Como manter a saúde na terceira idade?

A longevidade só pode ser uma benção se houver um fator adicional chamado saúde. Como a vida apresenta mudanças progressivas de acordo com o tempo, modificações no estilo de vida são necessárias para levar uma vida mais saudável e feliz.

As pessoas que seguem bons hábitos de saúde em sua idade mais jovem tendem a permanecer relativamente mais robustas, independentemente da idade. Mas nunca é tarde para um estilo de vida saudável .

Seguir bons hábitos de saúde pode ajudar os idosos a encontrar facilidade no estilo de vida. Pode até evitar problemas de saúde graves.

Em uma pesquisa, foi analisado que alguém poderia adicionar cinco a oito anos extras à sua vida útil, seguindo um estilo de vida saudável. Aceitar as mudanças é a primeira parte para adquirir uma saúde estável.

Com o envelhecimento, haverá variações na pressão arterial, problemas cardíacos e menor imunidade a doenças. Essas mudanças podem afetar tanto fisicamente quanto emocionalmente.

Levar uma vida mais saudável pode melhorar o estado físico e mental. Uma alimentação saudável e atividades físicas regulares são as principais soluções para uma boa saúde em qualquer idade.

A saúde mental também é um fator para ser levado em consideração. É muito importante mante-se ativo, lendo bons livros, acompanhando as ultimas noticias benefícios do inss, sempre cuidando da cabeça assim como cuida da saúde do corpo.

Mas com dicas mais refinadas e um pouco mais de cuidado, os idosos podem melhorar sua vida, levando um estilo de vida mais saudável.

Através deste artigo, vamos discutir algumas dicas valiosas que podem ajudar os idosos a alcançar uma vida mais saudável e viver mais sem lutas.

Exames de saúde regulares

Os exames de saúde desempenham um papel essencial quando se trata da velhice. A triagem deve ser feita para um amplo espectro de doenças e condições de saúde, como colesterol, pressão arterial, diabetes, câncer de mama, câncer de próstata, doenças cardíacas, etc. dieta.

Exames de visão, audição e odontológicos regulares

Os adultos mais velhos devem fazer um exame oftalmológico e revisar sua prescrição todos os anos, além de fazer exames de vista para problemas de saúde, como glaucoma.

Ter o par de óculos certo pode diminuir significativamente a perspectiva de quedas. A perda auditiva ocorre comumente com o envelhecimento, muitas vezes devido à exposição a ruídos altos.

Portanto, os exames auditivos devem ser feitos em intervalos regulares de tempo. Visitar o dentista uma vez a cada seis meses pode excluir o risco de cáries.

Mantendo o peso saudável

A obesidade e o sobrepeso podem aumentar o risco de doenças cardíacas, colesterol, diabetes e pressão arterial. Portanto, é imperativo gerenciar um peso saudável, e isso deve estar de acordo com o índice de massa corporal (IMC).

Dieta e exercício têm um papel vital em ter um peso saudável. Medicamentos individuais também devem ser considerados para equilibrar o estilo de vida.

Mantenha-se fisicamente ativo

Mesmo com medicamentos convencionais e uma saúde melhor, algumas pessoas na velhice não se movimentam muito. É sempre necessário ser ativo, e ser ativo engloba tanto a atividade mental quanto a atividade física.

Caminhadas matinais/vespertinas e aulas de ginástica podem auxiliar na atividade física. As atividades mentais podem ser aceleradas com sessões de conversa com outras pessoas, incluindo familiares, pessoas mais jovens e pessoas da mesma idade.

Sono profundo

A insônia e o despertar frequente à noite são típicos entre os idosos. Não há nada de errado em tirar uma soneca ao meio-dia para tirar uma soneca, mas é vital garantir que o quarto seja um lugar calmo, tranquilo e confortável para eles dormirem o quanto precisam.

Cochilos à tarde podem ajudar os idosos a serem ativos, mas cochilos frequentes podem resultar em cansaço.

Parar de fumar

Fumar é prejudicial e, para os idosos, a consequência é maior. Sendo velho, é problemático regular o desempenho dos pulmões e, com uma constante obsessão pelo fumo, o risco é duplo. É sempre necessário manter os pulmões protegidos e, portanto, fumar deve ser evitado.

Agora uma super dica. O Cirurgião Dentista Dr. Fabio Barros é Top 7 no Brasil em Harmonização Facial. Dr. Fabio Barros foi eleito pelas Mídias especializadas, por dois anos seguidos, um dos 7 maiores Harmonizadores Faciais do País. Dr. Fabio Barros, além de possuir uma vasta formação em Cirurgia bucomaxilofacial e Odontologia, possui extensões em Fios Faciais – Dr.Kwon – Korea do Sul e Estética Facial pelo Instituto Marc – Miami-EUA. Outro diferencial, o Dr. Fabio Barros é um dos primeiros profissionais a adotar e realizar a Harmonização Orofacial com o auxílio do Ultrassom no Brasil – o que lhe dá total capacidade e controle para evitar quaisquer dificuldades, e também solucionar intercorrências quando o paciente chega em seu consultório oriundo de um atendimento desastroso realizado por outro profissional.