Chá para Depressão e Síndrome do Pânico: saiba qual tomar

cha-depressao-sindrome-panico

O que você acha da ideia de buscar alternativas mais naturais e tomar um chá para depressão e síndrome do pânico?

É claro que é importante conversar com seu médico antes, e se você faz uso de antidepressivos, saiba que não pode interromper o tratamento de uma hora para outra e por conta própria.

Por outro lado, o chá pode servir como um complemento ao seu tratamento, ajudando a aliviar os sintomas da depressão e até evitar crises de pânico.

Normalmente, esses chás são feitos a partir de plantas naturais, com propriedades calmantes e relaxantes, além de reduzir o estresse e o nervosismo.

Preparamos uma lista com chás que funcionam para reduzir os sintomas de depressão e síndrome do pânico, e vale a pena experimentar?

Chá para depressão e síndrome do pânico funciona?

De uns tempos para cá, aumentou muito o interesse por fitoterápicos, seja porque são melhores tolerados e por conta de não causarem efeitos colaterais.

E é exatamente por isso que mais e mais pessoas pesquisam sobre chá para depressão e síndrome do pânico, que funcionam como tratamento complementar.

produtos de saúde

Vale ressaltar que essas bebidas não substituem seus medicamentos, mas podem ajudar a potencializar seus efeitos e melhor, são naturais.

Um outro ponto que merece destaque é que tratamentos naturais funcionam para quadros de depressão leve, e sempre com a orientação do seu médico.

Chá para depressão e síndrome do pânico: quais os melhores?

Antes de mais nada, saiba que chás à base de plantas não substituem o tratamento médico, e nunca interrompa seus medicamentos sem a autorização do seu médico.

Mas qual o melhor chá para depressão e síndrome do pânico?

Confira, a seguir, uma lista dos mais eficazes:

Chá de Erva de São João

É uma planta que conta com propriedades calmantes, ajudando no tratamento da depressão, assim como o estresse e o nervosismo, característicos da síndrome do pânico.

Além disso, seu princípio ativo inibe a recaptação de neurotransmissores, como a serotonina ou dopamina, da mesma forma que os antidepressivos convencionais.

No entanto, pode interferir com certos medicamentos e provocar efeitos indesejados, como insônia e problemas digestivos. 

Mais um motivo para você consultar seu médico antes de tomar esse chá.

Chá de passiflora

Outro chá para depressão e síndrome do pânico é o chá de passiflora, planta conhecida por suas propriedades ansiolíticas.

Pode ser utilizado em sinergia com outras plantas com propriedades sedativas ou calmantes, como a valeriana e a Erva de São João.

Chá de melissa

O chá de melissa pode ser usado como um regulador do humor e das funções cognitivas, com efeitos ansiolíticos, aliviando o nervosismo, a irritação e os transtornos de sono.

Seu efeito sedativo pode ser potencializado se consumido com outras plantas, como a passiflora e a valeriana.

Chá de valeriana

A valeriana é uma planta que ajuda a prevenir problemas de sono, ansiedade e agitação nervosa, e estudos mostram seus efeitos benéficos em pessoas que sofrem de depressão.

Para preparar o chá, basta usar a raiz dessa planta e deixar em infusão em água fervente.

Então, qualquer um do chá para depressão e síndrome do pânico que você escolher, vai ajudar muito a reduzir os sintomas da depressão e relaxar durante as crises de pânico.

E lembre-se mais uma vez: nenhum deles substitui o tratamento prescrito pelo seu médico!

Leia também: Chá de Quixaba para Cisto no Ovário realmente funciona?

produtos de saúde
Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude e Malta.

1 comentário em “Chá para Depressão e Síndrome do Pânico: saiba qual tomar”

Deixe um comentário