Se você já teve uma inflamação na garganta, provavelmente deve ter pesquisado sobre pus na garganta como tirar, que realmente é um processo muito doloroso.
Nesse caso, recomenda-se procurar um médico para fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado, que na maioria das vezes, é à base de antibióticos.
Para tirar as suas dúvidas, vamos explicar as principais causas de pus na garganta e o que fazer para tirar.
Pus na garganta quais as causas?
Quais são as causas de uma inflamação da garganta?
A dor de garganta geralmente deve-se a uma infecção. Que chamamos de faringite.
Se a infecção se espalha para as amígdalas, se trata de uma amigdalite.
O pus surge como uma reação do corpo a infecções por vírus ou bactérias, o que provoca a inflamação da faringe ou amígdalas.
Muitas vezes, o pus na garganta vem acompanhado de febre, sendo necessário uma intervenção imediata, a fim de evitar outras complicações.
Leia também: Causas de dor na omoplata direita e suas opções de tratamento
Pus na garganta como tirar?
Quando a pergunta é sobre pus na garganta como tirar, a melhor saída é consultar um médico, já que geralmente o tratamento é medicamentoso, seja com anti-inflamatórios ou antibióticos.
Apenas o médico é capaz de avaliar o quadro, pois em caso de abscesso, talvez seja necessário drenar o pus.
É super importante seguir as orientações do seu médico, que por mais que os sintomas desapareçam em alguns dias, o tratamento deve respeitar o período recomendado.
Por exemplo, no caso de antibióticos, devem ser tomados sempre no mesmo horário e até o final do período prescrito pelo médico.
Remédios caseiros
Por outro lado, existem remédios caseiros que aliviam a dor de garganta, assim como é uma alternativa para pus na garganta como tirar, como por exemplo:
Fazer gargarejos com limão, água e mel;
Chá de gengibre e mel;
Chá de eucalipto e gengibre.
Além disso, nunca tente tirar o pus com dedo ou cotonete, caso contrário, pode piorar a infecção.