Aprenda a inserir lanches saudáveis e nutritivos na sua dieta 5


lanches saudáveis, nutritivos e saborososVeja algumas dicas de como inserir de forma correta na sua dieta, lanches saudáveis e nutritivos, além de saborosos.

Segundo os nutricionistas, uma dieta alimentar balanceada requer muito mais do que as três refeições básicas. Elas são importantes, é claro, mas é preciso se acostumar a preencher as lacunas da alimentação. Em outras palavras, sempre deve haver um lanche providencial entre uma “super” refeição e outra. Assim, os lanches devem ser consumidos entre o café da manhã e o almoço, entre o almoço e o jantar (o popular café da tarde), e após o jantar, antes de ir dormir. É dessa maneira que se alcança o equilíbrio, proporcionando as 6 refeições diárias tão recomendadas pelos especialistas.

O problema é que, se existe dificuldade para elaborar um cardápio adequado para as três refeições básicas, ela também aparece na hora de se decidir quais lanches ingerir. Nada mais natural, pois as opções e variações, tanto de gosto como de preço, são extensas. Pensando nisso, acompanhe a seguir algumas dicas e orientações para introduzir lanches saudáveis, nutritivos e saborosos na sua dieta e ter um dia melhor do que o outro.

Hora do lanche

Mantenha horários pré-definidos. Antes de montar um cardápio interessante, é preciso ressaltar a importância de se ter um horário regrado para o consumo dos lanches. Segundo os nutricionistas, a razão para isso se explica pela existência de um gene intitulado de “relógio biológico”, que exerce controle sobre as células do tecido gorduroso. Basicamente, isso significa que a irregularidade dos horários das refeições contribui para o ganho excessivo de peso, prejudicando qualquer tipo de dieta.

A saída é usar e abusar dos mais variados alarmes, seja através do relógio de pulso, do computador ou mesmo e principalmente por meio dos aplicativos específicos já desenvolvidos para esse fim. Às vezes, nem é necessário recorrer à tecnologia, pois um simples post-it colado na tela do monitor resolve a questão.

Armazenando os lanches

De nada adianta preparar aquele lanche saudável e saboroso para levar ao trabalho se não houver condições para que ele resista e mantenha suas propriedades até o momento em que será consumido. Todavia, não cometer essa gafe é muito simples. Basta conservar o lanche em lancheiras térmicas ou mesmo verificar se existe uma geladeira de uso coletivo dentro da empresa, algo cada vez mais comum.

Além disso, existem ótimas alternativas lanches saudáveis, como barras de cereais e cookies integrais que podem ser guardados na gaveta sem o menor problema. Esses tipos de lanche são extremamente práticos e fáceis de serem consumidos, haja vista que nem é necessário sair do lugar. Contudo, o consumo deve ser efetuado no horário programado.

No mais, lembre-se de sempre manter refrigerados o tomate, a cenoura, os iogurtes, os queijos e quaisquer outros alimentos que apresentem características semelhantes.

Opções de lanches saudáveis e nutritivos

A primeira opção são as frutas. Sua variedade conta bastante para que seja a primeira escolha da maioria das pessoas. Afinal, ao longo do ano é possível ingerir diversos tipos de frutas, conforme a época de plantio e colheita. Elas podem e devem ser ingeridas entre 3 e 5 vezes ao longo do dia.

Outras alternativas são as frutas desidratadas, barras de proteínas, iogurtes desnatados, biscoitos integrais, sementes de abóbora e oleaginosas.

Por fim, é impossível falar em lanche sem citar os sanduíches naturais, que podem ser preparados de diversas fomas distintas. Basicamente, você precisa ter um tipo de pão integral, acrescentar vegetais, combinar com algum tipo de queijo saudável como o cottage e um tipo de proteína magra.

Evite usar maionese e a substitua por ricota. Porém, se ainda assim ficar tentado a usar maionese, procure por receitas naturais caseiras.
Também é possível adicionar um toque doce à sua dieta. Nessa linha, é possível consumir chocolate 70% cacau sem problema algum. Apenas se atente às porções. Um ou dois tabletes por lanche são mais que suficientes.

Conheça 6 incríveis opções para fazer o lanche noturno

E então, você tem outras sugestões de lanches saudáveis? deixe seu comentário e compartilhe!


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

5 pensamentos em “Aprenda a inserir lanches saudáveis e nutritivos na sua dieta