efeitos e melhor, são naturais.

Um outro ponto que merece destaque é que tratamentos naturais funcionam para quadros de depressão leve, e sempre com a orientação do seu médico.

Chá para depressão e síndrome do pânico: quais os melhores?

Antes de mais nada, saiba que chás à base de plantas não substituem o tratamento médico, e nunca interrompa seus medicamentos sem a autorização do seu médico.

Mas qual o melhor chá para depressão e síndrome do pânico?

Confira, a seguir, uma lista dos mais eficazes:

Chá de Erva de São João

É uma planta que conta com propriedades calmantes, ajudando no tratamento da depressão, assim como o estresse e o nervosismo, característicos da síndrome do pânico.

Além disso, seu princípio ativo inibe a recaptação de neurotransmissores, como a serotonina ou dopamina, da mesma forma que os antidepressivos convencionais.

No entanto, pode interferir com certos medicamentos e provocar efeitos indesejados, como insônia e problemas digestivos. 

Mais um motivo para você consultar seu médico antes de tomar esse chá.

Chá de passiflora

Outro chá para depressão e síndrome do pânico é o chá de passiflora, planta conhecida por suas propriedades ansiolíticas.

Pode ser utilizado em sinergia com outras plantas com propriedades sedativas ou calmantes, como a valeriana e a Erva de São João.

Chá de melissa

O chá de melissa pode ser usado como um regulador do humor e das funções cognitivas, com efeitos ansiolíticos, aliviando o nervosismo, a irritação e os transtornos de sono.

Seu efeito sedativo pode ser potencializado se consumido com outras plantas, como a passiflora e a valeriana.

Chá de valeriana

A valeriana é uma planta que ajuda a prevenir problemas de sono, ansiedade e agitação nervosa, e estudos mostram seus efeitos benéficos em pessoas que sofrem de depressão.

Para preparar o chá, basta usar a raiz dessa planta e deixar em infusão em água fervente.

Então, qualquer um do chá para depressão e síndrome do pânico que você escolher, vai ajudar muito a reduzir os sintomas da depressão e relaxar durante as crises de pânico.

E lembre-se mais uma vez: nenhum deles substitui o tratamento prescrito pelo seu médico!

Leia também: Chá de Quixaba para Cisto no Ovário realmente funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *