Veja alguns dos legumes mais saudáveis do mundo 1


Para quem não sabe, a palavra legume remete exatamente às plantas que são comestíveis, ou ao menos, às partes que o são. Mas, existem algumas particularidades quanto a isso. Desse modo, os cogumelos, por exemplo, apesar de serem partes integrantes do reino dos fungos, também são considerados legumes. Por outro lado, ervas aromáticas, sementes e nozes não são tratadas como plantas, por mais que sejam pedaços destas.

A seguir, conheça e saiba mais sobre alguns dos legumes mais saudáveis de acordo com os nutricionistas.

Veja alguns dos legumes mais saudáveis do mundoO inhame
O inhame tem o poder de limpar o sangue e expurgar dezenas de impurezas que infectam o organismo. Essas substâncias nocivas são eliminadas do sangue e encaminhadas para os rins e intestinos, além da pele. Com o inhame, o sistema imunológico fica mais forte devido ao revigoramento dos gânglios linfáticos, os maiores responsáveis pelo controle das ações de defesa do corpo humano.

O inhame também é um poderoso agente que colabora para a fertilidade feminina devido à alta concentração de fitoestrógenos, importantes hormônios vegetais.

Os cogumelos 
Os cogumelos são alimentos milenares. Povos antigos já haviam descoberto o sabor e benefícios desse delicioso fungo/legume. Ao todo, são mais de 4 mil espécies espalhadas ao redor do mundo e usados nos mais variados pratos. Eles auxiliam no emagrecimento, ajudam a prevenir doenças que afetam o sistema cardiovascular e equilibram os índices de colesterol.

Dentre os variados tipos, o shiitake, oriundo do leste asiático, é um cogumelo bem popular, sendo apreciado no mundo todo. Com alta concentração de aminoácidos e algumas proteínas, contribui para o equilíbrio da pressão nas artérias, diminui as taxas de colesterol e ainda revitaliza o sistema imunológico. Já o cogumelo do tipo shimeji é rico em vitamina B1. O champignon, de origem francesa, por sua vez, é o mais conhecido. Possui cálcio, ferro zinco e vitamina C em grandes quantidades.

A Couve de Bruxelas
Essa planta é rica em vitamina C. Mas, o elemento mais importante da couve de Bruxelas é o sulforafano, um potente desintoxicante que evita o surgimento e desenvolvimento de cânceres, principalmente aqueles relacionados à mama. Outros tumores como o de próstata e pulmão são combatidos ou evitados através de uma substância chamada indól.
Outro benefício da couve se deve à presença de ômega 3, selênio, zinco, fósforo e vitamina A, nutrientes que costumam faltar ao corpo.
Por fim, o legume também possui fibras, essenciais para o combate do colesterol ruim que se dissemina pelo sangue.

O alho francês
Além de fibras, o alho francês é rico em nutrientes como o ferro, a vitamina B6, o magnésio, vitamina C e o potássio. O último é imprescindível para o adequado funcionamento dos rins. Por isso, o alho francês é extremamente diurético. Outro nutriente que pode entrar para a lista é o ácido fólico, que colabora para prevenção de doenças durante a gestação do feto, tais como autismo e anemia.

A batata doce (Batata doce – Benefícios da batata do bem)
A batata doce é uma excelente fonte de energia devido aos carboidratos que detém. Além disso, é um importante componente para se controlar a taxa de glicemia no sangue, sendo um alimento substancial para pessoas que sofrem dos males da diabetes. Como contém muita fibra, também coopera para o emagrecimento. E, finalmente, por ser um alimento detentor de alta concentração de vitamina A, acaba atuando no fortalecimento do sistema imunológico do organismo.

A beterraba
A deliciosa beterraba está no topo da lista dos legumes mais saudáveis, é uma raiz indispensável por possuir, praticamente, um complexo vitamínico constituído pelas vitaminas B5, B2, B1, C e A. Além disso, é forte nos seguintes nutrientes: sódio, potássio – concede rigidez aos músculos –, ferro, manganês e cálcio. A beterraba é recomendada para pessoas que possuem inflamação na gengiva ou que sofrem de anemia.

Veja também:
Alimentos que ajudam a melhorar o sistema imunológico
Conheça os benefícios proporcionados pela batata yacon
Veja nossas dicas para deixar sua sopa mais saborosa e nutritiva
Receita: Sopa de legumes e verduras


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Veja alguns dos legumes mais saudáveis do mundo