Prevenção do câncer de pele: como aproveitar o sol com segurança

Com o clima quente chegando cada vez mais forte, agora é um ótimo momento para pensar em proteção solar para você e sua família. Independentemente de sua idade ou histórico médico, é importante ser cuidadoso quanto à prevenção do câncer de pele durante todo o ano, especialmente durante os meses de verão, quando você está tomando mais sol e consequentemente, fica exposto a raios UV.

Para conseguir curtir o sol de maneira que não coloque sua saúde em risco, compartilhamos as principais dicas de prevenção do câncer de pele.

  1. Limite a exposição ao sol. Aproveite-o por um curto período de tempo e depois vá para dentro de casa ou para um local com sombra. Um dia inteiro ao sol pode causar queimaduras solares mais facilmente.
  2. Use protetor solar. O filtro solar mais eficaz é um protetor solar de amplo espectro que protege contra os raios UVA e UVB e tem FPS de pelo menos 30. Os protetores do tipo creme oferecem melhor cobertura do que o spray.
  3. Reaplique o protetor solar com frequência. Você deve reaplicar pelo menos a cada duas horas e com mais frequência se estiver nadando ou suando muito. É melhor ter uma rotina de aplicação de protetor solar pela manhã, mesmo que você não esteja fora de casa naquele dia. Dessa forma, você está protegido se os planos mudarem.
  4. Use roupas de proteção solar, um chapéu de aba larga e óculos de sol de boa qualidade. Invista em uma camisa de banho e algumas peças de roupa com proteção UV no início do verão.
  5. Faça uma verificação anual da pele por um dermatologista. Os exames de pele não são apenas para quem tem danos causados ​​pelo sol ou uma história anterior de câncer de pele. Todos devem fazer verificações regulares da pele. Caso você note anomalias na sua pele, procure um médico dermatologista especialista em câncer de pele, ele saberá como lhe ajudar a descobrir se o que você tem é uma simples lesão ou algo mais grave.

Quem pode ter câncer de pele 

Alguns de nós são mais propensos a desenvolver câncer de pele. De acordo com a American Cancer Society, você deve ser especialmente cuidadoso para proteger sua pele do sol se:

  • Tem pele clara
  • Tem olhos azuis ou verdes
  • Ter cabelo loiro, ruivo ou castanho claro
  • Ter sido previamente diagnosticado com câncer de pele ou ter histórico familiar de câncer de pele
  • Passe algum tempo em grandes altitudes
  • Passe uma quantidade significativa de tempo fora
  • Fica constantemente exposto ao som 
  • Tome medicamentos que tornem sua pele sensível ao sol.

É importante ficar atento a quaisquer alterações na pele e conhecer as características das manchas atípicas.

Procure bordas assimétricas e irregulares nas manchas ou variações de cor, diâmetro aumentado ou manchas que estão evoluindo e mudando com o tempo. Sempre que você vir algo novo, mudando ou incomum em sua pele, agende uma consulta imediata com seu dermatologista para fazer um exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *