Entenda como o riso faz bem para a saúde 1


Veja os benefícios que o riso pode trazer para a sua vida.

RisoHoje em dia com a vida agitada, a maioria das pessoas sofre estresse e ao final do dia não sentem vontade de fazer simplesmente nada. Para muitos esse problema pode não ter solução, entretanto, poucas pessoas sabem que o riso pode provocar uma sensação de bem estar e faz bem para a saúde.
Sorrir pode ajudar em diversos fatores, como na prevenção de doenças e até mesmo auxiliar o organismo no papel de suas funções diárias.
O ato de sorrir pode influenciar em outras questões da saúde, confira abaixo algumas indicações do que uma boa risada pode trazer de beneficio para sua saúde.

Coração
De acordo com a Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), o riso pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas.
Conforme pesquisa da Universidade, existiam dois grupos de pessoas que tinham sofrido ataque cardíaco, enquanto estavam em observação, um grupo estava sob cuidados médicos, enquanto o outro grupo via vídeos de humor durante 20 minutos, todos os dias.
Depois de um ano foi observado que esse grupo teve uma queda de 66% da proteína C-reativa (responsável pelos problemas cardiovasculares). Já no outro grupo queda da sustância chegou apenas a 26%. Uma conclusão, sorrir pode ajudar a diminuir significativamente os problemas cardíacos.

Colesterol
Outra pesquisa da mesma Universidade, concluiu que um grupo que fazia tratamento para controle dos níveis de colesterol, ao assistir diariamente filmes de comédia durante 30 minutos, teve o seu HDL (colesterol bom), elevado em 26%, já nos pacientes que só utilizavam medicação, o aumento foi de apenas 3%.

Pressão arterial
A escola de medicina da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, descobriu que rir pode diminuir a pressão arterial, e o estresse pode aumentar.
No final do estudo foram comprovados que o estresse reduz o fluxo de sangue em 35%, já os voluntários que durante o processo viram filmes e teve os risos ocasionados pelos filmes de comédia, o fluxo do sangue aumentou 22%, reduzindo a pressão arterial.

Digestão
Conforme a psicóloga Fátima Niemeyer, da Sociedade Brasileira de Psicologia, quando uma pessoa ri, os músculos abdominais são os mais estimulados, diante disso, esse movimento funciona como espécie de massagem no sistema gastrointestinal, auxiliando na digestão.

Circulação do sangue
Quando uma pessoa ri, os batimentos podem chegar até 120 pulsações por minuto, enquanto uma pessoa em repouso chega a 70 pulsações. De acordo com a psicóloga (citada anteriormente), quando existe essa pulsação, o sangue consegue circular mais e como consequência, aumenta a oxigenação das células, tecidos e órgãos.

Combate às rugas
Com uma boa risada as pessoas conseguem movimentar 12 músculos faciais, já com as gargalhadas 24 desses músculos. Agora se uma pessoa conversa e gargalha ao mesmo tempo, estimula 84 músculos, através disso é possível esticar a pele e retardar o aparecimento de rugas.

Autoestima
Conforme a psicóloga Melina Blanco Amarins, do Hospital Albert Einstein, a Terapia do Riso em hospitais, pode ajudar a levantar o astral de pacientes além de diminuir o sofrimento. Além disso, o sorriso pode eliminar sensações de tristeza e até mesmo depressão.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Entenda como o riso faz bem para a saúde

  • Pingback: Riso: entenda como ele faz bem para a saúde « Saúde em alta