Como fazer a higiene da barba? Descubra agora!

A higiene da barba deve seguir os mesmos cuidados que você tem com seus cabelos, por isso, sempre que tomar banho, aplique um shampoo neutro sobre a barba. Além disso, é aconselhável aparar a barba de tempos em tempos e manter a pele do rosto sempre limpa. Mas como fazer a higiene da barba?

Se você está deixando sua barba crescer, além dos cuidados listados acima, existem muitos outros que você deve adotar no seu dia a dia.

Mas não se preocupe, porque neste post vamos te dar várias dicas de cuidados essenciais para ter uma bela barba!

Por que fazer a higiene da barba?

Antes de te mostrar dicas de como fazer a higiene da barba, por que fazer essa higiene?

Ter uma bela barba e em boa saúde, dá trabalho. Se você é um adepto de looks barbudos, curtos ou longos, é necessário cuidar da sua barba todos os dias.

Veja alguns motivos pelos quais sua barba merece ser cuidada:

Saúde dos seus pelos

Os pelos da barba servem para proteger seu rosto de agressões externas.

No entanto, as áreas cobertas pela barba, seja a bochecha ou o queixo, podem ser suscetíveis a micróbios se sua barba não receber a higiene adequada.

Saúde da pele sob a barba

A pele sob a sua barba também precisa ser higienizada.

Se você quer evitar obstrução de poros e inflamações na pele, é necessário cuidar da sua barba, para que a pele seja a mais limpa possível.

Ajuda no crescimento da barba

Um outro motivo de cuidar da sua barba é que ajuda a ativar o seu crescimento.

Isso porque, permite estimular os folículos pilosos, cavidades nas quais o pelo nasce, a fim de ativar e acelerar o crescimento dos pelos da barba.

Além disso, ajuda a evitar a quebra das pontas e conservar melhor o comprimento.

Entretanto, muitas vezes, esses cuidados não são suficientes para fazer a barba crescer, e para otimizar esse processo, muitos homens utilizam o Kirkland Minoxidil, que tem mostrado resultados bastante satisfatórios.

Como fazer higiene da barba?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância de cuidar da sua pele, confira dicas de como fazer higiene da barba:

1.Lavar a barba

A primeira etapa da higiene da barba é lavá-la. Essa lavagem possibilita remover as sujeiras acumuladas ao longo do dia, como suor, sebo, poluição e outros micróbios.

A dica é escolher um produto leve composto de ingredientes naturais para não ressecar os pelos da sua barba, assim como de sua pele.

Tenha em mente que, ainda mais que os cabelos, a barba é exposta a muitas bactérias por sua proximidade com a boca e por causa do hábito que os barbudos têm de passar a mão na barba a todo momento.

Escolha um shampoo próprio para barba e faça isso de duas a três vezes por semana, ao mesmo tempo que você lava seus cabelos.

É importante fazer movimentos circulares para alcançar a pele e as raízes da barba, sendo necessário retirar totalmente o shampoo.

2.Esfoliação da barba

A esfoliação da barba deve fazer parte da sua rotina, que pode ser aplicada no rosto, no corpo e na barba.

O ideal é que o esfoliante seja adaptado ao rosto para não causar irritação.

Esfoliar sua pele de uma a duas vezes por semana permite eliminar as células mortas e ajuda na renovação celular.

Além disso, a esfoliação prepara sua pele e seus pelos para receber produtos cosméticos que você vai aplicar depois.

3.Hidratação da pele

A última etapa é hidratar e nutrir os pelos da sua barba.

A hidratação da barba permite tornar os pelos macios, brilhantes, sedosos e com menos chance de quebrar.

Utilize todos os dias um hidratante para a barba a fim de deixar os pelos mais fortes e resistentes.

Os pelos ressecados serão apenas uma antiga lembrança com uma boa hidratação!

A dica aqui é usar um óleo para barba, que é muito prático e fácil de aplicar.

No mercado, você encontra ótimos óleos para barba e os melhores são aqueles compostos por ácidos graxos, como óleo de abacate, jojoba ou argan.

Os ingredientes dos óleos irão penetrar nos folículos pilosos para nutri-los profundamente e ajudar no crescimento dos fios da barba.

Conclusão sobre como fazer a higiene da barba

Como você viu, quando a pergunta é como fazer a higiene da barba, é muito simples, mas que você deve integrar à sua rotina diária.

Lembre-se também de pentear sua barba todos os dias, mas no sentido dos fios, já que isso ajuda a eliminar as células mortas e revitalizar a pele.

Se você sonha com uma barba cheia e sedosa, esses cuidados são essenciais, não se esqueça de usar sempre produtos de qualidade, pois é isso que faz toda diferença!