Conheça os grandes benefícios da noz-moscada 2


Extraída da árvore Myristica fragrans, a semente de noz-moscada é apreciada em diversas regiões do planeta. Embora essa espécie de árvore seja típica da área que abrange a Indonésia, seu cultivo é bem desenvolvido em qualquer região em que o clima tropical úmido seja predominante.

Composição da noz-moscada

noz-moscadaBasicamente, a semente é composta por uma mistura de óleos essenciais e gorduras. Assim, é possível encontrar nela fragmentos de celulose, eugenol, miristicina, amido, minerais, elemicina, e safrol.
Devido à grande capacidade da moscada em realçar o sabor natural dos alimentos, ela tem um papel de destaque dentro da indústria alimentícia. Mas, os benefícios da noz-moscada vão muito além do toque especial no aroma dos pratos, conforme será apresentado a seguir.

Principais benefícios da noz-moscada

A semente contém vários compostos bioativos que interferem positivamente no funcionamento de muitas partes do organismo.

Circulação
O sistema circulatório é um deles, já que devido à presença de uma substância chamada eugenol, que atua no relaxamento da massa muscular, que propicia a dilatação dos vasos sanguíneos e, por conseguinte, amplia o volume de sangue que passa pelos tecidos. Com isso, a oxigenação e nutrição celular são significativamente amplificadas.

Bem-estar
Outra área beneficiada é o sistema nervoso central, pois a noz-moscada causa um ligeiro efeito ansiolítico e tranquilizante. Neste caso, a ação é desempenhada pelas substâncias elemicina e miristicina. Ambas desenvolvem processos vinculados à dopamina e à serotonina, neurotransmissores responsáveis por produzir sensação de calma e bem-estar.

Intestino
O trato gastrointestinal é igualmente beneficiado pelo fato da noz-moscada ter apresentado uma notável eficácia quanto à regulação dos sintomas das doenças correlacionados ao intestino. Um bom exemplo da ação oportuna da noz-moscada nesse órgão foi demonstrado em pacientes portadores da chamada doença de Crohn. Eles tiveram a ocorrência de diarreia e a inflamação controladas mediante o uso de extratos de noz-moscada.

Sais minerais
Rica em cobre e manganês, a noz-moscada também se mostra importante no que diz respeito ao estímulo concedido às enzimas antioxidantes. Outros compostos interessantes que constituem essa especiaria são o ferro e o potássio. O primeiro é imprescindível para manutenção regular da síntese de hemácias, enquanto que o segundo é fundamental para que o organismo consiga gerenciar o ritmo dos batimentos cardíacos e pressão exercida nas artérias.

Além de todas essas vantagens, a noz-moscada ainda detém propriedades antibacterianas. Por essa razão, a especiaria é muito usada por empresas que fabricam cremes para pele, cremes dentais, e sabonetes que apresentem essa característica.

Como ingerir a noz-moscada

Um dos aspectos mais interessantes da noz-moscada se refere à sua versatilidade culinária. Desse modo, ela pode tanto ser utilizada no preparo de receitas adocicadas, como biscoitos, cremes, bolos, e sobremesas, como em receitas salgadas, tais como molhos variados e sopas, além das receitas que acompanharem curry. Como a noz-moscada tem como característica acentuar sabores, ela confere um toque especial em diversas bebidas, como os cafés.
Normalmente, usa-se a semente já moída. No entanto, deve-se ter atenção ao período de validade, que é curto. Outra alternativa é adquirir a versão integral. Neste caso, é muito simples conservar as propriedades da noz-moscada, bastando moê-la no momento exato em que o prato tiver de ser polvilhado com o condimento.

Ingestão diária recomenda de noz-moscada

Não existe uma ingestão diária específica para a noz-moscada. Existem alguns fatores que interferem nessa quantidade, como idade, peso, e as peculiaridades do organismo de cada um. De qualquer forma, a orientação geral aponta para uma ingestão máxima de 2 colheres (chá). As chances de alguém ultrapassar esse volume são mínimas, uma vez que uma simples colher de café da especiaria é mais que suficiente para preparar um prato que renda quatro porções, por exemplo.

Veja também:
Conheça algumas ervas e temperos naturais que protegem a saúde
Manjericão para melhorar a saúde
Receita com louro e noz moscada combate labirintite
Descubra as propriedades e para que serve a noz moscada
Comprar Noz Moscada


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

2 pensamentos em “Conheça os grandes benefícios da noz-moscada